Buscar

Áreas de atuação da psicologia

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA
· O psicólogo busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas visando a saúde mental, promovendo uma melhor qualidade de vida. 
· A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).
1. Psicologia Clínica
· O campo de atuação da psicologia clínica inclui: Saúde mental de crianças e adultos, famílias, casais, e terceira idade.
· Processo psicoterapêutico.
Locais de trabalho: Hospitais, consultórios particulares, Caps e Clinicas de reabilitações...
2. Psicologia Escolar
· O papel do Psicólogo Escolar implica em lidar com a subjetividade e as relações interpessoais no âmbito da escola e em proporcionar aos docentes e demais profissionais da Educação uma reflexão sobre sua prática educativa. 
· Atua também com Orientação Profissional.
· Na escola não se faz terapia, caso haja necessidade é encaminhado
Locais: escolas e Apae.
3. Psicologia Organizacional
· Refere-se ao desenvolvimento e a aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho, preocupando-se em compreender o comportamento individual, grupal e intergrupal, contribuindo para o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.
· O psicólogo organizacional pode atuar em organizações de trabalho, nos processos mentais do trabalhador, seleção dos candidatos e gestão de pessoas.
Locais: Empresas e consultorias... 
4. Psicologia do Trânsito
· A Psicologia do Trânsito pode ser conceituada como o estudo do comportamento do usuário das vias e dos fenômenos/processos psicossociais subjacentes ao comportamento. 
· Atuação: Prestação de Serviço – Avaliação psicológica.
5. Psicologia Social
· Processos de Reiteração e Reinserção Social
· Estuda as manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.
· Não é clínica, e sim acompanhamento, intervenção.
Locais de Atuação: Cras, Creas, Caps A I, Nasf, Presídios femininos e masculino, Delegacia da Mulher, Fórum, Casa Lar e Crepop
6. Psicologia Hospitalar
· tem como foco o acompanhamento e avaliação dos processos psíquicos do paciente que tem que enfrentar um procedimento médico, visando a promoção e recuperação do paciente em nível físico, emocional e psicológico. 
· O psicólogo não deve diagnosticar a doença, mas sim o que a doença faz o paciente sentir.
· relações como médico/paciente, família/paciente, paciente/paciente. 
· Atuação: Aconselhamento psicológico e organizacional
7. Psicologia e Saúde Mental
· Psicólogo centrado no doente e nas suas dificuldades do dia-a-dia. 
· O psicólogo ajuda o doente mental a entender a doença e a entender o que ele pode fazer para resolver os problemas da sua vida que contribuem para essa doença (como por exemplo problemas no trabalho, escola, família ou comunidade). 
· O tratamento da doença mental envolve uma avaliação completa a nível mental e físico e um plano de tratamento individualizado que pode, ou não, haver medicação ou outras modalidades, envolvendo assim a cooperação e simbiose com outras especialidades (Psiquiatria).
Atuação: Caps, clinicas especializadas
8. Reeducação Alimentar e Transtornos Alimentares
· O psicólogo tem um papel importante, tanto no tratamento como no acompanhamento do paciente.
· O paciente irá rever suas crenças a respeito da sua neurose em buscar um corpo perfeito, repensar seus padrões comportamentais, alimentares e emocionais.
Atuação: Clinicas particulares, Academias e Clinicas emagrecimento.
9. Psicologia Jurídica
· É o ramo da Psicologia que atua junto ao Direito nas questões legais e da Justiça.
· A principal atuação do Psicólogo na área jurídica é na elaboração de laudos periciais e na avaliação psicológica, contribuindo com sua capacidade técnica para auxiliar o Magistrado nas questões legais.
Atuação: Fórum e Casa da Cidadania
10. Dependência Química: Prevenção e Redução de Danos
· Importância de se formar alianças entre família, escola, gestores e profissionais da saúde e a comunidade em geral, considerando-se os papeis fundamentais destas instâncias na promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação daqueles que sofrem com o uso de drogas.
· Nesta perspectiva, o psicólogo entende que os problemas resultantes do uso abusivo de drogas podem atingir a família, o trabalho, a escola, amigos e, desta forma, é necessário direcionar seu trabalho considerando tais dimensões.
Atuação: Clinicas de reabilitação, consultório particular
11. Psicologia Ambiental
A Psicologia Ambiental trata do relacionamento recíproco entre comportamento e ambiente físico, tanto construído quanto natural. 
Algumas das características da Psicologia Ambiental são:
- Visão contextualizada do comportamento;
- Influência teórica e metodológica da Psicologia Social;
- Temas interdisciplinares; 
- Possibilidades de "Pesquisa-ação.
RESUMÃO TIPOS DE CONHECIMENTO...
Com o desenvolvimento do conhecimento, o mesmo foi organizado em subgrupos, que são eles:
I. Conhecimento empírico ou senso comum: é o conhecimento vivenciado por cada indivíduo através de suas interações com o mundo. Exemplo disse é uma técnica chamada auto revelação, no qual a terapeuta compartilha uma experiencia pessoal, a fim de auxiliar seu paciente com um problema similar.
Características: 
Ametódico: involuntário;
Assistemático: não é uma regra;
Dependente: influenciado pela cultura, sociedade, ambiente físico e geográfico.
II. Conhecimento religioso: teoria alternativa que busca explicar coisas que a ciência não conseguiu. Não se restringindo apenas as religiões. O profissional da área da ciência, não pode passar sua crença na frente de seu conhecimento no momento do atendimento ao paciente. 
Características:
Dogmatismo: crença;
Não testável: caráter hipotético, não aceita ser provado;
Depende da crença/fé: não há provas, então depende da crença individual de cada indivíduo. Pode ser espontâneo ou induzido.
III. Conhecimento filosófico: forma racional de conhecimento, não admitindo a intuição ou a fé como origem. Baseia-se na lógica interna do indivíduo.
IV. Conhecimento cientifico: Busca de conhecimento.
 O objeto de estudo da ciência pode 
se dar pelo fato ou fenômeno
Características:
Método: forma como se é alcançada um determinado objetivo. É a parte mais importante da ciência;· Fato: algo que é concreto, independe da opinião e julgamento alheio;
· Fenômeno: é o fato levando em conta o interesse de um determinado campo de estudos cientifico.
Sistemático: ‘’busca produzir e retratar regras, princípios ou leis que expliquem a natureza do fenômeno pesquisado.”
Objetivo: simples e direta, para todos poderem ter acesso a mesma.

Continue navegando