Buscar

AVALIANDO RESPIATÓRIA

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD), foi criada em 1998 pela OMS e outras organizações internacionais com objetivo de informar, padronizar e direcionar o manejo clínico e farmacológico da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é uma doença comum, previnível e tratável caracterizada por sintomas respiratórios persistentes e limitação ao fluxo aéreo, que é devido a alterações nas vias aéreas e nos alvéolos causadas por exposições significativas a partículas e gases nocivos (GOLD 2017). Sobre DPOC assinale a alternativa correta.
		
	
	A Classificação GOLD A B C D é baseada no VEF 1
	
	O diagnóstico da DPOC é feito através de exames de imagem como radiografias e tomografia computadorizada do tórax
	 
	A classificação da DPOC (A/B/C/D) é baseada nos sintomas respiratórios e histórico de exacerbações.
	
	As doenças neurológicas são causas principais de comorbidade da DPOC
	
	A terapia broncodilatadora associada a corticoide inalatório é a a única opção famacológica no tratamento da DPOC
	Respondido em 28/04/2021 18:00:56
	
Compare com a sua resposta: a. O aumento da prevalência da AIDS e o abandono ao tratamento são responsáveis pelo aumento do número de casos e também pela multi resistência às drogas. b. A TB pulmonar tem via de contágio a via inalatória. A maioria das infecções é adquirida pela transmissão pessoa a pessoa atarvés de gotículas transmitidas pelo ar de organismos de um caso ativo para um hospedeiro suscetível.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O Programa de Saúde da Família é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde e tem sua prática centrada na população cadastrada de uma determinada comunidade assistida. As equipes atuam numa abordagem que respeita a especificidade do local em ações de promoção de saúde e prevenção de doenças. Em uma equipe inserida em uma cidade onde os índices de Tuberculose Pulmonar excedem os limites estabelecidos como aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde e sabendo-se que o Fisioterapeuta é um profissional da área de saúde inserido neste contexto, faz-se necessário o conhecimento sobre esta doença de alta importância para saúde pública. Desta forma, marque a alternativa que NÃO retrata a realidade da Tuberculose Pulmonar:
		
	
	Embora os sintomas desapareçam em média após 60 dias do ínicio do tratamento, o mesmo não pode ser interrompido antes do término da antibioticoterapia.
	
	O tratamento normalmente é feito com o esquema RIPE (rifampicina, isoniazida, Pirazinamida e Etambutol).
	 
	A transmissão ocorre através da via inalatória e contaminação por alimentos, pratos, copos e talheres.
	
	A maior incidência ocorre em: recém-natos até 4 anos, adultos jovens 15-25 anos, idosos, imunossuprimidos e HIV.
	
	É uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium Tuberculosis.
	Respondido em 28/04/2021 18:08:03
	
Compare com a sua resposta: No contexto da Unidade da Saúde da Família , em equipe multidisciplinar a atuação do profissional fisioterapeuta uroginecológico começa pela intervenção educacional na Atenção Básica para prevenção da sífilis congênita, através de palestras com contéudo como contágio, formas de prevenção e tratamento.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A tosse é o principal sintoma das patologias respiratórias, sejam elas agudas, subagudas ou crônicas. Marque a alternativa correta a respeito desta sintomatologia.
		
	 
	Todas as respostas estão corretas.
	
	A tosse é causada pela excitação de receptores sensitivos distribuídos por todo o sistema respiratório e estruturas associadas (como o canal auditivo externo, o pericárdio e o diafragma) que se conectam ao centro da tosse (no encéfalo) principalmente pelo nervo vago, levando os neurônios deste centro a produzirem respostas motoras que são levadas por nervos efetores principalmente para os músculos respiratórios e acessórios da respiração.
	 
	A tosse aguda é caracterizada como aquela que ocorre durante um período de até 3 semanas, tendo como principais causas as infecções de vias aéreas superiores (resfriado comum, gripe, sinusite aguda e traqueobronquite aguda) ou exacerbação de doenças pré-existentes, como asma, DPOC e bronquiectasias.
	
	A tosse crônica é aquela que permanece por um período de 3 a 8 semanas, tendo causas variantes conforme a faixa etária, sendo comuns as infecções, asma, rinossinusite e tosse secundária ao tabagismo em escolares e adolescentes, e a DPOC em indivíduos acima de 40 anos, além do refluxo gastroesofágico.
	
	Nenhuma das respostas estão corretas.
	Respondido em 28/04/2021 18:21:34
	
Compare com a sua resposta: na zona de condução não há troca gasoso servindo somente para conduzir o ar até os alvéolos. na zona respiratória corresponde aos bronquíolos respiratórios e alvéolos e corresponde a área de troca gasosa.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Qual o procedimento padrão para prevenção de infecção cruzada?
		
	
	Dermagenação.
	
	Uso de luvas de procedimento durante manipulação de equipamentos
	 
	Lavagem das mãos
	
	Uso de clorexidina tópica nos equipamentos utilizados.
	
	Esterilização de equipamentos.
	Respondido em 28/04/2021 18:13:41
	
Compare com a sua resposta: Na resposta deve conter aspectos de onde está a lesão, reversibilidade a brocodilatador, seu aparecimento, sua evolução, história de tabagismo, antecedentes familiares e outros.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A dispnéia tem como origem
		
	
	taquipnéia, cianose e hipocapnéia.
	
	hipóxia, hiper-hidrose e cianose.
	
	hiper-hidratação, má oclusão e hipóxia
	 
	má perfusão, má ventilação e má difusão.
	
	hiperventilação, hipóxia e taquipnéia.

Continue navegando