Buscar

EAD EMPREENDEDORISMO

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Negócios de impacto social podem atuar tanto no aumento das oportunidades de emprego estável e na melhoria das condições de trabalho do microempreendedor, quanto podem promover oportunidades para que pessoas de baixa renda fortaleçam seu capital humano e social. Além disso, esse tipo de empreendedorismo contribui para o fortalecimento da cidadania por meio de produtos e serviços essenciais para uma qualidade de vida digna.
SEBRAE. Diretrizes estratégicas: o SEBRAE no atendimento aos negócios de impacto social - versão 2.0. Brasília, 2016.
 
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. O empreendedorismo de impacto social desenvolve-se através de ações sociais que empreendedores inconformados colocam em prática, visando transformar a realidade social de muitas comunidades em nosso país.
 
  PORQUE
 
II. Em nosso país, os problemas sociais vêm se avolumando e se agravando e a ausência de ações do Estado acaba por obrigar a população a conviver com a falta de assistência dos órgãos públicos, impelindo alguns empreendedores ao desafio de transformar essa realidade.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O empreendedorismo de impacto social desenvolve-se através de ações sociais que empreendedores inconformados colocam em prática, visando transformar a realidade social de muitas comunidades, considerando que em nosso país, os problemas sociais vêm se avolumando e se agravando e a ausência de ações do Estado acaba por obrigar a população a conviver com a falta de assistência dos órgãos públicos, impelindo alguns empreendedores ao desafio de transformar essa realidade.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A sociedade contemporânea é competitiva colocando grande ênfase na realização individual, exigindo que o profissional crie o hábito de gerar constante feedback a si mesmo, pois o autoconhecimento pode motivar naturalmente o próprio autodesenvolvimento pessoal e profissional. Hoje - mais do que em outras épocas - é necessário que o profissional esteja disponível ao aprendizado constante, porque assim criará condições favoráveis em sua carreira para o estabelecimento de vínculo positivo e sinérgico dentro das empresas. Empreender na própria carreira é ir além do tradicional, planejando o desenvolvimento profissional com cuidado e com uma atitude dinâmica e motivada.
MEDEIROS, L. Empreendedorismo & Carreira. Portal Administradores.com, 17/04/2019. disponível em https://administradores.com.br/artigos/empreendedorismo-carreira Acesso em 27/06/2019 (adaptado).
 
O empreendedorismo na própria carreira começa quando o profissional sonha e inicia a caminhada para realização de seus sonhos. Sobre esse tipo de empreendedorismo é correto afirmar que
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
quando se investe bem na própria carreira é possível agregar valor à empresa a qual se está vinculado, à comunidade a que pertence e ao ambiente em que se está investindo.
	Resposta Correta:
	 
quando se investe bem na própria carreira é possível agregar valor à empresa a qual se está vinculado, à comunidade a que pertence e ao ambiente em que se está investindo.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O empreendedorismo na própria carreira começa quando o profissional idealiza algo para sua vida e inicia a caminhada para realização de seus sonhos. Sobre esse tipo de empreendedorismo é correto afirmar que quando se investe bem na própria carreira é possível agregar valor à empresa a qual se está vinculado, à comunidade a que pertence e ao ambiente em que se está investindo.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O empreendedor não é uma ilha isolada no oceano. Por meio de sua rede de contatos, ele deve identificar os melhores profissionais e entidades para assessorá-lo. Como o empreendedor precisa conseguir o financiamento para iniciar uma atividade, ele também precisa buscar assessoria para manter esta atividade, pois esta assessoria é de extrema relevância hoje em dia, principalmente em decorrência da alta competitividade dos mercados. Por isso, embora alguns programas do governo não estruturadas, o empreendedor deve buscar as inúmeras possibilidades de recursos para financiar seu empreendimento.
DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo: Empreende-Atlas, 2017.
 
Considerando as ideias do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. Existem diversas fontes de financiamento provenientes de governos municipais, estaduais e federal, no país, mas que muitas vezes não aparecem de forma estruturada e, ainda, são desconhecidas pelos empreendedores.
 
