Buscar

Gestão Educacional Prova final objetiva

Prévia do material em texto

1.
	Quando pensamos em defender uma gestão escolar com o objetivo de lutar por interesses comuns, a palavra de ordem é parceria. Estabelecer parcerias ainda é uma excelente opção para se chegar aos resultados, tanto entre professores, alunos, gestão, comunidade, família, enfim, entre todos os envolvidos nos processos educativos. Quando parceiros de diferentes segmentos trabalham juntos, todos saem ganhando, porém deve-se observar alguns critérios com relação a parcerias financeiras, obedecendo às condições legais. Com relação à captação de recursos, respeitando critérios e atitudes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Tomada de decisão.
II- Profissionalismo.
(    ) Para este critério, busca-se informações precisas.
(    ) Neste critério, a capacidade de negociação é fundamental.
(    ) Para este critério, as palavras de ordem são responsabilidade civil, transparência e ética.
(    ) Neste critério, busca-se conhecer a legislação vigente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II.
	 b)
	I - II - II - II.
	 c)
	II - II - II - I.
	 d)
	I - I - II - I.
	2.
	A Gestão Democrática representa uma nova postura de gestão dentro das escolas, em que há abertura ao diálogo, à interação e à participação compartilhada da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta atitudes de uma gestão participativa:
	 a)
	O gestor é o detentor do poder, enquanto a comunidade escolar é convidada a participar como ouvinte, recebendo orientações e acatando as decisões, sem direito a manifestar-se.
	 b)
	Essa nova forma de administrar é uma maneira de dar oportunidade à participação da comunidade, única e exclusivamente no auxílio de festas e eventos, não se envolvendo nas questões pedagógicas.
	 c)
	Nesse modelo de gestão, o gestor escolar necessita liderar com seriedade e autoridade, privando a comunidade escolar de grande parte das decisões.
	 d)
	A escola deve estar integrada com a comunidade, permitindo a participação de todos que se interessam pela vida escolar dos alunos. O gestor escolar deve agir como um ser político, priorizando a gestão democrática.
	3.
	Quando falamos em gestão de competências humanas, estamos nos referindo ao processo de formação das pessoas. Esta formação envolve considerar os sujeitos dentro de uma perspectiva histórica e social, na busca e compreensão da própria construção do conhecimento, ou seja, saber o que pensam e como pensam. Dentro desta gestão de competências humanas, espera-se que o gestor tenha algumas competências específicas. Sobre essas competências, analise as opções a seguir:
I- Autoritarismo, compromisso, decisão e ética.
II- Competitividade, competência, ética e permissividade.
III- Seriedade, liderança, técnica e autoritarismo.
IV- Autoridade, responsabilidade, decisão, disciplina e iniciativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a opção I está correta.
	 c)
	Somente a opção IV está correta.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	4.
	O conselho de classe participativo é um espaço para reunir pessoas com intenções de propor melhorias para as ações educativas. Ele se constitui em algumas etapas. Sobre as etapas do conselho de classe, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pré-conselho.
II- Conselho de classe.
III- Pós-conselho.
(    ) Momento de reflexão e autocrítica, em que a equipe pedagógica, a partir da análise das atas do conselho de classe, pensará em como redimensionar a sua prática, considerando o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
(    ) Órgão colegiado de gestão, espaço de avaliação dos alunos, do trabalho pedagógico e do desempenho da própria instituição educacional. Contará com a presença do diretor da escola, coordenador pedagógico, professores, alunos e pais.
(    ) Consiste no diagnóstico, no levantamento de dados sobre o processo de ensino realizado pelo professor regente da turma e/ou coordenador pedagógico. A equipe gestora organiza um instrumento para registro das considerações, informações que serão apontadas pela turma.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - III - II.
	5.
	Os conselhos escolares seguem normas e são amparados pela legislação educacional. Eles apresentam algumas funções específicas. Quais são as principais funções atribuídas aos conselhos escolares?
	 a)
	Função deliberativa, mediadora, participativa e mobilizadora.
	 b)
	Função deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora.
	 c)
	Função deliberativa, fiscalizadora, participativa e mobilizadora.
	 d)
	Função consultiva, fiscalizadora, participativa e mobilizadora.
	6.
	Os conselhos escolares atuam amparados pela legislação educacional nacional e seguem normas que distinguem sobre funções deliberativas, consultivas, normativas, mediadoras, mobilizadoras e fiscalizadoras. Eles são órgãos deliberativos que auxiliam nos trabalhos desenvolvidos no cotidiano escolar. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Um conselho passa a ser formado por meio de uma assembleia de pessoas da comunidade.
PORQUE
II- A partir dos encontros realizados por esse grupo de pessoas, é possível conhecer a vontade e as necessidades da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	7.
	Para Lück (2005), uma das atribuições necessárias para o gestor da escola consiste na responsabilidade em relação a efetivação da política educacional do sistema e do desenvolvimento dos objetivos educacionais. Estes precisam ser organizados, dinamizados e coordenados para que infiram na qualidade do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido na escola. Desta forma, o gestor escolar passa a ser entendido como um líder, alguém que deve envolver a todos na organização de uma gestão participativa. Assinale a alternativa CORRETA que aponta as competências de liderança na gestão educacional:
