Buscar

O que é filosofia Quem é filosofo E onde nasceu a filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é filosofia? Quem é filosofo? E onde nasceu a filosofia?
Pode-se descrever filosofia como um campo de conhecimento que estuda existência humana, o termo deriva do grego philos x sophia, que basicamente quer dizer amor eu conhecimento. Diferentes autores tentam definir o conceito de filosofia.
Para Sócrates, a filosofia tem a meta de conquistar a autonomia moral do ser humano, fundada no autêntico conhecimento da humanidade.
Maurice Merleau-Ponty. Diz "A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo." 
E segundo Baruch de Spinoza "A filosofia é um caminho árduo e difícil, mas pode ser percorrido por todos, se desejarem a liberdade e a felicidade." 
Pode-se definir como um modo de pensar que difere do habitual na tentativa de compreender o mundo e a sí mesmo.
Sendo essencial para o surgimento da atitude crítica sobre o mundo e sobre os homens.
Um filósofo é todo aquele que busca a reflexão sobre o homem e os fenômenos presentes na natureza. Em outras palavras, podemos observar que o pensar filosófico nos ajuda a buscar respostas sobre a nossa própria existência.
A filosofia nasceu na Grécia antiga(VI, aC) em um período de transformação da sociedade e influenciou diretamente na estruturação politica, no crescimento das cidades. Foi na Grécia também que surgiu o conceito de ciência e política; de razão, pensamento lógico e sistemático, baseado em leis e regras. O conhecimento da filosofia surge, baseado na mente humana e sua capacidade de se voltar parar a reflexão e conhecimento e críticas, levando o homem a pensar nas questões da vida e da existência de forma contemplativa, buscando uma lógica que está além do censo comum.
Abrange várias contextos e áreas de conhecimento, podemos cita, filosofia cristã, filosofia política, filosofia ética, entre outras.
E Dada sua relevância, esse campo de conhecimento tornou-se disciplina obrigatória no currículo escolar e ganhou seu espaço na criação de diversas faculdades de filosofia. E Sua sementes de conhecimento, plantadas desde os primórdios da humanidade ainda são reconhecidas na estrutura sociedade moderna.

Continue navegando