Buscar

Fundamentos Históricos do Direito Avaliação Final 2021 OBJETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos Históricos do Direito
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( peso.:3,00)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A instituição do sistema de Governo-Geral, como forma de centralizar o poder e solucionar o problema do fracasso do sistema de capitanias e a invasão estrangeira, aumentaram a possibilidade de criação de um corpo burocrático, destacando-se o Ouvidor-Geral como símbolo da justiça local. Durante o período colonial vigorava o sistema jurídico metropolitano. Quais eram as Ordenações Reais?
	 a)
	Ordenações Manuelinas, Ordenações Espanholas e Ordenações Afonsinas.
	 b)
	Ordenações Vicentinas, Ordenações Filipinas e Ordenações Portuguesas.
	 c)
	Ordenações Afonsinas, Ordenações Manuelinas e Ordenações Filipinas.
	 d)
	Ordenações Portuguesas, Ordenações Vicentinas e Ordenações Afonsinas.
	2.
	A partir de estudos arqueológicos, é possível afirmar que a última espécie humana sobrevivente desde o Paleolítico Superior - em torno de 9 mil anos - tiveram as relações sociais, unidas por complexas redes de parentesco, tornando-se hierarquizadas e a realização de tarefas cotidianas, como irrigação, cultivo e colheita, foi dando lugar a formas de organização social com poderosos mecanismos unificadores de comportamentos, que se transformam em normas de controle. Sobre alguns avanços tecnológicos da época, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não haviam técnicas de irrigação e hidráulica.
	 b)
	Não houve o desenvolvimento da agricultura e os animais não foram domesticados.
	 c)
	A astronomia, para estabelecer um calendário preciso no controle da agricultura, da matemática e da hidráulica para as obras de irrigação e construção, torna-se patrimônio intelectual.
	 d)
	O avanço da agricultura impede a produção de excedentes econômicos.
	3.
	O advento da Modernidade modificou profundamente o modo de vida e os valores da sociedade europeia a partir do século XIV. Sobre as transformações no campo jurídico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O movimento pela codificação do direito.
	 b)
	A elaboração do Código de Justiniano.
	 c)
	A elaboração do Direito Previdenciário com as Revoluções Burguesas.
	 d)
	A origem do Direito do Trabalho com a Revolução Industrial.
	4.
	Os documentos escritos mais antigos começam a aparecer em torno de 3000 a.C. no Oriente Próximo, na Mesopotâmia e no Egito. Portanto, pouco a pouco a transmissão oral, que acabou por preservar a memória cultural e a identidade dos povos antigos, adquire forma através da escrita. Assinale as alternativa CORRETA que apresenta alguns acontecimentos que, estão relacionados com a passagem das formas arcaicas de sociedade das primeiras grandes civilizações:
	 a)
	Apenas os costumes do poder doméstico e da religião.
	 b)
	Apenas a transmissão das regras de convivência pela tradição oral.
	 c)
	Surgimento das cidades, a invenção e o domínio da escrita, o advento do comércio e uso da moeda.
	 d)
	Por não ser escrito, o direito antigo é bastante limitado quanto à abstração e generalidade, sendo em geral, reproduções de casos concretos.
	5.
	O Direito Canônico é um conjunto de normas jurídicas que regulam o modo de vida cristã, elaborado por um grupo de intelectuais - os canonistas - cujo papel é o de auxiliar o poder papal a elaborar um sólido conjunto de legislações. Com Gregório VII, firma-se o poder político da Igreja, levando a uma ampliação das antigas normas. Paulatinamente é elaborado um importante Código que servirá de fundamento jurídico da Igreja até os dias de hoje. Sobre esse código, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trata-se do Corpus Iuris Papalis.
	 b)
	Trata-se do Corpus Iuris Canonici.
	 c)
	Trata-se do Código de Bartolomeu.
	 d)
	Trata-se do Corpus Iuris Civile.
	6.
	O modelo político liberal moderno é resultado histórico da formação de um tipo de poder estruturado na Europa durante os séculos XV, XVI e XVII, trata-se de uma forma política moldada dentro de um processo de centralização e concentração ocorrido nesses séculos. Acerca das fases que se desdobraram nesse período, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Liberal, neoliberal e econômica.
	 b)
	Absolutista, liberal e social.
	 c)
	Religiosa, liberal e social.
	 d)
	Neoliberal, econômica e social.
	7.
	Um dos grandes desafios políticos e jurídicos no Brasil contemporâneo é a concretização dos direitos anunciados pela Constituição de 1988. Acerca das dificuldades em efetivar os Direitos Fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Constituição Federal de 1988 ampliou o leque de Direitos e Garantias Fundamentais sem que no Brasil fossem implementadas políticas públicas suficientes para conferir eficácia à ordem constitucional.
	 b)
	Os Direitos Fundamentais são valores ideais e utópicos da democracia que não são realizáveis.
	 c)
	A Constituição Federal de 1988, para ser efetivada, exige absoluta autonomia política do Poder Judiciário.
	 d)
	O Poder Judiciário brasileiro, pela rígida separação de poderes imposta constitucionalmente, não pode atuar na defesa de Direitos Fundamentais.
	8.
	Ao longo da história, as religiões serviram a diferentes necessidades sociais, políticas e econômicas, influenciando comportamento e provocando fortes interferências na cultura vigente. Sobre as principais características do cristianismo, classifique V para as sentenças  verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O cristianismo encontra um fértil terreno entre os empobrecidos por ser portador de ideais e formas de comportamento que uniam pessoas divididas e fragmentadas pelo poder imperial romano, que privava as pessoas de qualquer esperança.
(    ) O cristianismo foi visto pelos indivíduos mais cultos da época como uma espécie de reavivamento da relação entre o divino e o humano.
(    ) As práticas "pagãs" sobreviveram ao cristianismo adaptando-se a ele, a exemplo de rituais como procissões, invocação de santos, festas religiosas que substituíram as pagãs.
(    ) Os rituais adotados pelos convertidos - era adoração por vários deuses - faziam com que houvesse desconfiança. Era uma crença aberta a escravos e senhores, homens e mulheres, que pregava a igualdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	Portugal, no século XV, juntamente aos demais países europeus, como Espanha e Inglaterra, havia reunido condições técnicas, bem como interesses econômicos e políticos que permitiram o processo de expansão do domínio europeu. Foram realizados alguns tratados entre os respectivos países. Sobre o acordo Bula Inter Coetera, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Foi celebrado em 29 de junho de 1480, que dava ao México a exclusividade sobre as terras e águas ao sul das Ilhas Canárias.
	 b)
	Celebrado em 4 de maio de 1493, expedida pelo Papa Alexandre VI que conferia à Espanha o direito exclusivo sobre todas as terras que estivessem a oeste de uma linha imaginária a 100 léguas de Açores e Cabo Verde.
	 c)
	Foi celebrado em 6 de março de 1480, que dava a Portugal a exclusividade sobre as terras e águas ao sul das Ilhas Canárias.
	 d)
	Foi celebrado em 7 de junho de 1494, que estabeleceu um meridiano divisório a 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, sendo a leste pertencente a Portugal e oeste à Espanha.
	10.
	No primeiro período da colonização, que vai até 1549, a preocupação central era a de garantir a posse da terra, sendo adotado um sistema arcaico. Sobre o sistema adotado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sistema de Oligarquia.
	 b)
	Sistema de Capitanias Hereditárias.
	 c)
	Sistema Capitalista.
	 d)
	Sistema Liberal.
Parte inferior do formulário

Outros materiais