Buscar

prova sociologia

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Sabemos que ao longo do século XX, a Psicologia Social brasileira se afastará de suas bases norte americana e behaviorista, abrindo-se para uma perspectiva multidisciplinar como forma de dar conta de analisar os fenômenos sociais. Abaixo encontram-se alguns motivos, leia-os com atenção e assinale a alternativa que contenha apenas motivos válidos.
I – a crise da eficácia do modelo norte americano a partir dos anos 60, acusado de não conseguir explicar os comportamentos sociais, mas sim condicioná-los segundo os interesses das estruturas sociais dominantes.
II – as réplicas de pesquisas e experimentos não permitiam a formulação de leis, pois as variáveis culturais eram tantas que inviabilizavam a busca por constantes estatísticas;
III – a busca de uma psicologia brasileira e latino americana constituída a partir de bases biológicas, de modo a considerar o indivíduo como um organismo que interage no meio físico e cujos processos psíquicos seriam as causas de seu comportamento.
IV – As influências que a Psicologia Sócio-histórica exerceu sobre os psicólogos brasileiros ao contribuir para a compreensão de eventos sociais a partir de suas contradições historicamente constituídas.
	
	a.
	somente a afirmativa I é correta
	
	b.
	somente as alternativas II e III estão corretas
	
	c.
	somente as alternativas I e II estão corretas
	
	d.
	somente as alternativas I e III estão corretas
	
	e.
	somente as alternativas I, II e IV estão corretas
PERGUNTA 2
1. A esta altura da vida, você provavelmente já teve a experiência de ir a um restaurante ou a um cinema inúmeras vezes. É possível que a primeira vez tenha sido um momento empolgante de descoberta e que tenha deixado uma marca em sua lembrança. Depois deste momento inaugural, é possível que você tenha frequentado estes espaços diversas vezes com bastante desenvoltura, isso por quê, segundo a Psicologia Social Cognitiva:
	
	a.
	Compreende-se que esta mudança de comportamento se dá em decorrência do modelo de processamento dual, que permite que coloquemos foco em um objeto por vez, permitindo que sejamos capazes de estabelecer uma relação social aceitável.
	
	b.
	Enquanto seres humanos, somos guiados pelo instinto, dessa forma, desde nossa primeira experiência, nossas ações respondem a interação social presente no ambiente em que estamos inseridos.
	
	c.
	Todas as vezes que entramos em um restaurante, um cinema, ou qualquer outro espaço, nossa atenção se foca em todos os estímulos para que possamos decodificar todas as informações disponíveis de forma a nortear com segurança nossas ações.
	
	d.
	Nosso pensamento se estrutura a partir de categorias como forma de operar sobre a complexidade do mundo, sendo assim, reúne sobre um mesmo rótulo verbal, todo o conhecimento que possuímos sobre um determinado domínio.
	
	e.
	A desenvoltura denota o automatismo, tipo de processamento de informação marcado pela predominância do pensamento controlado, característico de momentos em que não precisamos dar tanta atenção ao que fazemos.
PERGUNTA 3
1. Segundo a Psicologia Social Cognitiva, a categorização social ocorre nas circunstâncias em que uma pessoa deixa de ser percebida individualmente e passa a ser qualificada como um elemento de um grupo, mediante a aplicação de critérios físicos (cor da pele, gênero, idade etc.) ou características de natureza distinta (social, econômica, religiosa etc.). Sobre categorias sociais, é correto afirmar que:
I – servem para reduzir a complexidade do mundo;
II – permitem formular inferências quando há falta de informação;
III – possibilitam o ajuste das experiências com objetos novos a um esquema mental previamente existente;
IV – Podem levar a comportamentos preconceituosos e estigmatizantes;
V – Estão ligados a adaptação.
	
