Buscar

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NOS DIAS ATUAIS- A3 DHS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NOS DIAS ATUAIS
No cenário atual, é perceptível que a geração Z tem uma certa dependência dessa ferramenta tão conhecida que é a internet, até porque essa geração praticamente surgiu através dela. Mas antes de mais nada é preciso contextualizar um pouco, ou seja, mostrar quais foram os maiores avanços tecnológicos até hoje e sua funcionalidade para o mundo.
As influências e impactos da tecnologia na sociedade atual são notórias e abrangentes e proporcionam inúmeros benefícios e repercussões, sejam nas áreas sociais, empresariais, culturais, educacionais ou até mesmo na saúde. As últimas décadas foram de grandes evoluções tecnológicas, imprimindo um ritmo diferente a vida cotidiana, gerando impacto direto no nosso dia a dia e promovendo inclusive mudanças de comportamento na sociedade. Daí a iminente necessidade de se acompanhar e se adaptar a todas as mudanças ocorridas, se preparando para receber essas novas tecnologias e assim, conseguir usá-las à nosso favor.
Historiando um pouco o avanço tecnológico, até o final do século XX, poucas pessoas possuíam telefones em suas residências. O computador, que surgiu por volta de 1943, a princípio era só uma máquina gigantesca cuja função principal era realizar cálculos. Em 1971, o computador passa por uma grande transformação e surge o primeiro microcomputador, que foi evoluindo até o que usamos hoje com inúmeras funções. Junto à evolução dos computadores temos a internet, que nem sempre foi como conhecemos hoje. 
Com a popularização do acesso à internet, que é outro grande marco no desenvolvimento da sociedade. Os diversos benefícios proporcionados por este salto na evolução passaram ser essenciais para a maioria das pessoas. A informação está praticamente ao alcance de todos. Desde então, o homem não teve mais limites na produção da evolução, e a cada dia busca inovar com novas tecnologias. Não podemos deixar de citar as Redes Sociais que mudou a forma das pessoas se relacionarem. A evolução tecnológica vem, ainda, gerando novos hábitos de consumo, produção e comportamentos na sociedade.
No ramo empresarial, por exemplo, o avanço da inovação possibilitou uma simplificação nos negócios, principalmente na gestão organizacional. A tecnologia veio como uma grande aliada para facilitar processos dentro da organização. Essa ferramenta se mostrou capaz de reduzir o retrabalho, atividades e atualizações manuais e viabilizou o monitoramento e acompanhamento contínuo de cada projeto, também possibilitou para os microempreendedores maior visibilidade e divulgação dos seus serviços, dessa forma auxiliando na movimentação dentro do negócio. Isso permitiu aos empresários adotar medidas mais acertadas, alcançando um público maior e até mesmo reduzindo a economia de custos. 
Diante da rapidez com que as coisas mudam atualmente, é preciso agilidade e facilidade nos negócios, combinado com redução de esforços. O empresário que não evoluir e se adequar às novas tecnologias será ultrapassado pela concorrência. Entretando, algumas correntes criticam a mecanização da produção com o consequente descarte da mão de obra humana. É preciso se pensar em evolução tecnológica associada à questão social e ambiental.
Tendo em vista que todas as políticas e mudanças existentes tem seus prós e contras, muitas alterações/melhorias tecnológicas também trouxeram algumas complicações para o meio. Um exemplo que pode descrever essa situação é a transposição do Rio São Francisco, que propunha aumento do emprego e geração de renda e a população atingida pela seca nos centros urbanos seriam abastecidas com água para consumo, mas em contrapartida a transposição irá atingir apenas 5% do território nordestino e o pior de tudo, é que o projeto afetará grande parte do ecossistema entorno do Rio São Francisco, prejudicando fauna e flora da região.
Na área da Educação as novas tecnologias são vistas como mais uma ferramenta de auxílio ao processo educacional, como dinamizadora do processo de ensino e como instigadora para a melhoria da aprendizagem. A utilização de novas tecnologias nas escolas é em geral apontada como uma das principais alternativas para formação e desenvolvimento de cidadãos com um perfil condizente com as exigências da sociedade moderna.
Essa facilidade de comunicação possibilita ao aluno ter acesso a milhares de informações e complexidades de contextos tanto próximos como distantes de sua realidade que, num processo educativo, pode servir como elemento de aprendizagem, como espaço de socialização, gerando saberes e conhecimentos científicos. 
Mas outra problemática é que nem todos tem acesso a internet, que hoje é uma ferramenta de estudo e de pesquisa muito importante. Em tempo de pandemia onde o distanciamento social é um bem comum necessário, os estudantes de escolas particulares e das universidades estão tendo acesso a aulas online, com o suporte da instituição que disponibiliza uma plataforma para lhes auxiliar nesse momento. E mesmo assim, com toda essa estrutura, muitos alunos ainda tem dificuldade para ter acesso às aulas por não dispor de computador ou acesso a internet.
É preciso, no entanto, se refletir sobre o uso das novas tecnologias para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Há de se considerar que a simples utilização de uma ferramenta tecnológica não pressupõe um efetivo trabalho educativo pedagógico. Caberá a escola e aos professores orientar os alunos quanto ao uso dessa ferramenta, acompanhando, monitorando, sugerindo atividades, estimulando-os a busca do saber, conduzindo-os a um processo de construção do conhecimento. 
Concluindo, a utilização de novas tecnologias promoveu uma modificação no universo humano, emergindo os seres humanos num universo online. As novas tecnologias geraram uma revolução no modo como as pessoas observam, entendem e se relacionam com o mundo. O acesso às diversas formas de comunicação possibilita a proximidade entre as diferentes comunidades e culturas, o conhecimento de novas realidades e construção de novas relações. Resta-nos saber se o uso contínuo dos meios digitais e as relações desenvolvidas através de redes sociais irão promover a integração e interação social ou irão resultar na superficialidade das relações humanas, promovendo o isolamento dos indivíduos na vida real.

Outros materiais