Buscar

MAPA - SPRIV - GESTÃO DE EMERGÊNCIAS E PRIMEIROS SOCORROS - 2021A

Prévia do material em texto

M.A.P.A.
Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
Nome Acadêmico (a):									 R.A.John Lennon Ribeiro Gonçalves
 
Cur Curso:			 Disciplina:Gestão de Segurança Privada
Gestão de Emergências e primeiros socorros
	INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
1. Todos os campos acima (cabeçalho) deverão ser devidamente preenchidos.
2. O aluno deverá utilizar este modelo padrão para realizar a atividade.
3. Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso identificada cópia indevida de colegas, as atividades de ambos serão zeradas. Também serão zeradas atividades que contiverem partes de cópias da Internet ou livros sem as devidas referências e citações de forma correta.
4. Objetivo da Atividade: Exercitar a capacidade de síntese, argumentação e criatividade nas respostas dissertativas, incentivando pesquisas em outros materiais além dos propostos pelo curso, contribuindo para a ampliação do conhecimento da disciplina.
5. Para realizar esta atividade, leia atentamente as orientações e atente-se ao comando da questão. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
6. Formatação exigida:
- O documento deverá ser salvo somente no formato Word.
- Tamanho da fonte: 12
- Cor: Automático/Preto
- Espaçamento: 1,5
- Tipo de letra: Arial ou Times New Roman.
- Alinhamento: Justificado.
- Arquivo Único.
Valor da atividade: 3,5 pontos.
IMPORTANTE:
· Para ajudar no entendimento da atividade utilize também o material de estudo disponível em seu studeo (livro da disciplina, aulas conceituais, laboratório de suporte a vida, aula ao vivo);
· Veja o vídeo explicativo disponível no fórum ou sala do café;
· Faça o download do arquivo Formulário padrão MAPA, que está disponível no material extra da disciplina;
· Envie o arquivo da atividade preenchido corretamente no campo MAPA dentro do ambiente da atividade e confira se o mesmo está correto (não serão aceitos arquivos fora da data de realização da atividade).
ATIVIDADE:
ATENDIMENTO A VÍTIMA DE OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS
Você sabe o que é uma manobra de Heimlich? Por que é importante saber o passo a passo dessa técnica? Você sabia que a manobra de Heimlich pode salvar vidas e que é importante que todos saibam como executá-la?
Dentro da vida profissional podemos nos deparar com diversas situações que exijam o atendimento de primeiros socorros de forma ágil e eficiente.
Consegue imaginar uma situação em que você tenha que colocar em prática essas técnicas? Neste MAPA, iremos colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre a manobra de desengasgo e compreender o porquê ela é eficiente. O Atendimento a uma vítima de engasgo deve ser rápido, no exato momento em que a vítima sinaliza o problema pois, por mais rápido que o serviço médico de urgência (SAMU) seja, esse tempo de deslocamento é suficiente para uma vítima com obstrução total, entrar em uma parada cardiorrespiratória.
 
Você já presenciou a execução da manobra de Heimlich? Você já viu como funciona essas técnicas? Já fez alguma prática de desengasgo? Já sofreu um engasgo ou presenciou alguém nessa situação? Certamente já teve essa experiência.
Vejamos a notícia abaixo:
 
"Dentista se engasga com sanduíche em lanchonete e morre"
Uma simples ida à lanchonete acabou em fatalidade na madrugada desta segunda-feira (20/8) em Águas Claras (DF). O dentista Hamilton Monteiro, 37 anos, morreu após engasgar com um pedaço do sanduíche de filé que comia. O caso aconteceu por volta da 0h30. O proprietário da clínica Odonto Sia estava na hamburgueria com o irmão, que não conseguiu ajudá-lo a retomar o ar. Ao perceberam que não conseguiriam resolver o problema, o parente e funcionários do estabelecimento acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e quando os socorristas chegaram ao local, Hamilton já estava inconsciente. Houve uma tentativa de reanimação, mas o dentista acabou morrendo no local. A causa da morte foi registrada como provável obstrução da via respiratória superior. Amigos e parentes se reuniram às 13h desta terça-feira (21/8) no Crematório Jardim Metropolitano, em Valparaíso (GO), para se despedir do dentista, que deixa uma filha de 3 anos.
Como agir em casos de engasgo
Em situações de engasgo, seja em adultos ou criança, é indicado ligar ao 193. Os telefonistas podem prestar orientações até a chegada dos socorristas. O capitão Ronaldo Reis explica que, se a vítima adulta ainda estiver acordada, é indicado orientá-la a tossir com força para expelir o objeto. “Em um primeiro momento, é preciso bater com força nas costas da pessoa, de baixo para cima, para tentar expelir o que esteja obstruindo a garganta “, indica. Caso não funcione, o segundo passo é posicionar-se atrás da vítima e abraçá-la com força, colocando as mãos na altura do abdômen. “A pessoa deve fechar uma das mãos e segurá-la com a outra, fazendo um movimento vigoroso para expelir o ar que está nos pulmões do engasgado e, com isso, retirar o objeto. Sempre no sentido de baixo para cima, como se desenhasse uma vírgula “, explica o capitão. Se a vítima ficar inconsciente, os presentes devem realizar manobras de reanimação até a chegada do socorro.
Disponível em: < https://www.pragmatismopolitico.com.br/2018/08/dentista-engasga-sanduiche-morre. >.
Acesso em 30/01/20201
 
