Buscar

MAPA BIOSSEGURANCA E BIOETICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

M.A.P.A. BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA
	Nome: ARIANE MARIA ALVES DE LIMA
	RA:210202525
Questão 01
Luvas: Por conta do virus Sars-Cov-2 que é determinado viral, a contaminação vem por meio de vias aéreas, bocas e olhos. A luva é uma barreira de proteção que evita que nossas mãos estejam em contato diretamente com o vírus, evitando acumular uma carga viral e contaminar superfícies que tenhamos contato.
Máscaras de proteção: Utilizado principalmente pelo fato de que um dos meios de contaminação é pelas vias aéreas, ajuda a filtrar todo o ar respirado e oferece maior proteção em lugares com alta carga viral no ambiente.
Protetor facial: Deve ser utilizada devido o contato ocular também ser um meio de contaminação, assim faz com que proteja a área ocular/facial contra respingos.
Avental: O vírus pode ser encontrado em várias superfícies por algumas horas, assim também em nossas roupas, o avental serve como barreira física entre o virus e a roupa de trabalho/ jaleco.
Toucas: Protegem os cabelos contra gotículas, evitando contaminação, proporciona uma barreira efetiva de proteção e também protegem as orelhas e oferecem mais conforto contra os elásticos de máscaras.
Questão 02
Nível de segurança 1 NB-1: É adequado para trabalho que envolva agente de menor grau de risco para o pessoal do laboratório e também para o meio ambiente. Sem indicação de barreiras primárias ou secundárias, com exceção da pia para higienização das mãos.
Os laboratórios NB-1 não necessitam estar separados das demais dependências e os trabalhos podem ser efetuados em bancadas, porém com base nas recomendações do Ministério da Saúde , devem ser utilizadas medidas de contenção adotadas nesses laboratórios:
- Barreiras primárias NB-1:
- Equipamentos especiais de contenção como: Cabines de Segurança Biológica, não exigidos para manipulação de agentes biológicos de classe de risco I.
- Os EPIS, como luvas e vestuário de proteção, aventais, uniformes e jalecos.
- O vestuário deve ser de mangas compridas, ajustadas nos punhos e não deve ser usado fora do laboratório, devido á contaminações externas.
- Uso de calçados fechados para proteção de acidentes contra substâncias que oferecem riscos.
- Óculos de segurança e protetores faciais em procedimentos padrões recomendados.
- Dispositivos de emergência para lavagem dos olhos, além de chuveiros localizados no laboratório e com fácil acesso.
-Uso de jalecos, aventais ou uniformes próprios para evitar contaminação ou sujeira.
- Uso de luvas para casos de rachaduras ou ferimentos na pele das mãos.
- Uso de óculos de proteção em procedimentos que possam produzir borrifos de microrganismos ou materiais de risco.
Nivel de segurança 2 NB-2: É o nível exigido para o trabalho com agentes biológicos da classe de risco 2, agentes capazes de provocar infecções no homem ou animais. O NB-2 é aplicado por exemplo em laboratórios de análises clínicas de diagnóstico e laboratórios-escola, no qual ás práticas envolvem sangue humano, líquidos corporais, tecidos ou células humanas em que a presença de agente infeccioso possa ser desconhecida, com boas técnicas em microbiologia, os agentes podem ser usados de forma segura em bancadas abertas em caso de produção baixa de borrifos e aerossóis. Toxoplasma, hepatite B e HIV são exemplos de microrganismos designados a este nível.
Diferente dos laboratórios NB-1, os laboratórios NB-2 apresentam equipamentos de contenção específicos como cabine de segurança biológica, e autoclave.
 - Barreiras primárias NB-2:
- Uso de máscaras de proteção, protetor facial, óculos de proteção.
- Uso de jalecos, gorros, ou uniformes de proteção, ao sair do laboratório a roupa protetora deve ser retirada e encaminhada para a lavanderia.
- Uso de luvas quando houver contato com materiais contaminados ou superfícies e equipamentos, as mãos devem sempre ser lavadas após serem retiradas.
 
