Buscar

Atividade 2- Plano de aula -Estágio anos inicias ensino fundamental - Andressa Naysinger.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA – PLANO EMERGENCIAL
	NOME DO (A) ALUNO (A): Andressa Lemos Naysinger.
	 RGM: 20728069
	NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental Anos Iniciais. 
	ANO: 1° ano
	COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Língua Portuguesa e artes. 
	ÁREA PREVISTA NA BNCC (2018): Linguagens.
	TEMA (da aula): Reconhecimento das letras do próprio nome.
	OBJETIVO(S): (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
	CONTEÚDO: Construção do sistema alfabético e da ortografia (Trabalho com as letras do próprio nome).
 Processos de Criação (brincadeira de faz de conta, produção e apresentação de desenhos).
	DURAÇÃO: Quatro aulas de 60 minutos cada.
	ATIVIDADE(S) - (passo a passo da aula em cada movimento):
1°momento: Após a recepção das crianças a professora irá sugerir uma brincadeira para conhecer melhor os alunos e para estimular autonomia das crianças. Irá pedir para cada criança falar seu nome e uma curiosidade sobre ela como exemplo: Sua comida favorita, brinquedo, que gosto de fazer, lugar favorito, roupa preferida, etc. 
2° momento: A professora escreverá na lousa o nome de cada aluno e as curiosidades que cada um compartilhou com a turma no primeiro momento da aula deixando que cada criança se apresente livremente, estimulando a autonomia dos alunos. Depois irá perguntar quais curiosidades eles têm em comum, a turma irá se divertir bastante conhecendo melhor sobre cada um. Em seguida, convidar as crianças para uma brincadeira de faz de conta como se eles estivessem se conhecendo naquele momento, para iniciar a brincadeira a professora começa se apresentando para a turma depois cada criança se apresenta para os demais colegas, estimular as crianças a fazerem perguntas sobre os colegas. Qual seu nome? A onde você mora? Qual sua idade? Você gosta de estudar? O que você gosta de fazer?
3° momento: Após a brincadeira sugerir a atividade de reconhecer as letras do seu próprio nome e dos colegas. Ler o nome de cada criança circulando as letras, ler várias vezes com as crianças soletrando cada letra para que cada aluno consiga relacionar os sons das sílabas que formam seu nome, a professora irá pedir para cada aluno identificar as sílabas que formam seu nome, na lousa ou oralmente quais são as letras que compõem seu nome. Deixar as crianças explorarem as sílabas, as letras, fonemas conversando com os colegas, sobre os diferentes sons e formas de escrever cada nome, dessa forma incentivando o autoconhecimento. Responder as perguntas que os alunos solicitarem sobre a forma de escrever seu nome. A professora escreverá separadamente na lousa exemplos, mostrando como fazer o traçado de cada letra, estimulando as crianças a escrever na lousa também. Explicar para turma que as letras do alfabeto são usadas para escrever os nomes de tudo o que conhecemos, inclusive os nomes das pessoas.
4° momento: Após a interação sobre a forma de escrever os nomes das crianças, sugerir a atividade de cada criança desenhar a turma e escrever o nome de cada membro. Disponibilizar as folhas, lápis, bolachas, lápis de cor e canetinhas para pintarem. Ajudar as crianças no que for necessário, se houver dificuldades novamente explicar, sempre estimulando a imaginação e a autonomia das crianças.
 Para finalizar a aula convidar as crianças para ficarem em circulo sentados no chão e pedir para cada aluno apresentar seu desenho para turma. Deixar os alunos observarem os desenhos, em seguida, a professora irá escrever na lousa o alfabeto e retornar a perguntar quais letras formem o nome de cada criança, deixar que elas respondam oralmente. Explicar a importância de conhecer as letras do alfabeto para escrever seu próprio nome. Por fim, as crianças serão convidadas pela professora a fixar seus desenhos no mural da sala de aula, ficando acessível para visualização de todos.
	ESTRATÉGIAS: 
Brincadeiras que incentivam a imaginação e autonomia das crianças. 
 Materiais escolares (canetinhas, folha A4, lápis preto, lápis colorido, etc.) para a produção dos desenhos.
Organização da turma em circulo para apresentação e conversa com os alunos, incentivando o autoconhecimento e a descoberta da própria identidade.
	RECURSOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS: Espaço da sala de aula, lousa branca, caneta hidrográfica para lousa, materiais para a produção de desenhos (folha A4 para desenhar, lápis preto, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, apontador, fita para fixar no mural da sala, etc.). 
	REFERÊNCIAS: 
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – Material disponibilizado na disponibilizado na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental -2021/1.
 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>.Acesso em: 11/04/2021.
CARVALHO. A. K. -Plano de aula - Leitura escrita de nomes próprios- Revista Nova - Disponivél em :< https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3717/leitura-e-escrita-de-nomes-proprios/sobre#sobre-o-plano>. Acesso em : 11/04/2021.

Outros materiais