FONTE: LÜCK, Heloisa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
	 a)
	Abrange formas de se conceber a escola como um pressuposto de mudança, inferindo na sua organização seus entendimentos de educação, na forma de julgar o que é necessário para o bom andamento da escola.
	 b)
	Consiste na liderança educacional baseado na flexibilidade e autonomia, acompanhando e apoiando as necessidades da comunidade, refletindo sobre os processos de avaliação que inferem sobre os processos de ensino e aprendizagem.
	 c)
	Considera como principal atribuição delegar suas funções para que a equipe o auxilie nos trabalhos, reduzindo seu tempo nas atividades burocráticas para que participe das importantes reuniões organizadas pelo mantenedor.
	 d)
	Seria na busca constante de conhecimentos para dividir coletivamente, principalmente na organização das formações continuadas propostas para os professores, no acompanhamento dos planejamentos, sobretudo nos planos de ensino.
	8.
	Existem muitos especialistas educacionais que funcionam como suporte aos demais docentes e gestores da instituição. Dentre os especialistas, destacamos o administrador, o orientador e o supervisor escolar. Com relação às atribuições do administrador escolar, analise as sentenças a seguir:
I- Este profissional cuida do planejamento anual da escola e do currículo.
II- Este profissional cuida apenas das questões pedagógicas.
III- Este profissional cuida apenas das questões administrativas.
IV- Este profissional atua junto aos docentes e discentes da instituição.
V- Este profissional cuida também dos estoques,equipamentos e mobiliário da escola.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	9.
	Na década de 1990, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, houve uma nova estrutura para a atuação da supervisão educacional. O supervisor educacional passou a contribuir na produção de novos conhecimentos, voltado para a coordenação do trabalho pedagógico. Considerando a função do supervisor educacional, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 fev. 2018.
	 a)
	Administrar e supervisionar se as leis do ensino estavam sendo cumpridas.
	 b)
	Manter a escola em ótimo estado de conservação.
	 c)
	Seguir as determinações rígidas, desconsiderando as diversidades existentes em cada região ou instituição.
	 d)
	Coordenar o trabalho pedagógico, como um líder responsável pela articulação dos conhecimentos e saberes dos professores.
	10.
	Um gestor escolar encontra-se diante de um conflito envolvendo dois professores. Sua postura é utilizar a estratégia de mediador. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a melhor forma de pôr em prática a qualidade de gestor mediador:
	 a)
	Resolver imediatamente o conflito, reunindo todo o corpo docente da escola.
	 b)
	Colocar "panos quentes" sobre o conflito, para que esfriem os ânimos, dizendo que resolverá mais tarde.
	 c)
	Distanciar-se do problema, pois não foi ele quem o criou.
	 d)
	Chamar os conflitantes para uma conversa aberta, em que ele participa mais como ouvinte, analisando a conversa e intervindo somente se for necessário.
	11.
	(ENADE, 2014) O Projeto Político-Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola. Considerando a elaboração do PPP, avalie as seguintes afirmações.
I- O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.
II- A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.
III- A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional.
É correto o que se afirma em:
FONTE: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G.(Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas-SP: Papirus, 1998 (adaptado).
	 a)
	I, apenas.
	 b)
	I, II e III.
	 c)
	I e II, apenas.
	 d)
	II e III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2017) Entendemos a educação não formal como aquela voltada para o ser humano como um todo, cidadão do mundo, homens e mulheres. Em hipótese alguma, ela substitui ou compete com a educação formal, escolar. Poderá ajudar na complementação dessa última, via programações específicas, que articulem escola e comunidade educativa localizada no território de entorno da escola. A educação não formal tem alguns de seus objetivos semelhantes aos da educação formal, como a formação de um cidadão pleno, mas ela tem também a possibilidade de desenvolver alguns objetivos que lhe são específicos, pela forma e pelos espaços onde se desenvolvem suas práticas, a exemplo de um conselho ou da participação em uma luta social contra as discriminações, por exemplo, e a favor das diferenças culturais. Considerando o tema apresentado e práticas inclusivas e democráticas de articulação escola-comunidade e movimentos sociais comunitários, avalie as afirmações a seguir, a respeito de ações realizadas pela escola e/ou por seus profissionais nesse contexto:
I- Identificar que objetivos da educação não formal estão sendo disseminados na comunidade e utilizá-los para complementar e aprimorar a prática educativa escolar.
II- Descentralizar o poder decisório, que, geralmente, se encontra nas mãos da equipe gestora, para que os membros da comunidade sejam protagonistas das decisões colegiadas.
III- Garantir a participação dos membros da comunidade nos órgão colegiados da escola, pois esses são os locais onde se entrecruzam necessidades advindas da prática da educação formal/escolar com as da educação não formal.
IV- Identificar e selecionar pais ou familiares que tem atuação política mais efetiva junto a movimentos sociais comunitários para que representem os demais.
É correto apenas o que afirma em:
FONTE: GOHN. M.G.. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas das escolas. Ensaio: aval. pol.  Publ. Educ. Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p.27-38, 2006 (adaptado).
	 a)
	I e II.
	 b)
	III e IV.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	I e IV.

Continue navegando