	a.
	I, II e IV
	
	b.
	II, III, IV e V
	
	c.
	I, II, III, IV e V
	
	d.
	II, IV e V
	
	e.
	I, III e V
PERGUNTA 4
1. A teoria do processamento dual compreende que a mente pode processar informações de duas formas, através de um pensamento automático e através de um pensamento controlado. A alternância entre tais formas pode envolver algumas especificidades do contexto, como se existe ou não pressão do tempo, se as pessoas envolvidas são importantes para o observador e se o observador, naquele momento possui recursos cognitivos para focar sua atenção.
Abaixo estão apresentadas algumas situações em que podemos identificar o processamento dual e a alternância entre as duas formas de processar informações. Leia-as com atenção e, em seguida, associe corretamente com o nome do processo em curso.
I) Suzana é uma excelente motorista, dirige há 10 anos e consegue fazer isso com muita facilidade. Ela se dá conta de que muitas vezes, enquanto volta do trabalho para casa, não precisa nem pensar no que está fazendo.
II) A habilidade na direção de Suzana a intriga, pois se dá conta do número de vezes em que dava carona a uma colega de trabalho, momentos em que passavam o caminho inteiro conversando, sem que Suzana prestasse atenção a direção.
III) Entretanto, em momentos em que Suzana dirigia ao mesmo tempo que que dava atenção a sua amiga, algumas vezes percebia que sua atenção saía de sua amiga e retornava a direção, como quando percebia que o carro da frente diminuía a velocidade, ou qualquer outra situação no trânsito que exigia sua atenção.
IV) E haviam momentos em que Suzana percebia que estava com atenção na direção, mas logo que o transito andava e o carro seguia seu curso, percebia que seu pensamento voltava a divagar.
	
	a.
	I) Delegação; II) Orientação; III) Automatismo; IV) Intrusão.
	
	b.
	I) Automatismo; II) Delegação; III) Orientação; IV) Processamento em paralelo.
	
	c.
	I) Intrusão; II) Automatismo; III) Delegação; IV) Orientação.
	
	d.
	I) Automatismo; II) Processamento em paralelo; III) Orientação; IV) Delegação.
	
	e.
	I) Processamento em paralelo; II) Intrusão; III) Orientação; IV) Delegação.
PERGUNTA 5
1. A segunda metade do século XX trouxe grande instabilidade política em toda a América Latina, marcada por uma profunda crise econômica, pela desigualdade social e pela repressão estatal dos anos ditatoriais. Em decorrência desta conjuntura, a Psicologia foi acusada de pensar o sujeito do alto de sua “torre de marfim”.
Sobre este momento de crítica a Psicologia, avalie as asserções abaixo e em seguida assinale a alternativa correta.
I – A Psicologia foi acusada de servir aos interesses da ordem social estabelecida, convertendo-se em um útil instrumento para a reprodução do sistema.
Porque
II – Sua prática, majoritariamente clínica, buscava raízes individuais para os problemas vivenciados pelos sujeitos, fazendo com que o contexto social se naturalizasse em pressupostos inquestionáveis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	a.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	b.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	d.
	As asserções I e II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	e.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
PERGUNTA 6
1. Dentre as influências do século XIX que podemos identificar na Psicologia Social, não podemos deixar de considerar Émile Durkheim, considerado o pai da Sociologia. Seguindo os passos positivistas proclamados por Auguste Comte, Durkheim fez da Sociologia uma ciência positiva, abordando o tema da evolução da sociedade tão em voga em seu tempo devido as obras de Herbert Spencer. Dessa forma, Durkheim concebeu a sociedade como uma entidade supra-orgânica, e descreveu a evolução social como um processo no qual, a partir de um estado de homogeneidade inicial, foram-se produzindo uma heterogeneidade e uma diferenciação crescente.
A partir deste contexto, leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contenham apenas afirmativas compatíveis com o pensamento de Durkheim.
I – A Sociologia como ciência positivatem como objeto de investigação o fato social, estes por sua vez, tem como sede a sociedade, não se alterando pela vontade dos sujeitos.
II – O conceito de coerção social é pensado como a ação da sociedade sobre os desvios individuais, ou seja, a sociedade deve agir coercitivamente para fazer com que um comportamento não desejado se extinga. Dessa forma, quando o sujeito deixar de sentir as forças da sociedade como coerção, isso quer dizer que os bons hábitos se converteram em costumes.  
III – A sociologia de Durkheim compreende a transformação social como um fato individual, decorrente da mudança das consciências individuais que ao serem imitadas, espalham-se em sociedade.  
	
