Buscar

Questões de revisão toxicologia

Prévia do material em texto

1.Quem realizou e como foi a divisão da primeira classificação dos venenos?
A primeira classificação dos venenos deve-se a Dioscorides, médico grego que trabalhava na corte com Nero imperador romano. A classificação realizada pelo médico consistia em dividir os venenos em: 
Animais: venenos de serpentes, sapos e salamandras. 
Vegetais: ópio, cicuta, acônito e digitalis
Minerais: Chumbo, arsênio, cobre e antimônio. 
2) Cite 3 objetivos da toxicologia.
- Melhorar a qualidade de vida e saúde. 
- Analisar novos substâncias e seus danos
- Auxiliar outras especialidades a resolver problemas correlatos a toxicologia, intoxicação, venenos, praguicidas. 
3) Escreva quem são os elementos básicos na toxicologia.
- O agente químico, capaz de produzir um efeito;
- O sistema biológico com o qual o agente químico irá interagir;
- O efeito resultante do agente químico com o sistema biológico. 
4) Conceitue e diferencie DE50 de DL50.
DL50 é a dose letal para 50% dos animais em experimento. 
DE50 é a dose eficaz do fármaco em 50% dos animais em experimento. 
5) O significa índice terapêutico?
É a dose efetiva esperada do fármaco. Esta relacionada com a DL50 e DE50, exemplo quanto maior o índice terapêutico maior a margem de segurança da droga. Pois ela indica a distância entre a dose letal mediana e a dose eficaz mediana. 
6) Escreva as fases de exposição a intoxicações.
A fase de exposição é a fase que superfície externa ou interna do organismo entra em contato com o toxicante. Nesta fase devemos considerar a dose e concentração do xenobiótico, via de administração, frequência e duração. 
7) Escreva os períodos de exposição às intoxicações.
 Os períodos de exposição a intoxicantes podem variar de acordo com quais xenobiótico o individuo é exposto. 
Podendo ocorrer efeitos instantâneos pelas vias inalantes, ou dérmica em casos de alergias ou irritações. Ou mais demorados cercas de horas quando nos referimos a fármacos/drogas. Dependendo a via qual é ingerida ou que estará em contato. 
8) Quais são as vias de exposição às intoxicações?
A via respiratória, dérmica, oral, parenteral em caso de uso de drogas ou medicamentos intravenoso. Todas essas vias podem ser consideradas de exposição a toxicantes pelo fato de introduzi-los em contato com o sangue e espalhar para os demais tecidos. 
9) Diferencie intoxicações de infecções alimentares.
Intoxicação: é geralmente mais branda assim que o toxicante entra no organismo o mesmo pode causar vomito, diarreia devido a ingestão da bactéria. 
Infecção: Já em casos de infecção além desses sintomas as fezes contem sangue e presença de febre. Uma infecção causada por Staphylococcus por exemplo pode causar morte. 
10) Cite as principais substâncias que podem estar presentes nos alimentos e causar intoxicações.
Bactérias e fungos. Intoxicação alimentar bacteriana é a causadora da maioria das intoxicações alimentares, bactérias originadas nos alimentos e suas toxinas são causa comum de gastrenterite, de um modo geral a recuperação é rápida em casos de intoxicação mais branda. Porém a listeriose, Salmonelose e botulismo são intoxicações graves com reações severas e podem levar a óbito. 
11) Diferencie glicoalcaloides, glicosídeos cianogênicos, aminas biogênicas e micotoxinas.
Glicoalcaloides: São compostos tóxicos naturalmente presentes em todas as espécies de batatas e podem estar envolvidos no mecanismo de defesa da planta contra insetos. Os principais Glicoalcaloides são: a-solanina e a-chocanina. Sua ação toxica ocorre sob a acetilcolinesterase afetando o SNC e outra sob as membranas celulares causando ruptura no TGI. 
Glicosídeos cianogênios: São encontrados em plantas cujo principio ativo é ácido cianídrico, também encontrados em cogumelos, fungos e bactérias. São encontrados em tubérculos como a mandioca. 
Aminas Biogênicas: São bases orgânicas de baixo peso molecular, é encontrada em diversos alimentos são produzidas por descarboxilação de aminoácidos, de promovidas por microrganismos. O consumo de alimentos em grandes quantidades com a presença de aminas biogênicas pode causar alergias, dificuldade de respirar, vomito e diarreia. Uma maneira de reduzir intoxicações é utilizar processo de radiação conhecido como radiolise. 
Micotoxinas: São substâncias toxicas também presentes em alimentos tais como: amendoim grãos e centeio, são substâncias estudas a partir de 1960 pelo fato de serem consideradas carcinogênicas. São produzidas durante o metabolismo secundários de fungos. Os principais fungos são Aspargillus, fusarium e penicillium. As aflatoxinas presentes no amendoim são consideradas grandes intoxicantes e no caso do centeio o aparecimento de ergotismo também são intoxicantes severos e podem causar morte. 
12) Diferencie risco e perigo.
Perigo é toda situação que pode trazer um risco com grande potencial de trazer danos ao ser humano, seja estar exposto a um determinado agente químico, superfícies quentes, chão escorregadio, operar uma máquina sob efeito de qualquer substância química. Já o risco está associado a exposição ao perigo, o risco depende do perigo, e pode ser controlado. 
13) De forma resumida, explique os processos toxicocinéticos (absorção, distribuição, acúmulo, biotransformação e excreção).
Para que ocorra a toxicocinética, (atuação do toxicante sob o organismo) deve-se ocorrer o primeiro contato seja ele por via respiratória, dérmica ou digestiva. Uma vez que o toxicante entra em contato com o organismo ocorre a absorção que será a passagem da sustância para a circulação, os agentes atravessam as barreiras e são transportados pelo sangue e pela linfa aos tecidos. A intensidade e duração do efeito tóxico irão depender da concentração alcançada nos sitos de ação. Logo após os órgãos mens irrigados tendem a acumular maiores quantidades do agente. Os mecanismos de defesa que buscam diminuir as quantidades do toxicante nos tecidos também tendem a diminuir o tempo de permanência no sitio de ação tornando-o mais hidrossolúvel para excreção. Os agentes tóxicos são excretados através de diferentes vias e na maioria das vezes sob forma de produtos hidrossolúveis após a biotransformação. A excreção pode ocorrer através de lagrimas, suor, leite. Fezes e urina. 
14) Escreva e explique os mecanismos toxico dinâmicos do organismo humano.
Os processos toxicodinâmicos estão relacionados a interação entre moléculas do toxicante e os sítios de ação específicos ou não dos órgãos e consequentemente o aparecimento de desequilíbrio homeostático. 
15) Diferencie reação adversa e intoxicação medicamentosa.
Reação adversa é um efeito causado por medicamento dentro da dose terapêutica não esperado e não intencional. Já a intoxicação medicamentosa está relacionada a superdosagem do fármaco, intencional ou não. 
16) Diferencie abuso e não abuso de drogas ou fármacos.
O abuso é caracterizado quando o sujeito apresenta prejuízos relacionados ao uso de alguma substância seja ela uma droga ilícita ou um fármaco, o indivíduo torna-se dependente causando prejuízos sociais, comportamentais e psicológicos. Já o não abuso podemos relacionar ao uso, porém que não traz prejuízos nenhum ao indivíduo, no caso de fármacos o uso somente quando prescrito por médico ou por necessidade, já no caso do uso de drogas podemos utilizar como exemplo o álcool no ditame popular “beber socialmente”. 
17) Explique o sistema de recompensa e sua relação com a dopamina.
A dopamina é produzida pela enzima DOPA-descarboxilase sobre o dopa. A ação da dopamina na fenda sináptica é terminada pela recaptação dos terminais nervosos ou pelas células da glia. A dependência de substâncias pode ser entendida como alterações cerebrais provocadas pela ação direto do uso prolongado de drogas de abuso. Essas alterações são influenciadas por aspectos sociais, culturais, educacionais, comportamentais e genéticos. As mesmas regiões do cérebro que podem provocar a auto estimulação podem ser ativadas pelo uso de drogas, portanto a via mesolimbica e mesocortical são as principais envolvidas em processos de recompensa e prazer. Cada drogade abuso tem seu mecanismo de ação particular, mas todas elas atuam, direta ou indiretamente, aliviando a mesma região do cérebro. Explico: Quando nos deparamos com um estimulo prazeroso nosso cérebro lança um sinal o aumento de dopamina, que é um importante neurotransmissor do SNC. Exemplo a cocaína aparentemente produz seus efeitos psicotrópicos inibindo a TDA, resultando no aumento de dopamina na fenda, a anfetamina também age por esse sistema assim como a noradrenalina. 
18) Escreva o/os principais efeitos e/ou sintomas dos fármacos e drogas abaixo
	
