Buscar

N1 Biossegurança e segurança do paciente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A biossegurança compreende um conjunto de ações que visam à prevenção, à redução ou à erradicação dos riscos referentes às atividades de produção, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, ensino e prestação de serviços que têm potencial para prejudicar a saúde do indivíduo, animais, da qualidade das tarefas realizadas e do meio ambiente” (SILVA; BARBOSA; PONTES, 2017).
O uso dos EPI’s é de extrema importância na proteção e prevenção dos pacientes e profissionais. O seu uso está relacionado à biossegurança.
As falhas cometidas por Maria foram a não utilização dos EPI’s;
●Sapatos fechados: como forma de reduzir os riscos biológicos;
●Higienização das mãos: deve ser feita antes e após os procedimentos;
●Jaleco: proteção para o corpo em caso de contato com o sangue;
●Luvas: importantes e indispensáveis na proteção nos procedimentos.
Estar sempre atenta aos riscos e preparar o local de trabalho sempre antes de qualquer procedimento é uma forma de evitar acidentes de trabalho.
Nesse caso, a primeira coisa a ser feita é tratar o local do ferimento.
“Para os acidentes com perfuração, a primeira coisa a ser feita é tratar o local acometido pela exposição, lavando o local com água e sabão ou com soro fisiológico, fazendo curativo de acordo com a necessidade” (RAPPARINI; VITÓRIA; LARA, 2010).
Logo após, fazer a avaliação da gravidade do acidente com a coleta de material biológico tanto da profissional quanto do paciente para ser encaminhado para a unidade de referência para a realização de exames específicos. O responsável pelo local de trabalho deverá ser comunicado.
Maria teria que ser afastada das suas funções por incapacidade temporária total, por conta da perfuração profunda.
Minha contribuição seria o incentivo a criação de protocolos de prevenção a acidentes, cursos de aperfeiçoamento e capacitação para antigos e novos funcionários, palestras de incentivos e acompanhamento de perto na dessas ações.

Continue navegando

Outros materiais