Buscar

Cópia de RESENHA - O MÉDICO E O MONSTRO

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS DE BACABAL
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA 
CURSO: DIREITO
PROFESSOR: MARCUS FROTA 
ACADÊMICA: ISABELLY CRISTINY OLIVEIRA DE OLIVEIRA
TURNO: 2 PERÍODO MATUTINO
DATA: 09/10/2020
RESENHA CRÍTICA - O MÉDICO E O MONSTRO DE ROBERT LOUIS STEVENSON
BACABAL-MA
2020 
ISABELLY CRISTINY OLIVEIRA DE OLIVEIRA
RESENHA CRÍTICA - O MÉDICO E O MONSTRO DE ROBERT LOUIS STEVENSON
Resenha crítica apresentada para a obtenção de notas, da disciplina de Metodologia Científica , ministrada pela professor Marcus Frota.
 BACABAL - MA
2020
RESENHA CRÍTICA – O MÉDICO E O MONSTRO DE ROBERT LOUIS STEVENSON
O autor escocês, Robert Louis Stevenson, autor da obra clássica da literatura universal, O Médico e o Monstro que foi publicado em 1886.
 Descreve um conto que se passa na capital da Inglaterra em Londres, na época vitoriana, sendo um breve romance, que muitas vezes é classificado como uma novela, o mesmo possui em seu enredo um pouco de investigação policial, ficção científica e também romance psicológico.
A história desenvolve a narrativa de um advogado chamado Sr. Utterson, que fica sendo responsável pelo testamento de um médico respeitado, bondoso e bem apessoado conhecido como Henry Jekyll ou Dr. Jekyll, que escreveu um testamento deixando toda a sua herança para um desconhecido chamado Edward Hyde, um sujeito misterioso, que ninguém conhece. 
Durante a trama, o advogado começa a ouvir histórias sobre esse anônimo, que é descrito como um homem pequeno e vil, incriminado de pisar em uma criança que possivelmente estava em busca de ajuda, e paga uma fiança por esse crime com um cheque em nome de Jekyll.
 Após ouvir esse relato, o advogado fica intrigado e realiza uma busca por informações após perceber tamanha influência do Sr. Hyde em cima do Dr. Jekyll, ele passa a se questionar o que pode estar acontecendo, e passa a refletir sobre o que pode ser essa influência, que talvez poderia ser de algum ato passado cometido pelo Dr. Jekyll, e que ele poderia estar sofrendo com alguma chantagem, o que lhe leva também a refletir sobre seu próprio passado que possa lhe colocar nessa situação.
Sr. Utterson acaba conhecendo o vilão da narrativa que é o Sr. Hyde e descobre que esse homem indecente possui uma aparência monstruosa e evidentemente maligna.
No decorrer da história descobre-se que o doutor toma uma fórmula que lhe permite se transformar em um monstro, o que acaba lhe permitindo exercer todas as suas vontades e desejos sem julgamentos. Isso se torna um problema quando ele começa a ser mais o “Monstro” do que o Dr. Jekyll seu verdadeiro “Eu”, se transformando de forma involuntária. Com isso descobrimos que Edward Hyde, o homem misterioso e o bem conceituado médico Henry Jekyll são a mesma pessoa.
 O Médico e o Monstro é uma das histórias mais famosas da literatura de suspense, esse clássico da literatura, datado do século XIX, mesmo sendo um livro curto com poucas páginas, possui uma narrativa bem direta e ágil, foi escrito por Robert Louis Stevenson que foi um escritor de sucesso tanto na sua época como na atualidade. O autor utiliza uma história aterrorizante e cheia de segredos, que possui uma grande ambivalência, da dualidade do homem, e nos transparece a oposição que existe entre o bem e o mal que reside dentro de todo ser humano, e de como conviver com esses dois lados opostos dentro de si. Demostra também os sentimentos mais básicos e primitivos que o ser humano pode possuir como de horror, raiva e ódio, como podemos perceber no momento em que o Dr. Jekyll descreve o momento em que a criança foi pisodeada pelo Sr. Hyde, e a repulsa que teve ao se deparar com tal situação, mostrando a dualidade de sentimentos que o homem pode ter, e como ele consegue reprimir e controlar aquele extinto natural de fazer justiça com as próprias mãos, para fazer a justiça mais aceita.
 É uma obra que desperta grandes reflexões sobre a natureza humana, da consciência moral, da capacidade que o indivíduo tem de reagir ao certo e ao errado, e de distinguir entre o bem e o mal.

Continue navegando