Buscar

resenha_metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha crítico informativa do Texto “Caminhos Da Escrita” escrito pela autora Renata Di Nizo.
Laís Caroline Ferreira Robes, 180050, enfermagem, 3° semestre.
Introdução
O referente texto trata-se do livro Escrita criativa: o prazer da linguagem, especificamente o capitulo 1: Os caminhos da escrita. O livro qual foi publicado em 5 de novembro de 2012, escrito por Renata Di Nizo. A autora formou-se pela Escola Superior de Arte Dramática de Barcelona, logo após se dedicou a pesquisar a relação do teatro com a aprendizagem e da linguagem com a criatividade, no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Central, a mesma possui outros livros publicados como é o caso de A educação do querer: ferramentas para o autoconhecimento e a autoexpressão, ano de 2007.
O capítulo 1 do livro abordando nesta resenha, fala sobre alguns pontos, dentre eles podemos citar desafios e dificuldades do escrever, da motivação do aprender, sobre o QI (quociente intelectual) - conceito qual foi criado pelo psicólogo Alfred Binet no século X - sobre a criatividade e sobre o a hábito da pesquisa e a relação dos mesmos com o escrever.
Resumo ou Desenvolvimento
Um dos pontos que acho importante destacar é o do QI (quociente intelectual) que todos nós entendemos por ser o responsável pela medição do nosso intelecto, a nossa capacidade quanto ao domínio da linguagem e da lógica - foi criando no século XX pelo psicólogo Alfred Binet no século XX - os estudos do psicólogo, como mostrado no capítulo do livro, contestaram tal afirmação de que haveria um padrão único e que se podia fazer a medição de inteligência aos indivíduos, a inteligência antes de tal contestação era considerado algo que já se vinha de berço, desde o nascimento. 
Quanto a criatividade e a relação com a escrita, o livro toca no ponto de “onde mora a criatividade”, e logo em seguida mostra que a criatividade está relacionada a algo que se gosta, se sente prazer em fazer, o que faz bem em ser feito, mostra também que para a motivação do aprender, é necessário entender o que o impulsiona, o que o motiva te motiva, como citado no livro “Dessa compreensão, surge o conceito da automotivação, auto motivar significa ganhar independência, carregar a própria fonte de energia.” (Mussak, 2003)
A autora fala no livro sobre a criatividade em evidencia, cita o neurologista Roger W. Sperry que em 1981 ganhou o prêmio Nobel por suas pesquisas sobre a separação e identificação dos hemisférios do cérebro. A Renata di Nizo cita também que a gramatica não é algo extremamente difícil, mas como citado no livro para se escrever melhor não basta apenas saber ou decorar as regras de gramatica, a autora cita que até nos, os jovens pecamos nesse quesito em uma redação de algum vestibular, por exemplo. Quanto ao gosto pelas palavras a autora diz que escrever não é uma habilidade mecânica, mas sim orgânica, uma aptidão natural ou adquirida que requer uma atitude observadora e criativa.
Crítica ou Conclusão
Particularmente, recomendo leitura do livro, por ao meu ponto de vista ser um livro com uma temática bem desenvolvida, explicativa, com clareza, o livro aborda a dificuldade do escrever, aborda a importância da relação com criatividade, pesquisa e escrita, um livro muito indiciado não só para quem trabalha com a escrita, para que gosta, mas também para quem interesse por aprender sobre o público em geral. E como disse Gabriel Márquez “Eu não tenho um método. Tudo o que eu faço é ler muito, pensar muito, e reescrever constantemente. Não é uma coisa científica.”

Continue navegando