	
	Opiaceos e opioides 
	Opiáceos são substâncias naturais contidas no ópio como a morfina, codeína e tebaína, incluindo alguns derivados sintéticos como a heroína, hidromorfona, oxicodona e hidrocodona. As doses utilizadas por usuários são ilegais e uso crônico desenvolve tolerância seus principais efeitos no organismo são: compulsão, agitação, ansiedade, perda de apetite, insônia, síndrome de abstinência, hipertensão. 
	Psicoestimulantes – Cocaína e anfetamina
	A cocaína e a anfetamina são drogas de abuso. Atuam por mecanismos distintos no SNC, que resultam na disponibilidade de monoaminas na fenda. Essas drogas geralmente causam euforia, aumento de energia, estado de alerta e intensa emotividade. 
	Depressores do SNC – Barbitúricos e benzodiazepínicos 
	As drogas depressoras aumentam a disponibilidade de GABA ou potencializam a inibição GABAérgica. Hiperatividade, choro excessivo, tremores, vômitos, náuseas e sudorese. 
	Etanol
	O etanol é uma droga depressora, porém possui dois efeitos predominantes: O efeito euforizante que ativa o sistema mesolimbico-dopaminérgico nesta situação o etanol libera endorfinas, E o efeito depressor que aumenta o efeito GABA que reduz os níveis excitatórios. O álcool possui efeitos tóxicos no organismo que causam dependência, cirrose hepática, falta de atenção perda da consciência e problemas gastrointestinais. 
 
