Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO

Prévia do material em texto

CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I
ACADÊMICO: MARCUS CALDAS
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	No que se refere à ação penal, de acordo com o Código de Processo Penal, é correto afirmar:
		
	 
	Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.
	
	A queixa na ação penal privativa do ofendido não poderá ser aditada pelo Ministério Público.
	
	A representação será irretratável após o encerramento do inquérito policial.
	
	Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se-á perempta a ação penal quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 60 dias seguidos.
	
	A aceitação do perdão fora do processo não poderá ser feita por procurador com poderes especiais.
	Respondido em 27/04/2021 18:52:16
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Maria, que tem 16 anos de idade, casada, foi vítima de crime que é processado mediante ação penal pública condicionada à representação. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
		
	
	Caso Maria venha a falecer, prescreverá o direito de representação se seus pais não requererem a nomeação de curador especial pelo juiz, no prazo legal.
	
	O representante legal de Maria também poderá mover a ação penal, visto que o direito de ação é concorrente pelo fato de Maria ser casada e inicia-se a partir da data em que o crime tenha sido consumado.
	
	Caso Maria exerça seu direito à representação e o membro do MP não promova a ação penal no prazo legal, Maria poderá mover ação penal privada subsidiária da pública.
	
	Caso Maria deixe de exercer o direito de representação, a condição de procedibilidade da ação penal poderá ser satisfeita por meio de requisição do ministro da justiça.
	 
	A representação deverá ser exercida pelo seu representante legal visto que a emancipação pelo casamento só gera efeitos civis, e o marido não pode ser representante legal da mulher.
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta. Na ação penal privada subsidiária da pública:
		
	 
	o ofendido dispõe de prazo decadencial para propor a queixa subsidiária, diante da inércia do Ministério Público.
	
	o ofendido poderá propor a queixa enquanto não configurada a prescrição pela pena em abstrato.
	
	a inércia do Ministério Público transfere a titularidade da ação penal ao ofendido ou pessoa a ele equiparada, ficando impedido de qualquer participação posterior na persecução penal, mesmo em face da inércia do ofendido.
	
	o ofendido precisa, primeiro, dirigir-se ao Procurador-Geral para, só então, diante da inércia deste, propor a queixa.
	Respondido em 27/04/2021 19:36:11
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O direito processual penal se assenta sobre uma constante tensão ¿social versus individual¿. Isto porque esse embate se dá entre o interesse público (pela segurança pública, assegurada pela efetividade da lei penal) e ¿ do outro lado ¿ a tutela dos direitos fundamentais do indivíduo. Sobre essa tensão, pode-se afirmar que atualmente:
		
	 
	b) O processo penal deve ser entendido, em sua essência, como um instrumento de realização da máxima efetividade dos direitos fundamentais do acusado, sendo a sua função de instrumento da efetividade penal uma meta que deve a todo tempo se compatibilizar com a primeira perspectiva instrumental apontada
	
	c) No atual cenário, é dado maior destaque ao aspecto utilitarista do processo penal, na medida em que a efetividade das normas penais materiais é questão destacada na Constituição de 1988
	
	d) Não há como se afirmar a priori qual dos interesses em jogo (se o social ou o individual) assume maior valor, pois caberá ao juiz, a cada caso concreto, definir se o interesse público ou individual deverá prevalecer como função essencial do processo penal
	
	a) O processo penal se fundamenta na prevalência do interesse público (na persecução penal) sobre os direitos individuais do acusado, embora ambos recebam a proteção constitucional
	Respondido em 27/04/2021 19:40:52
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Assinale a alternativa correta segundo o Código de Processo Penal:
		
	 
	A ação penal pública é regida pelos princípios da obrigatoriedade e indisponibilidade, ao passo que os princípios da oportunidade e disponibilidade regem a ação penal de iniciativa privada.
	
	Na queixa em que a ação penal é privativa do ofendido, o Ministério Público não pode aditá-la, por falta de legitimidade ativa ¿ad causam¿.
	
	O Ministério Público pode desistir da ação penal a qualquer tempo do processo, mas não poderá fazê- lo após a prolatação da sentença.
	
	O prazo para oferecimento da denúncia estando o réu preso é de quinze dias contados da data do recebimento dos autos do inquérito policial pelo Ministério Público.
	
	A queixa conterá os mesmos requisitos da denúncia, sendo possível, no entanto, ao querelante, a apresentação do rol de testemunhas após o seu recebimento, em vista da natureza da ação.

Continue navegando