Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 - AV2 ATIVOS COSMÉTICOS Princípios Ativos em Estética - GSER063000 - Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 – AV2
Princípios Ativos em Estética - GSER063000 
Turma: PHB0680104NNA
PRAZO DE ENTREGA: 27/10/2020
1. O que são despigmentantes cutâneos? São princípios ativos utilizados em preparações tópicas industrializadas ou magistrais que interferem diretamente na síntese da produção de melanina.Os despigmentantes estão disponíveis em várias formas de apresentação como pomadas, cremes, loções, entre outras.
2. Como ocorre a síntese de melanina? A melanina é um pigmento endógeno, sintetizado pelos melanócitos que são células especializadas, presentes na camada basal da epiderme, entre os queratinócitos basais. Os melanócitos juntamente com os queratinócitos e as células de Langerhans formam a unidade melanocitária, onde ocorre a melanogênese (síntese da melanina). A melanogênese é controlada pelo hormônio estimulador do melanócito (MSH), além do estrógeno e progesterona e pela enzima tirosinase.
3. Descreva os fatores que interferem na síntese de melanina. Fatores genéticos: todos os estágios da melanogênese são controlados pelos genes responsáveis pela pigmentação. Fatores hormonais: o MSH controla a melanogênese e o estrógeno e a progesterona provocam a hiperpigmentação do rosto e da epiderme genital. Ação dos raios UV: Os raios UV-B multiplicam os melanócitos e estimulam a tirosinase, gerando uma produção aumentada de melanina com presença de eritema. Os raios UV-A oxidam os precursores da melanina promovendo pigmentação sem eritema
4. Principais despigmentantes cutâneos:
· Ácido ascórbico: agente despigmentante atuando na inibição da melanogênese; possui baixa estabilidade química em formulações de uso tópico
· Ácido azeláico: inibidor enzimático da tirosinase e antioxidante. Eficaz no tratamento da hiperpigmentação pós-inflamatória e melasma
· Ácido glicólico: tem ação descamativa na pele (peeling).
· Ácido Kójico: age inibindo a tirosinase e também os precursores da melanina.
· Ácido retinóico: tem ação descamativa da pele (peeling).
· Hidroquinona: age inibindo a tirosinase e induz modificações na membrana dos melanócitos acelerando a degradação dos melanossomas, fator que causa a despigmentação.
5. A segurança das preparações de uso tópico deve ser criteriosamente avaliadas, pois todos os compostos químicos apresentam toxicidade em algumas concentrações, devendo estas serem estudadas e bem definidas buscando minimizar os riscos associados ao uso destas substâncias. Entre os ativos citados na QUESTÃO N.04 identifique aquele de maior toxicidade e quais os cuidados para proteger o paciente/cliente dos efeitos adversos deste ativo.
Hidroquinona. O produto não deve ter contato com os olhos, evitar exposição ao sol enquanto se estiver a fazer o tratamento, evitar aplicar em áreas extensas do corpo, testar primeiro o produto em uma pequena região e esperar 24 horas para ver se a pele reage, suspender o tratamento caso ocorram reações na pele, como coceira, inflamação ou formação de bolhas.
6. Para combater os primeiros sinais do envelhecimento precoce, é necessário apostar em ativos anti-idade (anti-aging). Essas substâncias presentes nos dermocosméticos, podem ser usadas a partir dos 25 anos, quando nossa pele começa a perder o ácido hialurônico, as fibras de colágeno e elastina. Essa perda acaba resultando no aumento da flacidez, no surgimento de rugas e linhas de expressão no rosto. Para prevenir que essas e outras consequências apareçam antes do tempo. Analise os ativos (Vitamina C, Vitamina E, Ácido Retinóico, Ácido Hialurônico, Ácido Glicólico, Ácido Tranexâmico), organize uma tabela detalhando suas funções e entre os ativos citados, determine QUAL É O ATIVO MAIS EFICIENTE no tratamento do envelhecimento precoce.
O ácido retinoico ou tretinoína é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento tópico do envelhecimento da pele, seja o intrínseco, ou determinado geneticamente, seja o envelhecimento extrínseco, ou causado pela exposição solar.

Continue navegando