Buscar

Tarefa 5 - Reprodução Angiospermas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tarefa 5 – Reprodução das Angiospermas
Atividade relativa ao capítulo 19 do livro (e-book disponível no site da Biblioteca Unisinos):
EICHHORN, Susan E.; EVERT, Ray F. RAVEN; Peter H. Biologia vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. (Livro eletrônico).
Tutorial como abrir o e-book:
https://www.youtube.com/watch?v=ve6zFVlRb7E&feature=youtu.be
Responder as questões abaixo e entregar via Moodle no dia 23/09
Nome: Éverton Luís Zimmer 
1. Descreva o processo de microsporogênese e microgametogênese. Em que parte das flores eles ocorrem? 
A microgametogênese nas angiospermas é uniforme e se inicia quando os micrósporos se dividem mitoticamente, formando duas células no interior da parede original do micrósporo. A divisão forma uma célula vegetativa (célula do tubo) grande e uma célula geradora pequena, a qual se move para o interior do grão de pólen. Esse grão de pólen bicelular é o microgametófito imaturo. Em aproximadamente dois terços das espécies de plantas com flor, o microgametófito se encontra nesse estágio bicelular no momento da liberação dos grãos de pólen da antera. Nas demais espécies, a célula geradora se divide antes da liberação do grão de pólen, dando origem a dois gametas masculinos ou células espermáticas, resultando em um microgametófito tricelular. Os grãos de pólen maduros podem ser liberados com amido ou óleo, dependendo do táxon considerado, constituindo uma fonte nutritiva para os animais. 
2. Descreva o processo de megasporogênese e megagametogênese. Em que parte das flores eles ocorrem?
No início do desenvolvimento do óvulo, um único megasporócito surge no nucelo. O megasporócito diploide se divide por meiose para formar quatro megásporos haploides, os quais geralmente se dispõem em tétrade linear. Com isso, a megasporogênese está concluída. Na maioria das plantas com sementes, três dos quatro megásporos degeneram. Aquele mais distante da micrópila sobrevive e se desenvolve no megagametófito.
 O megásporo funcional logo cresce ao mesmo tempo que se dá a expansão do nucelo, e o núcleo do megásporo se divide mitoticamente. Cada núcleo resultante se divide mitoticamente, o que é seguido ainda de outra divisão mitótica dos quatro núcleos resultantes. Ao final do terceiro ciclo mitótico, os oito núcleos se organizam em dois grupos de quatro, um grupo próximo da extremidade micropilar do megagametófito e o outro na extremidade oposta ou calazal. Um núcleo de cada grupo migra para o centro da célula octonucleada; esses núcleos são então chamados núcleos polares. Os três núcleos restantes do polo micropilar se organizam como o aparelho oosférico, consistindo em uma oosfera e duas sinérgides, de vida curta. Cada sinérgide tem uma parede espessada e convolvulada, chamada aparelho filiforme, em sua extremidade micropilar. A formação da parede celular também ocorre ao redor dos três núcleos da extremidade calazal, formando as antípodas. A célula central contém os dois núcleos polares. A estrutura com sete células e octonucleada é o megagametófito maduro ou saco embrionário
3. Descreva o que ocorre após a polinização das plantas até a formação dos frutos e sementes, destacando como ocorre a dupla fecundação.
Primeiramente ocorre o processo de dupla fecundação, sendo uma, a fecundação da oosfera que vai formar o zigoto e a outra, é a fecundação do segundo gameta que se une aos núcleos polares que estará formando o endosperma, um tecido triplóide, com fusão tripla de três núcleos que vão formar esse tecido endotríplico, o embrião. 
	O núcleo primário forma o endosperma através de sucessivas mitoses, o zigoto dará origem ao embrião, os tegumentos, que são os tecidos que protegem o nucelo vão dar origem à testa da semente, e por fim, a parede do ovário e também outras estruturas associadas a ela vão dar origem ao fruto propriamente dito. 
4. Discorra sobre a importância dos frutos para a evolução das angiospermas.
Os frutos têm total importância de forma evolutiva para as plantas mais especificamente as angiospermas. Ao desenvolver a capacidade de manter suas sementes envoltas por um fruto, as angiospermas garantiram algo que se pode chamar de sucesso evolutivo uma vez que essa característica garante que os descendentes de espécie “x” de angiosperma seja capaz de germinar em lugares muito mais distantes de onde tal foi concebida. A dispersão das sementes geralmente ocorre com o auxílio de animais, geralmente frugívoros como algumas aves e muitos mamíferos, que se alimentam destes frutos e então se locomovem, proporcionando a viagem das sementes para lugares remotos.
O fruto também proporciona à semente a nutrição que ela necessita até que a mesma chegue ao solo, além disso se pode mencionar a proteção mecânica contra atritos externos, outro fator proveniente do fruto que garante que suas sementes não sejam facilmente danificadas. 
5. Defina:
a. Microsporófito: célula-mãe de micrósporo.
b. Microgametófito: são os gametófitos masculinos (grãos de pólen). 
c. Megasporócito: célula-mãe de megásporo, (que ao final sofre meiose, dando origem a uma série linear de quatro megásporos).
d. Megagametófito: (do grego: megas, grande + gamos, casamento + phyton, planta): O gametófito feminino que se forma dentro do óvulo das plantas com sementes; presente em plantas heterosporadas.
e. Grão de pólen: gametófito masculino (microgametófito) maduro ou imaturo; os grãos de pólen ocorrem em plantas com sementes.
f. Saco embrionário: O gametófito feminino das angiospermas, geralmente uma estrutura com sete células, mas octonucleada; as sete células são a oosfera, as duas sinérgides, as três antípodas (cada uma destas células tem apenas um núcleo) e a célula central (tem dois núcleos).
g. Nucelo: (do latim: nucella, pequena noz): Parte interna de um óvulo, no qual o saco embrionário se desenvolve; equivalente ao megasporângio.
h. Endosperma: (do grego: endon, dentro + sperma, semente): Tecido que acumula reservas e que se desenvolve da união do núcleo de um gameta masculino com os núcleos polares da célula central; é consumido pelo esporófito em crescimento, tanto antes da maturação da semente quanto depois dela. É encontrado apenas nas angiospermas.

Continue navegando