Buscar

Hipotensão Ortostática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hipotensão Ortostática – CAUSAS
Normalmente causado pelo estresse gravitacional, em que ao se levantar repentinamente faz com que o sangue (0,5 mL a 1 L) se acumule nas veias das pernas e do tórax. A diminuição subsequente do retorno venoso reduz o débito cardíaco e, assim, a PA. Em resposta, os barorreceptores no arco aórtico e no seio carótico ativam os reflexos autônomos para retornar a PA rapidamente ao normal. O sistema nervoso simpático aumenta a frequência cardíaca e a contratilidade, além de aumentar o tônus vasomotor dos vasos de capacitância.
Algumas outras causas de Hipotensão Postural também tem possíveis implicações na odontologia:
Administração e ingestão de medicamentos
Provavelmente a causa mais comum de hipotensão postural no consultório odontológico ocorre em resposta ao uso de medicamentos. Esses fármacos geralmente se enquadram nas categorias de anti-hipertensivos, especialmente os diuréticos depletores de sódio, bloqueadores do canal de cálcio e os agentes bloqueadores ganglionares; psicoterapêuticos (sedativos e tranquilizantes); opioides, anti-histamínicos; e levodopa, utilizado no controle de doença de Parkinson. Em geral, estes fármacos produzem hipotensão ortostática por diminuírem a habilidade do organismo de manter a pressão arterial (e consequentemente a perfusão cerebral adequada), em resposta ao aumento da influência da gravidade que ocorre quando o paciente se levanta rapidamente. 
Decúbito e convalescença prolongados
Pacientes confinados no leito por pelo menos 1 semana possuem um risco aumentado de desenvolverem hipotensão postural Exatamente por este motivo os pacientes hospitalizados são encorajados a caminhar assim que possível, após se submeterem a procedimentos cirúrgicos. Ainda que pacientes submetidos a tratamentos odontológicos não fiquem confinados por esse tempo todo, os pacientes podem permanecer em decúbito na cadeira odontológica durante tratamentos que podem durar 2 ou 3 horas. Nessas circunstâncias, a hipotensão postural pode se desenvolver.
Gravidez 
Pacientes gestantes podem demonstrar duas formas de hipotensão. Na primeira, a mulher experimenta hipotensão ortostática durante o primeiro trimestre. Isso geralmente ocorre quando ela se levanta da cama pela manhã, mas normalmente não volta a ocorrer durante o resto do dia.A segunda forma, conhecida como síndrome da hipotensão supina na gestante, ocorre no fim do terceiro trimestre se a mulher permanecer em posição supina por mais de 3 a 7 minutos.
Idade 
A incidência de hipotensão ortostá tica guarda uma relação direta com a idade do paciente, já que é comum em idosos e rara em crianças, com a prevalência variando entre 5 a 11% na meia idade a 30% ou mais no idoso.
Defeitos venosos nas pernas
 A hipotensão ortostática também tem sido notada em pacientes portadores de varizes ou outros defeitos circulatórios dos membros inferiores, devido ao acúmulo excessivo do sangue venoso nessa região.
Doença de Addison 
Hipotensão ortostática geralmente ocorre nos pacientes portadores de insuficiência adrenocortical crônica (é uma endocrinopatia potencialmente fatal caracterizada pela produção insuficiente de hormônios esteroides pelas glândulas adrenais).
Exaustão física e fome prolongada
 Quando uma síncope ocorre durante o período de exaustão física ou fome prolongada, a causa geralmente é a hipotensão ortostática. Tais causas são raras nos consultórios odontológicos. Ainda assim, os pacientes devem ser aconselhados a se alimentarem antes de suas consultas odontológicas, a fim de reduzir as possibilidades de hipotensão ortostática.
Referências:
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-cardiovasculares/sintomas-de-doen%C3%A7as-cardiovasculares/hipotens%C3%A3o-ortost%C3%A1tica
EMERGÊNCIAS médicas em odontologia. Porto Alegre Artes Médicas 2011
MALAMED, Stanley F. Emergências médicas em odontologia. Rio de Janeiro GEN Guanabara Koogan 2016
RIBEIRO, Francisco José Barata. Emergências médicas e suporte básico de vida em odontologia além do básico. Rio de Janeiro Santos 2014

Continue navegando