Buscar

MAPA- Produção e organização do espaço brasileiro- agrário e urbano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	R.A.: 20113713-5
	Acadêmico: Thiago Ferreira Lisboa
	Curso: Licenciatura em Geografia 
	Disciplina: Produção e Organização do Espaço Brasileiro: agrário e urbano
Instruções para Realização da Atividade
1. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
2. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos será zerado;
3. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador e envie em forma de anexo;
4. Formatação exigida: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
5. No desenvolvimento de seu texto, argumente de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina;
6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
7. Critérios de avaliação: Atendimento ao Tema, Constituição dos Argumentos, Organização das Ideias, Correção Gramatical e Adequação às normas sobre citações e referências, sempre com base na ABNT.
VALOR DA ATIVIDADE: 2,0 PONTOS
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!
	A busca por oportunidade de emprego e educação causa a migração da população de Iguaí para as capitais e regiões mais desenvolvidas
A maioria dos jovens de pequenas cidades, como por exemplo a cidade de Iguaí no estado da Bahia, sente a necessidade de deixar seu lugar de origem logo após a conclusão do ensino médio em busca de oportunidade de trabalho e estudos com a intenção de conseguir melhoria na sua qualidade de vida e da sua família, já que pequenos municípios carecem de recursos para proporcionar tais oportunidades.
Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE a população da cidade de Iguaí em 2019 era de 26.916 habitantes, apesar de ter uma significativa taxa de natalidade e pequena taxa de mortalidade esses números sofrem pequenas variações, isso acontece por causa dessa carência de oportunidades que obrigam esses os jovens a deixar o local. Os principais motivos da migração é a falta de trabalho para esses jovens que acabam de concluir o ensino médio e precisam ajudar a complementar a renda de suas famílias e a falta de ensino de qualidade, seja através de cursos técnicos de capacitação ou cursos de nível superior com maior reconhecimento.
Com a economia baseada no pequeno comércio local que não consegue gerar muitos empregos e a falta de atrativos para grandes indústrias e empresas de maior porte, a migração nesses municípios em busca de trabalho ainda continua crescendo porque muitas vezes a juventude se vê sem outra alternativa, por outro lado, em relação a migração pela busca por uma educação melhor pode ser amenizada com o surgimento da modalidade de ensino à distância que vem revolucionando e democratizando a educação pelo país. A facilidade de acesso à informação através da internet proporciona a comodidade de poder estudar diversos tipos de cursos e em grandes instituições de ensino do conforto de sua casa. Existe ainda a possibilidade de se obter renda através do comércio online que é também proporcionada pela rede de internet e que gera menos custos que um comércio físico tradicional, mas ainda assim é uma realidade um pouco distante para muitos desses jovens que buscam no trabalho sua primeira fonte de renda própria, por serem em sua maioria provenientes de família de baixa renda.

Outros materiais