Buscar

DIREITO HEBRAICO

Prévia do material em texto

DIREITO HEBRAICO
 O povo Hebreu surgiu da religião semita, que habitavam na mesopotâmia. Nessa época a Palestina era dividida em regiões, como: uma de picos elevados no centro, o vale do Jordão que se localizava abaixo do nível do mar e a planície costeira ao longo da extensão do mar Mediterrâneo. 
 Os Hebreus praticavam a agricultura , eram pastores de ovelhas e eram monoteístas (acreditavam em um só Deus). Mostrando assim que o povo Hebreu é um povo religioso. Onde viviam, havia um lado que tinha o deserto onde servia de passagem entre a Ásia e a África e do outro lado o mar Mediterrâneo. 
 A história dos Hebreus é seguida pelo o Antigo Testamento, no caso a Torá onde eram reunidas todas as leis e escritas. Deus era quem criava as leis, ninguém podia ir contra, pois quem fosse contra iria contra a vontade de Deus. O único Deus desse povo era chamado de Abraão, havendo um relacionamento entre ele e o povo. Ou seja, Deus interferia na vida de todas as pessoas. 
 Os mesmos se separavam em tribos a partir do numero de filhos e essas tribos se subdividiam em família que giravam em torno desse status a partir da organização social ou política. Existiam Dozes tribos, sendo que onze eram responsáveis pelo pastoreio e pela agricultura, enquanto que uma era responsável por auxiliar os sacerdotes de Aarão. E alem dessas, existia mais duas camadas: a dos estrangeiros e a dos escravos.
 Moisés quando pequeno de acordo com a bíblia, foi criado por uma princesa egípcia. Mas quando adulto, reconheceu suas raízes hebraicas indo para o exílio e tempos depois voltou para libertar os Hebreus. Antes da chegada dos Hebreus à Palestina, foi no deserto durante quarenta anos que eles fizeram a base de suas leis e sua civilização.
 Para algumas pessoas, quem criou a Torá foi Moisés. Pois após sair do Egito, os Hebreus formaram as bases de seu direito. Para muitos, a legislação mosaica foi escrita por Deus, uma vez que havia uma aliança entre o povo escolhido e ele. A Torá é formada por cinco livros da bíblia, são eles: O gênesis, o êxodo, o levitico, o números e o deuteronômio. 
 Moisés foi quem criou o livro Deuteronômio e a partir dele criou as Leis Mosaicas. Para alguns, a lei de Moisés distingue o direito profano do sacro, apontando suas leis como direito religioso. 
 A codificação do direito oral foi chamado de Michná. Essa codificação se divide em seis partes, mas só a primeira (leis rurais e propriedade imobiliária), a terceira (direito matrimoniale do divórcio) e a quarta (obrigações civis, organização dos tribunais e etc) formam o corpo de Direito Civil. Mudar as palavras

Continue navegando