Buscar

Atividade 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 10 - Processos Psicológicos Básicos
Questão 01 - Myers (2015) discute a relação entre linguagem e pensamento e diz (p. 281) “Para pensar sobre os incontáveis eventos, objetos e pessoas em nosso mundo, nós simplificamos as coisas. Formamos conceitos – agrupamentos mentais de objetos, eventos e pessoas semelhantes”. Considerando o processo básico da linguagem e de sua função evolutiva, observe as afirmativas e separe as verdadeiras.
I – O uso de conceitos ou de nomeação é processo inerente da linguagem.
II – O processo de linguagem possibilita acelerar o processo de solução de problemas e até do desenvolvimento de criatividade.
III – A criatividade não está relacionada com a linguagem pois é um processo inato/incondicionado.
IV – O uso de conceitos como “enquadramento”, “quadros relacionais” ou “equivalência de estímulos” referem-se à pesquisa em linguagem.
V – A linguagem e a comunicação podem acelerar a velocidade do aprendizado.
São verdadeiras:
a) I, II, III e V.
b) II, III e V.
c) I, II, IV e V.
d) II, III e IV.
e) Todas as opções. 
Questão 02 - De acordo com os estudos realizados sobre pensamento e linguagem, marque a alternativa que melhor defina o conceito de solução de problemas e tomada de decisões:
 
a) 	A resolução de problemas consiste na atividade cognitiva que envolve o reconhecimento do problema e a estratégia utilizada para a solução e já a tomada de decisões é a seleção de opções e a escolha da qual será utilizada;
b) A resolução de problemas consiste na seleção de opções e escolha da qual será utilizada e já a tomada de decisões é uma atividade totalmente cognitiva que envolve o reconhecimento do problema e a estratégia utilizada para a solução dos problemas;
c) A resolução de problemas é uma atividade exclusiva da percepção que envolve elementos da imaginação para diagnosticar problemas e já a tomada de decisão envolve de forma assertiva o método para a tomada de decisão;
d) Ambas consistem no exercício da atividade que envolve a memória que busca tomar decisões para solucionar problemas, na adoção de estratégias para alcançar tal objetivo.
Questão 03 – Na concepção cognitivista, a psicopatologia será sempre considerada o resultado de crenças excessivamente disfuncionais ou de pensamentos demasiadamente distorcidos que, em atividade, teriam a faculdade de influenciar o humor e o comportamento do indivíduo, enviesando sua percepção da realidade (Beck e Freeman, 1993). Por isso, sua identificação e posterior modificação são elementos centrais para o tratamento, capaz de promover, segundo essa teoria, a redução dos sintomas. Sobre o texto acima, observe as afirmações abaixo e discorra sobre quão precisas elas são. Em seguida, exemplifique.
 
 I. De caráter invasivo e imediato, os pensamentos negativos automáticos (PNA) têm o poder de transformar a interpretação das experiências de uma pessoa e, constituindo-se de uma poderosa lente explicativa, afetam significativamente seu comportamento, gerando os conhecidos sintomas.
 II. Uma estrutura cognitiva fica povoada pelas avaliações viciadas de significado, levando o indivíduo a se comportar de maneira ilógica e irracional ou, pouco atualizada, oferecendo condições para os transtornos de personalidade que se estabelecem.
 
Considerando todas as discussões sobre a personalidade, não só na perspectiva cognitiva ou comportamental, observe as afirmativas abaixo e discorra sobre quão precisas elas são. 
Nossos pensamentos condicionam o modo como nos sentimos e influenciam a maneira como agimos. Em nossa perspectiva de avaliação da situação influencia como vamos interpretar e faz com que a vivamos de uma forma ou de outra a um nível emocional. 
	Assim sendo, é preciso aprender a identificar pensamentos negativos automáticos. Ou seja, aqueles que não se ajustam à situação e provocam emoções muito intensas, duradouras e/ou recorrentes em relação ao que realmente está acontecendo conosco. Esses tipos de cognições estão relacionadas ao modo que influenciam o mal-estar emocional: as crenças irracionais e os vieses cognitivos.
	Para isso, temos que localizá-los o mais rápido possível. Não é fácil, mas é possível. A ideia é aprender a equilibrar o que pensamos, a tomar perspectiva e a duvidar se as coisas são verdadeiras, ou seja, devemos aprender a ser realistas. 
Para entender onde chega a influência desses pensamentos aparentemente inofensivos, vamos ver um exemplo. Após uma reunião, um colega nos diz: “Gostei de como você se apresentou na reunião, embora parecesse estar um pouco nervoso”. Pode ser que, diante desta situação, pensemos “Oh minha nossa, eu sou o pior, eles vão pensar que eu sou um desastre… Eu sempre faço tudo errado
Questão 04 – Nosso funcionamento psicológico é derivado de processos inatos e também de processos de experiência. Um dos processos psicológicos amplamente descrito é a memória. Apesar de algumas diferenças na descrição da memória, alguns de seus processos são muito facilmente encontrados na literatura de ciência psicológica. Nomeie e descreva os processos aprendidos em aula. 
Para lembrar algum processo, necessitamos levar a informação até o cérebro (codificar), depois reter a informação (armazenar) e posteriormente, resgatá-la (recuperar). Nossa memória se forma em três estágios. Em primeiro lugar temos a memória sensorial passageira que são as informações que lembramos. Em segundo lugar, temos a memória de curto prazo, onde ela é codificada pela reiteração. E por último, as informações vão para a memória de longo prazo. Quando processamos as informações para armazenamento, vários tipos de codificação podem ajudar, tais como, a visual, acústica e semântica.
	Podemos observar que a organização favorece a memorização quando organizamos as palavras ou conceitos em grupos hierárquicos, lembramos mais facilmente do que quando são apresentados aleatoriamente.Nós temos a memória implícita (memória não declarativa, sem lembrança consciente, processada por outras áreas do cérebro) e memória explícita (memória declarativa, processada no hipocampo, fatos de conhecimento geral)

Outros materiais