	a.
	I e II
	
	b.
	I
	
	c.
	I, II e III
	
	d.
	III
	
	e.
	II
PERGUNTA 7
1. Ignácio Martín-Baró foi um importante Psicólogo Social cuja influência marcou a forma como esta disciplina foi pensada na América Latina. Para ele, a Psicologia Social deveria ir além da investigação do comportamento para assim compreender como a consciência age sobre a ação dos sujeitos. Sobre o conceito de consciência, podemos dizer que a alternativa que contém apenas afirmativas corretas é:
I – Conscientização não significa uma mudança da subjetividade individual que deixaria intacta a situação objetiva, mas sim uma mudança das pessoas no processo de mudar sua relação com o meio ambiente e, sobretudo, com os demais.
II – Conscientização leva as pessoas a recuperar a memória histórica, a assumir o mais autêntico do seu passado, a depurar o mais genuíno do seu presente e a projetar tudo isso em um projeto pessoal e nacional.
III – Podemos identificar os movimentos étnicos/raciais e seus efeitos sobre a sociedade como um exemplo de um processo de conscientização.
	
	a.
	I
	
	b.
	II
	
	c.
	I e II
	
	d.
	I, II e III
	
	e.
	III
PERGUNTA 8
1. As contribuições de Gabriel Tarde são especialmente relevantes para a Psicologia Social. Para este autor, os efeitos da sociedade sobre o comportamento individual não são o produto de processos psicológicos independentes e situados fora dos indivíduos, mas o resultado das reações recíprocas entre as consciências, o que faz emergir do pensamento de Tarde um sistema interpsicológico baseado na imitação e, ocasionalmente, na invenção.
Assinale a alternativa que melhor se adeque ao pensamento deste autor.
	
	a.
	O comportamento humano deve ser considerada a unidade de análise dos fenômenos sociais, tendo como base a compreensão dos instintos.
	
	b.
	A invenção ocasional de novas ideias tem como origem as classes mais baixas da sociedade, influenciando posteriormente as classes dominantes, levando as transformações sociais.
	
	c.
	Em sociedade, cada sujeito é livre para exercer seu pensamento, não se sujeitando aos interesses das consciências dos demais indivíduos em sociedade.
	
	d.
	Podemos citar a influência que a burguesia exerceu sobre os modos de vida das classes proletárias como um exemplo de imitação, segundo as regras estabelecidas por Tarde.
PERGUNTA 9
1. A ideia de que a pobreza é resultado da inadaptabilidade dos sujeitos à sociedade e que, em decorrência disso, a mortalidade por fome e doenças seriam fenômenos naturais são ideias que podem ser associadas a (ao)
	
	a.
	Darwinismo Social
	
	b.
	Solidariedade Orgânica
	
	c.
	Interacionismo Simbólico
	
	d.
	Psicologia das Massas
	
	e.
	Solidariedade Mecânica
PERGUNTA 10
1. Brigas generalizadas entre torcidas organizadas são eventos de extrema periculosidade que podem ser analisados como fenômenos sociais. Levando em conta as características conceituais da psicologia das massas, leia as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa que contenha apenas afirmativas corretas.
I – uma torcida organizada pode ser pensada como um fenômeno de massa, o que nos permite dizer que a massa se comporta como uma entidade psicológica independente de seus membros, influenciando em seus julgamentos e ações.
II – quando torcedores se reúnem em uma multidão, processos psicológicos que não estavam presentes no indivíduo isoladamente aparecem, fazendo com que ele se comporte de modo diferente do que como se comportaria se estivesse sozinho.
III – o comportamento em uma torcida organizada, se analisada pela ótica de Le Bon se transmitiria por sugestão e por contágio, produzindo um estado primitivo de inconsciência coletiva.
	
	a.
	I
	
	b.
	II
	
	c.
	III
	
	d.
	I, II e III
	
	e.
	I e II

Continue navegando