	Inalantes
	Solventes orgânicos são substâncias altamente voláteis e muito utilizadas como drogas de abuso. Seus efeitos de embriaguez e euforia somadas ao baixo custo e facilidade de acesso são grandes atrativos para esta categoria de drogas. O inalante mais conhecido e utilizado na América Latina é o Lança perfume que apresenta vários solventes em sua composição: Cloreto de etila, éter, clorofórmio. Seus principais efeitos são alucinações sonolência descoordenação motora, diminuição dos reflexos, cefaleia. Em casos de usos intensos e repetitivos podem causar parada cardiorrespiratória. 
	Tabaco
	A nicotina é uma das 4.200 substâncias presentes no cigarro, que está relacionada a dependência. Está droga não está associada como as demais com efeitos alucinógenos ou qualquer coisa semelhante, porém seus efeitos nos órgãos acometidos pela inalação da fumaça são severos podendo desencadear câncer de pulmão, boca além de desenvolver doenças crônicas como asma. A pessoa fumante, desenvolve também severos problemas respiratórios. 
	Cannabis
	A via de uso mais comum é a fumada, consequentemente também acaba por gerar danos ao pulmão. O efeito é notado cerca de 10 a 5 minutos os primeiros efeitos são sensação de bem estar, euforia, relaxamento, sonolência, e aumento do apetite. Porém os danos posteriores estão inclusos: demência, perda da memória recente (pessoas torna-se esquecida), capacidade mental e cognitiva diminuída, dores de garganta, bronquite, asma, dependência. 
	Psicodélicos alucinógenos – LSD – Cicloexilperidina – Anticolinérgicos
 
	O LSD é uma das substâncias químicas mais potentes que altera o humor. É obtido a partir do ácido lisérgico que se encontra em um fungo que desenvolve no centeio e em outros grãos. As drogas sintéticas são produzidas em laboratórios clandestinos. Seus principais efeitos são: alucinações, perda total da realidade, tendencia a suicido além de dependência, pelo fato de ser uma droga altamente potente seu efeito no organismo pode durar até 12 horas. 
Cicloexilperidina 
Anticolinérgicos são plantas de gênero datura (cartucho, trombeta, saia-branca, etc), são plantas ornamentais que produzem substâncias como atropina e escopolamina. Essas plantas podem ser encontradas em diversas regiões. Elas bloqueiam o neurotransmissor onde age a acetilcolina, chamados de muscarínicos. Seus efeitos como a pupila dilatada ocorre devido a esse tipo de mecanismo. Causam além de midríase, alucinações e visões desagradáveis, como cenas de animais, plantas e cadáveres. 
	Plantas alucinógenas e cogumelos alucinógenos 
	Os cogumelos mais perigosos são do gênero amanita, conhecido como anjo da morte. Seu uso causa alucinações e também são utilizados em diversos rituais religiosos. 
As plantas alucinógenas não alteram em demasia as funções fisiológicas como as outras drogas, porém seu uso é muito perigoso, pode causar perturbações, pois quando usadas em rituais tem o intuito de fazer com que o usuário viaje para um universo paralelo. As plantas e drogas alucinógenas podem causar algumas reações psíquicas como: 
Ouvir sons, cores brilhantes, visões terrificantes, sensação de morte, delírios, vomito, midríase e taquicardia. 
Plantas alucinógenas: Jurema, datura, mescalina, erva dos sonhos, ayahuasca, peyote, artemísia, além dos cogumelos alucinógenos.

Continue navegando