O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino, e a reportagem apresentada acima poderão te auxiliar na realização dessa atividade.
Com base no texto acima e no conteúdo estudado na quarta unidade do livro de Gestão de Emergências e Primeiros Socorros, e material extra disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2513-engasgo, verificamos que é extremamente necessário saber as NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS. Dessa forma a atividade MAPA consiste em você, como um gestor de segurança privada, resolver as etapas abaixo:
 Analise o vídeo a seguir que traz uma situação real onde um homem se engasga em um restaurante e recebe socorro no local, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=aIFfiTBKNGo
Em seguida, responda as atividades abaixo que traz informações sobre esse atendimento.
1- Responda o check list do atendimento.
	1- A Vítima sinaliza que está engasgado?
( x ) SIM ( ) NÃO
	 Se a resposta for sim, responda de que forma ela sinaliza;
	
Sim, a vítima começa a bater no peito e tenta tossir, indicando que algo está o sufocando.
	2- A vítima se apresenta tranquila, aparentemente com obstrução parcial ou leve?
	 ( x) SIM ( ) NÃO
	Sim, a princípio com a obstrução leve ele manteve a calma e procurou tentar por si próprio fazer a desobstrução.
	3- A vítima se apresenta agitada, aparentemente com obstrução grave ou total?
	 ( x ) SIM ( ) NÃO
	 Sim, ao perceber que não conseguir desobstruir o canal devido a obstrução total, a vítima começou a agitar- se muito.
	4- O socorrista realiza a técnica de modo correto fazendo movimentos firmes na região abdominal?
	 (x ) SIM ( ) NÃO
	Sim, movimentos firmes e corretos onde ajudou facilmente a desobstrução das vias aéreas da vítima.
	5- O socorrista teve sucesso e sua manobra?
	 ( x ) SIM ( ) NÃO
	Sim, em segundos ajudou a vítima.
	6- Você acredita que ele salvou a vida da vítima?
	 (x ) SIM ( ) NÃO
	Sim, com certeza, pois em poucos minutos o pior poderia acontecer.
	7- Você acredita ser possível de realizar essa manobra caso precise algum dia?
	 ( x) SIM ( ) NÃO
	 Por quê?
Sim, já fiz isso uma vez com um amigo. É preciso mantera calma em uma situação assim, pois sei que a vítima depende de mim até o socorro chegar.
	8- Esse vídeo emociona você?
	 ( x) SIM ( ) NÃO
	 Por quê?
Sim, pois é uma vida sendo salva com um simples procedimento, uma atitude rápida e eficaz.
	
2- Descreva a sequência correta de atendimento a uma vítima de obstrução de vias aéreas.
Se a vítima adulta ainda estiver acordada, preciso bater com força nas costas da pessoa, de baixo para cima, para tentar expelir o que esteja obstruindo a garganta. Caso não funcione: 
– Posicionar-se por detrás da vítima, abraçar a vítima com apenas um braço;
– Fechar a mão, com o punho fechado e o polegar por cima. Posicionar a mão na parte superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica;
– Colocar a outra mão sobre o punho fechado bem firme;
– Puxar com força as mãos para dentro, como um abraço apertado, e também puxar para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;
– Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, sempre observar se o objeto já foi expelido e se a vítima respira.
 
3- Enquanto Gestor em Segurança Privada, você acha importante que todos os funcionários de onde trabalha, saibam essa técnica? Como você poderia contribuir para que todos na empresa, estejam preparados para uma situação de obstrução de vias aéreas?
Acredito que seja de extrema importância o conhecimento sobre a manobra de Heimlich e noção de primeiros socorros. Se uma empresa fornece aos colaboradores um treinamento, que seja básico, saberá que terá menos problemas em caso de algum tipo de acidente, seja ele como for.
Como funcionário de uma empresa, eu poderia contribuir apresentando um projeto sobre essa importância. Tal como:
O principal motivo para essa capacitação é salvar vidas e preservar a saúde de todos os colaboradores. Dessa forma, uma equipe bem treinada também é extremamente útil para reduzir os seus impactos.
Entretanto, além de capacitar os colaboradores, é extremamente importante treiná-los também para que saibam como proceder
Segundo a Norma Regulamentadora 7, é obrigação dos empregadores garantir a capacitação em primeiros socorros. Dessa forma, seja por meio da contratação de um técnico ou engenheiro de segurança do trabalho, seja por meio de consultorias com uma equipe especializada, é fato que o treinamento precisa ser providenciado.
O treinamento pode ser feito dentro do próprio ambiente de trabalho e durante o expediente, isso é fundamental para que a equipe de colaboradores estude o local e esteja apta..
Vale enfatizar ainda que todas essas ações devem estar alinhadas com a agilidade em chamar ajuda médica profissional logo imediatamente a ocorrência do fato. Deste modo, garantindo esse tipo de treinamento a cada semestre (seja pelo próprio setor de segurança do trabalho, seja por meio de consultorias ou mesmo pelo gestor de segurança privada), é possível reduzir os efeitos e aumentar as chances de salvar vidas.
Uma equipe composta por colaboradores bem capacitados garante vantagens em um ambiente de trabalho:
· Agilidade para a tomada de decisões importantes;
· Conhecimento prévio de medidas de urgência;
· Redução de ações que intensificam o perigo em caso de uma demanda de urgência;
· Portanto, ao garantir o adequado treinamento para os colaboradores concluímos que essa medida salva-vidas, resguarda a saúde humana e eleva a segurança no trabalho. Vale destacar ainda que esse tipo de capacitação sempre deve ser encarado como um investimento e não como um gasto ou custo desnecessários.
Obs: As perguntas estão em vermelho para destacar o que deve ser feito, ao realizar sua atividade altere a cor da fonte (texto) para preto.
1
6

Continue navegando