  PORQUE
 
II. No caso brasileiro, ainda há necessidade de políticas públicas para programas voltados ao crescimento de micro e pequenas empresas, à otimização do processo de abertura de empresas, à capacitação para pequenos empresários e ao incentivo a instalações para empreendedores iniciantes.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Quando o assunto envolve recursos para o empreendedorismo pode-se afirmar que existem diversas fontes de financiamento provenientes de governos municipais, estaduais e federal,” no país, mas que muitas vezes não aparecem de forma estruturada e, ainda, são desconhecidas pelos empreendedores. Além disso, no caso brasileiro, ainda há necessidade de políticas públicas para programas voltados ao crescimento de micro e pequenas empresas, à otimização do processo de abertura de empresas, à capacitação para pequenos empresários e ao incentivo a instalações para empreendedores iniciantes.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O ambiente interno das organizações é visto como um ponto importante para o
surgimento da inovação, buscando a melhoria contínua. Desta forma, as empresas precisam fomentar novas ideias e hábitos inovadores em sua cultura, e uma das formas de fazer com que isso aconteça é identificar e incentivar colaboradores que possam oferecer um diferencial para elas. O empreendedor interno, também conhecido como intraempreendedor, é a pessoa que dentro da organização, assume a responsabilidade de transformar uma ideia numa vantagem para a organização através da inovação. Entretanto, apesar de ser indispensável, o intraempreendedor precisa que seus gerentes estejam dispostos a assumir a postura de serem seus patrocinadores nessa inovação.
FORMANSKI, F. N.; KRACIK, M.; FRANZONI, A. M. B. Intraempreendedorismo: identificando Patrocinadores e Redes de Contato. Disponível em:  < https://www.researchgate.net/publication/286879259_Intraempreendedorismo_Identificando_Patrocinadores_e_Redes_de_Contato>. Acesso em 28/06/2019 (adaptado)
 
Sobre a importância dos patrocinadores para a implementação das ideias do intraempreendedor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. Os patrocinadores têm o poder de facilitar e alavancar processos e insumos para o alcance dos objetivos propostos pelo intraempreendedor.
 
  PORQUE
 
II. Os patrocinadores são pessoas que conseguem visualizar o intraempreendedor como alguém que agrega valor à empresa e, por isso,  para ajudá-los e protegê-los se propõem a gerenciar o controle dos recursos de que necessitam para realizar suas visões.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta.  Os patrocinadores têm o poder de facilitar e alavancar processos e insumos para o alcance dos objetivos propostos pelo intraempreendedor. Eles são pessoas que conseguem visualizar o intraempreendedor como alguém que agrega valor à empresa e, por isso, o ajudam e o protegem lhes dando o controle dos recursos de que necessitam para realizar suas visões.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Há muitos estudos que comprovam que uma das principais características das empresas bem sucedidas, no atual cenário instável, flexível e global do mercado, está na implantação de uma cultura empresarial de estímulo ao intraempreendedorismo. Entretanto, tornar os colaboradores motivados e proativos, a fim de obter maiores e melhores resultados, ainda é um grande desafio para as empresas preocupadas em manter-se no mercado competitivo.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap. 4. São Paulo: Laureate, 2019.
 
Uma das formas que a empresa pode utilizar para romper com o desafio descrito no texto e propiciar um ambiente facilitador ao intraempreendedorismo, é colocar em prática os Dez Mandamentos do Intraempreendedor desenvolvidos por Pinchot III (1985). Alguns desses mandamentos estão descritos nas alternativas a seguir. Analise-os.
 
I. Seja leal aos seus superiores e realista quanto a maneira de tratá-los.
II. Trabalhe de forma “clandestina” o máximo que puder, pois a publicidade aciona o mecanismo de imunidade da corporação.
III. Evite quaisquer conselhos que visem interromper seu sonho.
IV. Lembre-se de que é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão.
V. Execute qualquer tarefa necessária a fazer seu projeto funcionar, a despeito de sua descrição de cargo.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e V.
	Resposta Correta:
	 
