Buscar

Chambá ( Justicia pectoralis)

Prévia do material em texto

Utilização Farmacológica do Chambá
 (Justicia pectolaris Jacq): uma revisão de literatura
1
Metodologia
Pesquisa de artigos científicos, publicações em revistas e sites em geral, com os seguintes descritores: chambá, plantas medicinais e Justicia pectoralis.
Bring the attention of your audience over a key concept using icons or illustrations
2
Nome científico:
Justicia pectoralis Jacq
Nomes populares:
 anador, chachambá, trevo-do-pará, trevo-cumaru
A denominação pectoralis refere-se a peito em alusão a utilização dessa planta em problemas respiratórios (Quattrocchi, 2012)
Características botânicas
Pertencente à família Acanthaceae, é uma erva perene, que cresce em tufos arredondados e atinge de 30 – 40 cm de altura. Possui caule ascendente, com folhas simples, opostas e estreitas. Suas flores são pequenas, com coloração que varia de branco a lilás Lorenzi, 2008).
4
Origem:
Nativa da região tropical da América (Alonso, 2004; Gupta, 1995). Ocorre naturalmente nas Américas do Sul e Central, no Oeste da África e da Índia.
No Brasil é nativa nos estados do Amazonas e Roraima, mas é cultivada em todo o território nacional (Andrade, 2012).
5
Constituintes químicos
O principal grupo fitoquímico do chambá são as cumarinas, mas nessa planta também são encontrados saponinas, taninos, antraquinonas, ácidos graxos, terpenóides e flavonóides (Saad, 2018).
6
As substâncias majoritárias dessa planta são a 1, 2 – benzopirona (cumarina) e a 7 – hidroxicumarina (umbeliferona) que apresentam propriedades farmacológicas amplamente descritas na literatura. Com destaque para o flavonoide canferol, com sua atividade anti-inflamatória (Nascimento, 2018).
7
Indicações:
O chá de chambá é indicado como expectorante e broncodilatador. Também possui ação anti-inflamatória, antinociceptiva, estrogênica e antimicrobiana (Corrêa, 2012).
8
Toxicidade
É necessário que seja realizada uma triagem das partes aéreas secas da planta, pois quando estão mal conservadas e contaminadas com fungos a cumarina dá origem a 4-hidroxicumarina e esta é convertida ao dicumarol, uma substância com alto potencial hemorrágico (Lima, 2018).
9
10
Alertas
É contraindicado para gestantes, lactentes e menores de 18 anos, pela ausência de estudos que comprovem sua segurança nesses grupos.
O uso desse chá pode estimular a tosse produtiva, logo não deve ser utilizado antes de dormir.
Pessoas com distúrbio na coagulação não devem fazer uso dessa planta, porque as cumarinas possuem um alto potencial anticoagulante, o que pode levar a um processo hemorrágico (ANVISA, 2018).
Como se prepara o chá de chambá?
Deve ser preparado na forma de infuso.
Coloca-se em uma xícara 5 gramas das partes aéreas secas (5 colheres de chá) cortadas em pedaços pequenos. Adiciona-se 150 mL de água fervente e abafa-se durante 10 a 15 minutos. Em seguida filtrar e ingerir (ANVISA, 2011).
11
Além da preparação na forma de chá, o Chambá também é utilizado na forma de xarope (lambedor), principalmente em associação com a Hortelã da Folha Grossa – Plectranthus amboinicus (Lour) Spreng (Nascimento, 2018).
12
Referências
ANDRADE, F. M. C.; CASALI, V. W. D.; CECON, P. R. C. Efeito de dinamizações de Arnica montana L. No metabolismo de chambá ( Justicia Pectoralis Jacq.) Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v.14, p. 159 – 162, 2012.
BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Consulta Pública nº 533, de 30 de maio de 2018 D.O.U de 1º/06/2018. Proposta de Segundo Suplemento de Formulário de Fitoterápicos da Farmacopéia. Preparação exteporânea de Justicia pectoralis Jacq. 2018.
LIMA, Pauline Zonta de. Cultivo e teor de cumarinas em Justicia pectoralis Jacq. var. Stenophylla Leonar. 2018. 75f. Dissertação (Mestrado em Agronomia – Horticultura) Faculdade de Ciências Agronômicas. Universidade Estadual Paulista, Botucatu.
LORENZI. H.; MATOS, F. J. de A. Plantas Medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas. 2 ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2008.
NASCIMENTO, Wilcare de Medeiros Cordeiro. Xarope de Chambá (Justicia pectoralis Jacq.) no tratamento da tosse e sintomas respiratórios: um ensaio clínico randomizado. 2018. 73f. (Mestrado em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Ceará, Sobral.
QUATTROCCHI. U. CRC World Dictonary of medicinal and poisonous plants: common names, scientific names, eponyms, sinonyms and etymology (5 volume set). CRC Press; 2012.
13
OBRIGADA!
14

Continue navegando