Buscar

Planejamento atendimento odontológico 1ª sessão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento para atendimento clínico odontológico – 1ª sessão
	
	Paloma Sthephanny 
 Planejamento como operadora:
1) Biossegurança e EPI’S: 
· Realizar a antissepsia das mãos ao chegar na clínica.
· Paramentar-se.
2) Aplicação do questionário de avaliação: 
· Utilizando o formulário próprio da disciplina, identificar o questionário com a data do atendimento. As perguntas devem ser lidas para o paciente e as respostas transcritas, pelo operador, para o questionário. Disponibilizar modelo odontológico, escova de dentes e fio dental para o paciente demonstrar (nas perguntas 12 e 14) o seu método de escovação e utilização do fio dental. Pedir ao paciente para assinar o termo de consentimento livre e esclarecido (capa do prontuário), ficha semiológica e anexo de adequação. 
3) Exame semiológico: 
· Exame clínico: realizar a anamnese em ambiente tranquilo, as perguntas devem ser feitas de maneira descontraída e de forma a criar vínculo entre o paciente e o profissional. 
· Antissepsia da cavidade bucal: Oferecer ao paciente, em copo descartável (café), clorexidina 0,12% e pedir para este realizar bochecho por 1 minuto.
· Exame físico: Primeiro realiza-se o exame extra oral (ectoscopia), e para isto o profissional deve dispor de estetoscópio, esfignomanometro, termômetro, gaze, abaixador de língua de madeira. Para o exame intra bucal (oroscopia) necessita-se de espelho e pinça para algodão esterilizados e sugador de saliva. É importante respeitar todas as manobras de biossegurança e avaliar todas as estruturas anatômicas extra e intra-bucais.
4) Evidenciação de placa:
· Remover um pouco de placa bacteriana e mostrar ao paciente.
· Caso o paciente apresente restaurações com resina, estas devem ser protegidas com vaselina sólida.
· Com auxílio de pinça clínica, embeber bolinha de algodão no evidenciador de placa (fucsina básica) contido em pote de Dappen de vidro fornecido pelo auxiliar. Aplicar em todos os dentes e lavar com água proveniente da seringa tríplice. 
5) Calcular o índice de O’leary: 
· Avaliar os dentes e superfícies coradas e relatar para o auxiliar para que este anote. O cálculo é realizado a partir da seguinte regra: número de superfícies coradasx100/número de dentes examinadosx4. O resultado é anotado no pronturário (acima de 33% significa que o paciente não está com um bom controle de placa) e, além disso, o esquema de controle de placa deve ser colorido de acordo com as faces coradas. Mostrar ao paciente as superfícies coradas.
6) Passar instruções de higiene bucal: 
· O paciente deve ser instruído pelo operador sobre higiene bucal que deve basear-se no questionário de avaliação, no índice de placa e no contexto sócio econômico e cultural do paciente. Reproduzir no manequim a necessidade de higiene oral, demonstrando ao paciente uma boa higienização e correta utilização do fio dental. Lembrar que o reforço de educação para saúde deve ser feito em todas as sessões.
7) Fazer profilaxia: 
· Com a taça de borracha acoplada à caneta de baixa rotação, pegar pasta profilática oferecida pelo auxiliar em pote de Dappen e fazer a profilaxia nas superfícies livres de todos os dentes. Em seguida coloca-se a escova de Robson e realiza-se a limpeza das superfícies oclusais. Com a seringa tríplice retirar a pasta profilática dos dentes. Com uso do fio dental realizar a limpeza das faces interproximais. Obs: A profilaxia deve ser feita no sentido horário, do dente 18 ao 28 e 38 ao 48. 
8) Solicitar o professor orientador para avaliar a profilaxia.
9) Aplicação tópica de flúor: 
· Secar cavidade bucal do paciente e fazer isolamento relativo.
· Mergulhar bolinha de algodão presa na pinça clínica no flúor gel acidulado a 1,23% oferecido em pote de Dappen pelo auxiliar e aplicar sobre todos os dentes.
· Após um minuto de espera, retirar o excesso com gaze.
· Orientar o paciente a não enxaguar a boca, nem beber água ou se alimentar pelos próximos 30 minutos.
10) Entrega do diário dietético:
· Entregar 3 vias do diário dietético ao paciente e orientá-lo a anotar todos os alimentos ingeridos por ele durante 3 dias consecutivos, inclusive se esses alimentos contêm açúcar.
11) Anotar no anexo da clínica de adequação o nome do paciente, a data do atendimento e o procedimento realizado. Pedir para o paciente e o professor orientador assinar.
12) Remarcar a data da próxima consulta: 
A data da próxima consulta deve ser marcada no cartão disponível na clínica e entregue ao paciente.
13) Dispensar o paciente:
 Somente após autorização do professor orientador.
14) Preencher no prontuário os procedimentos realizados.
15) Fazer e passar o planejamento integral da 1ª e 2ª sessão para o prontuário.

Continue navegando