II, IV e V.
	Comentário da resposta:
	Resposta incorreta. Os Dez Mandamentos do Intraempreendedor desenvolvidos por Pinchot III (1985) são: trabalhe de forma clandestina o máximo que puder, pois a publicidade aciona o mecanismo de imunidade da corporação; lembre-se de que é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão; execute qualquer tarefa necessária a fazer seu projeto funcionar, a despeito de sua descrição de cargo; encontre pessoas para ajudá-lo, pois o intraempreendedorismo não é uma atividade solitária; vá para o trabalho a cada dia disposto a ser demitido; evite quaisquer ordens que visem interromper seu sonho; siga sua intuição a respeito das pessoas que escolher e, trabalhe somente com as melhores; nunca aposte em uma corrida, a menos que esteja correndo nela; seja leal às suas metas, mas realista quanto às maneiras para atingi-las; honre seus patrocinadores. Releia o capítulo 4.1 do e-book.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A visão cética sobre políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, aponta que empresas de grande porte são mais capazes de ter ganhos de escala e de levantar os fundos para pesquisa e desenvolvimento além de prover mais empregos estáveis. Destaca-se, porém, que essa é uma condição preocupante pois estudos recentes apontam que há uma correlação positiva entre a incidência da atividade empreendedora e o crescimento da economia, aumento do emprego, diminuição da desigualdade social; desenvolvimento da cadeia produtiva das empresas multinacionais (EMNs) e desenvolvimento de iniciativas de sustentabilidade.
GOMES, M. V. P.; ALVES, M. A.; FERNANDES, R. J. R. Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas. São Paulo : Programa Gestão Pública e Cidadania, 2013 (adaptado).
 
A partir das ideias do texto é possível aferir que o governo brasileiro demonstra que sua intenção é dar importância para a área econômica. Entretanto, dada a importância do empreendedorismo para a economia de um país, é necessário que haja políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo, quais sejam:
 
I. políticas públicas para a promoção de cultura e educação empreendedora.
II. políticas públicas para o desenvolvimento da indústria de incubadoras.
III. políticas públicas para programas de promoção à inovação (pesquisa e desenvolvimento).
IV. políticas públicas para o desenvolvimento das diversas regiões brasileiras.
V. políticas públicas para programas de fomento à internacionalização.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A partir das ideias do texto é possível aferir que o governo brasileiro demonstra que sua intenção é dar importância para a área economia. Entretanto, dada a importância do empreendedorismo para a economia de um país, é necessário que haja políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo, quais sejam: políticas públicas para a promoção de cultura e educação empreendedora; políticas públicas para o desenvolvimento da indústria de incubadoras; políticas públicas para Programas de promoção à inovação (pesquisa e desenvolvimento); políticas públicas para programas de fomento à internacionalização.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O intraempreendedor está em constante observação em seu local de trabalho e nunca está satisfeito, porque sempre acha que é possível encontrar uma maneira melhor de fazer as coisas acontecerem. É através dele que as melhorias ocorrem, os custos baixam e a qualidade melhora. Destaca-se, ainda, que a inquietação de quem está sempre inconformado com a situação atual é característica inerente de todo intraempreendedor, que busca se capacitar cada vez mais para superar os desafios que lhe são apresentados e é acima de tudo ousado e bastante criativo. 
JOAQUIM, A. L. Características do empreendedor e intraempreendedor. Portal Educação. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/lideranca/caracteristicas-do-empreendedor-e-intraempreendedor/56175 Acesso em 27/06/2019.
 
São características comuns ao intraempreendedor:
I. polivalência.
II. buscam patrocinadores.
III. são velozes.
IV. são orientados para o planejamento.
V. são dependentes.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. São características comuns ao intraempreendedor: polivalência; buscam patrocinadores; são velozes.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Grandes empreendedores confiam nas suas atitudes e instintos. Isso faz com seus subordinados tenham entusiasmo para seguir em frente. Eles admitem que erraram e pedem desculpas. Além disso, não tem medo de pedir ajuda e, mesmo falhando, essas pessoas não tem receio de tentar novamente. Os empreendedores têm paixão pelo trabalho que realizam, são capazes de trabalhar várias horas para cumprir sua meta e estão dispostos a realizar uma grande quantidade de trabalho sem reclamar, somente pelo prazer de trabalhar. 
GUIA DA CARREIRA. Como ser um empreendedor de sucesso? Disponível em https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-ser-um-empreendedor-de-sucesso/ Acesso em 28/06/2019.
 
