Buscar

Preconceito Linguistico

Prévia do material em texto

Nome: Maria Vitória Silva Neves / Processos Gerenciais
 Disciplina: Comunicação / Unidade 1
PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Preconceito linguístico é o julgamento preconceituoso sobre o modo como alguém fala, principalmente se a fala é influenciada por características culturais, regionais ou históricas do local em que a pessoa vive ou nasceu.
· Figura 1 – Preconceito Linguístico por diferença entre classe social
 
A imagem acima se caracteriza como preconceito linguístico pela mensagem de correção escrita por um médico ao paciente que por falta de alfabetização não pronuncia corretamente as palavras Pneumonia e Raio X. Podemos identificar que está seno feita a valorização da fala formal, desconsiderando a origem do paciente, sua necessidade física e sua posição social. A correção é feita por um profissional não apenas letrado, mas que possuí conhecimento acadêmico especializado e, esta especialização é possível apenas a determinados grupos sociais de posição financeira mais bem colocada, para uma pessoa de baixa alfabetização que faz uso do sistema público de saúde. 
· Figura 2 – Preconceito Linguístico
Na Figura 2 percebemos a quebra de interesse quando o personagem masculino da charge pronuncia a palavra “pobrema” ao invés da pronúncia correta que se dá com a inclusão da letra “R” na primeira sílaba e substituição da mesma letra por “L” na segunda sílaba. 
A charge destaca o pré-julgamento negativo da capacidade do personagem em se relacionar e de atender expectativas do outro personagem. 
Subjuga-se a competência do indivíduo levando em consideração apenas sua pronúncia, desconsiderando características que realmente compõem o valor de uma pessoa. 
· Figura 3 – Preconceito Linguístico por não cumprimento da língua culta
No terceiro um internauta rebate um outro alegando que o uso de um erro gramatical invalida a sua opinião politica. O internauta sugere que um individuo sem acesso aos estudos não tem o direito e condições de opinar sobre o assunto. No caso em questão o internauta erra a escrita de uma única palavra, que provavelmente, não gerou ou ocasionou falha na comunicação de sua mensagem e o agressor invalida essa opinião com ofensas e uma verbalização preconceituosa.

Continue navegando