Nivel de segurança 3 NB-3: É aplicado aos laboratórios que desenvolvem atividades com agentes biológicos da classe de risco 3. Esses agentes correspondem a microrganismos, como: Clostridium botulinum e Bacillus anthracis, que oferecem alto risco individual, risco moderado a comunidade e que possuem capacidade de transmissão por via respiratória, causando patologias humanas letais.
A NB-3, é aplicável para laboratórios clínicos de diagnóstico, ensino e pesquisa ou de produção onde o trabalho com determinados agentes biológicos possam causar doenças sérias ou até fatais. A equipe do laboratório deve receber devido treinamento, para o manejo de agentes patogênicos e letais, devendo ser supervisionados por analistas que possuam experiência.
- Barreiras primárias NB-3:
- Uso de jalecos com sua frente inteira, macacão ou uniforme.
- Uso de luvas quando houver manuseio de materiais e equipamentos contaminados.
- Todas as manipulações de materiais devem ser conduzidas em uma cabine de segurança classe II ou III.
- Uso de protetor facial e respirador quando for necessário.
Nivel de segurança 4 NB-4: São conhecidos como laboratórios de máxima segurança que trabalham com agentes biológicos de classe de risco 4, ou com potencial patogênico desconhecido, não existindo vacina ou tratamento disponível para estes agentes. Nestes laboratórios os principais causadores de doenças aos homens e animais são os vírus. 
As instalações e procedimentos exigidos para NB-4 devem atender as especificações já estabelecidas para os laboratórios NB-1, NB-2 e NB-3, porém acrescidas de:
- O Laboratório deve estar localizado em prédio separado ou em área claramente demarcada e isolada de mais instalações e dispor de vigilância 24 horas por dia.
- O laboratório deve possuir câmaras de entrada e saída de pessoal, separadas por chuveiros.
- As manipulações com organismos geneticamente modificados (OGM) da classe de risco 4, devem ser realizadas em cabine de segurança classe II ou III, em associação com roupas de proteção pessoal com pressão positiva, ventiladas.
- Os laboratórios somente devem funcionar com autorização e fiscalização das respectivas autoridades sanitárias, devido a manipulação de agentes patogênicos perigosos.
- Sistema de autoclave de dupla porta, câmara de fumigação ou sistema de ventilação.
- Nenhum material pode ser removido do laboratório a menos que tenha sido esterilizado, exceto os agentes biológicos que necessariamente tenham de ser retirados na forma viável.
- As pessoas autorizadas devem cumprir com rigor as instruções e os procedimentos pra a entrada e a saída do laboratório, devendo existir um registro de entrada e saída de pessoal, com data, horário, e assinaturas.
- Deve existir um plano de contingência e emergência com descrição clara dos procedimentos necessários em tais situações.
- O filtros HEPA e os pré-filtros das CSBs e dos sistemas de ar devem ser removidos e acondicionados em recipientes hermeticamente fechados, para descontaminação e destruição adequadas.
Questão 03
- Benefícios: Aumento da vida de prateleira (shef-life). Os produtos como frutas e vegetais se degradam facilmente.
- Aumento na resistência das colheitas e consequentemente a redução do uso e produtos químicos.
- Maior resistência a insetos e alguns vírus, diminuindo as chances de plantas contraírem doenças.
-Aumento do nível de produção e rendimento.
- Redução de custos e aumento na competitividade brasileira envolvendo o agronegócio interno e externo.
- Redução no uso de fertilizantes.
Questão 04
As células tronco embrionárias obtidas de embriões humanos reproduzidos por fertilização in vitro são permitidas para fins de pesquisa e terapia e também nas seguintes condições:
- O embrião não sirva mais para reprodução humana assistida.
- Ser embriões que estejam congelados a mais de três anos contados a partir da data de congelamento.
- Em todo e qualquer caso é necessário o consentimento dos genitores.
- Todas as instituições de pesquisas ou serviços de saúde que realize as pesquisas com células-tronco embrionárias humanas, deverão submeter seus projetos á aprovação dos comitês de ética em pesquisa.
- É proibida a comercialização do materialbiológico 
Questão 05
O mapa de risco deve ser elaborado por profissional capacitado, técnico de segurança do trabalho ou profissional qualificado que seja responsável pelo local avaliado com os seguintes tipos de riscos:
- Cor verde: Risco físico.
- Cor vermelha: Risco químico.
- Cor marrom: Risco biológico.
- Cor amarela: Risco ergonômico.
- Cor azul: Risco de acidente.

Mais conteúdos dessa disciplina