Sobre o empreendedorismo como oportunidade de carreira é correto afirmar que
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a palavra de ordem para o empreendedorismo de carreira é a flexibilização.
	Resposta Correta:
	 
a palavra de ordem para o empreendedorismo de carreira é a flexibilização.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Sobre o empreendedorismo como oportunidade de carreira é correto afirmar que a flexibilização é a palavra de ordem.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Atualmente, o profissional que se atém às suas responsabilidades, exclusivamente, perde espaço para os colegas de trabalho, pois o dinamismo das transformações (sociais e tecnológicas) exigem mais pluralidade das pessoas em suas rotinas corporativas. Nesse sentido, destaca-se a importância do intraempreendedor, que representa aquele profissional que estásempre insatisfeito com o status quo e que, por isso, age “como se a empresa fosse sua” em busca de resultados promissores e transformadores.
FEBRACIS. A importância do intraempreendedorismo nas organizações. Disponível em https://www.febracis.com.br/blog/intraempreendedorismo/ Acesso em 28/06/2019 (adaptado).
 
Em todos os níveis do empreendedorismo, encontramos a agregação de valor, seja em processos ou em produtos, em nível individual ou pessoal do empreendedor. Entretanto, quando se trata do valor agregado pelo  intraempreendedorismo é correto afirmar que
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
uma das principais características das empresas bem sucedidas no atual cenário instável, flexível e global do mercado está na implantação de uma cultura empresarial de estímulo ao intraempreendedorismo.
	Resposta Correta:
	 
uma das principais características das empresas bem sucedidas no atual cenário instável, flexível e global do mercado está na implantação de uma cultura empresarial de estímulo ao intraempreendedorismo.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Em todos os níveis do empreendedorismo, encontramos a agregação de valor, seja em processos ou em produtos, em nível individual ou pessoal do empreendedor. Entretanto, quando se trata do valor agregado pelo  intraempreendedorismo é correto afirmar que uma das principais características das empresas bem sucedidas no atual cenário instável, flexível e global do mercado está na implantação de uma cultura empresarial de estímulo ao intraempreendedorismo.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Empreendedorismo é o vetor de todas as iniciativas do ser humano, de fazer, de construir sua história, de desbravar por novos caminhos e de inovar por soluções antes impensadas. Ninguém duvida, e há pesquisas que comprovam, que o brasileiro tem o 'espírito empreendedor', ainda que seja uma abstração de difícil conceituação. Mesmo assim, resultados de estudos de alcance mundial, feito por entidades internacionais reconhecidamente sérias, apontam o ambiente de negócios do Brasil como sendo um dos piores do mundo para o empreendedorismo. Dentre esses estudos, o Doing Business 2009, mostrou que a posição do Brasil é de 128 em 181 países, uma situação preocupante não só para o presente, mas para o futuro de muitos empreendedores e seus futuros empreendimentos.
BUYS, E. Empreendedorismo e o Ambiente de Negócios no Brasil. Portal Administradores.com, 30/09/2008. Disponível em https://administradores.com.br/artigos/empreendedorismo-e-o-ambiente-de-negocios-no-brasil Acesso em 28/06/2019 (adaptado).
 
Como é possível verificar no texto, o ambiente adequado para fomento do empreendedorismo é uma preocupação e um problema existentes no Brasil, desde o ano de 2008. A partir disso, pode-se afirmar que discutir sobre o ambiente adequado ao empreendedorismo é relevante, pois
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
é nesse ambiente que o empreendedor vai planejar suas ações e colocá-las em prática, sem medir esforços.
	Resposta Correta:
	 
é nesse ambiente que o empreendedor vai planejar suas ações e colocá-las em prática, sem medir esforços.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Pode-se afirmar que discutir sobre o ambiente adequado ao empreendedorismo é relevante pois, é nesse ambiente que o empreendedor vai planejar suas ações e colocá-las em prática, sem medir esforços.
	
	
	
;

Continue navegando