Buscar

PLANO DE AULA - Matemática

Prévia do material em texto

VANESSA BRITO CARVALHO APOLONIO
TATIANE DE SOUSA SENE
LEILA CLAUDIA CAVALCANTE DA SILVA
PLANO DE AULA: PRÁTICAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA
MAUÁ
2020
	PLANO DE AULA
Nome: Leila Claudia RA: 2017013708
Nome: Tatiane Sene RA: 201965968
Nome: Vanessa Brito RA: 2018030146
Disciplina: Matemática
Público alvo: Alunos do 1º ano Ensino Fundamental I.
	TEMA
	Números no contexto diário.
	OBJETIVO
	Reconhecer a utilização dos números em seu contexto e discutir a finalidade dos deles.
	CONTEÚDO
	Abordaremos o uso dos números em nosso cotidiano com a expectativa de fazer com que os alunos tenham contato direto com eles, explicando que os mesmo se encontram em todos os lugares.
	DURAÇÃO
	1 semana.
	RECURSOS DIDÁTICOS
	Utilizaremos como recursos:
- Jornais;
- Revistas;
- Jogos Matemáticos.
	METODOLOGIA
	- Roda de conversa;
- Atividade em grupo;
- Avaliação Diagnóstica.
	DESENVOLVIMENTO
	1º aula: Organizaremos uma roda de conversa a fim de perguntar para as crianças sobre os números, para que são usados e onde usamos.
2º e 3º aula: Formação de grupos e proposta de atividade lúdica onde devem procurar em revistas ou jornais números que eles conheçam e em seguida colar em folhas de sulfite em forma de cartazes.
4º aula: Apresentação coletiva dos cartazes, cada um com sua dupla, para que a sala tenha troca de experiências. Após as apresentações, jogaremos juntos jogos matemáticos para que a aprendizagem seja lúdica e significativa.
5º aula: Sondagem avaliativa com o objetivo de verificar se os alunos conseguiram absolver o que foi aprendido e estudado durantes os dias. Em seguida, será proposto outro jogo matemático.
	REFERÊNCIAS
	https://br.pinterest.com/pin/382243087107555128/?nic_v2=1a6uCTAwn
https://br.pinterest.com/pin/157977899414479316/?nic_v2=1a6uCTAwn
PROPOSTA DE JOGOS MATEMÁTICOS A SEREM REALIZADOS:
O 1º jogo tem como finalidade a memorização das imagens de forma rápida desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, principalmente para as crianças, que criam relações entre números e seqüência no tabuleiro. Cada jogador pode estabelecer suas táticas e observações. E o 2º a proposta é trabalhar a reflexão e produção da escrita de números na seqüência numérica.
Embasamento teórico
O ensino da matemática dirige-se, sobretudo para a valorização dos seguintes aspectos: a resolução de problemas, a comunicação, o raciocínio matemático e as conexões da matemática com o mundo real. Considerando-se a matemática como uma forma de comunicação, uma linguagem, é essencial que a aula de matemática proporcione um espaço no qual o aluno possa comunicar as suas ideias. O conhecimento na abordagem Piagetiana, é elaborado com base nas ações da criança sobre os objetos, assimilando, portanto, noções de número, massa, volume, área, comprimento, classe, ordem, tempo, velocidade e peso. A linguagem é tida como um elemento relacionado ao conhecimento social arbitrário, que é obtido por meio das ações do indivíduo e de suas interações com as pessoas. As áreas de conhecimento referem-se a regras morais, valores, cultura, história, sistemas de símbolos e à própria linguagem. Segundo Piaget, a atividade direta do aluno sobre os objetos do conhecimento é o que ocasiona aprendizagem o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem. Ao ser colocado diante de situações de brincadeira, o aluno compreende a estrutura lógica do jogo e, poderá compreender a estrutura matemática presente neste jogo.

Continue navegando