Buscar

DE ACORDO COM O TRECHO DO ARTIGO, DISCORRE SOBRE ESTE, ASSIMILANDO-O COM OS ASSUNTOS PONTUADOS EM INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA.

Prévia do material em texto

DE ACORDO COM O TRECHO DO ARTIGO, DISCORRE SOBRE ESTE, ASSIMILANDO-O COM OS ASSUNTOS PONTUADOS EM INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA.
A religião influi diretamente no caráter e no modo de vida das pessoas, já que ela possui suas condutas e o indivíduo que se converter a ela, deve seguir seus mandamentos. A religião é um órgão importante na sociedade desde sempre, e teve muita influência no passado e segue até os tempos atuais. Influenciada pela cultura, permite conhecer o local onde as pessoas vivem e seus valores. Permite maior conhecimento da cultura, envolvendo uma determinada sociedade, e até mesmo uma grande parte dela, principalmente sua ética.
As experiências de uma pessoa com um grupo ou diversos grupos entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que os afeta, e não os acontecimentos em si.
Segundo Sternberg (2010), as representações (os opcionais) são constituídas por crenças e esquemas que se desenvolvem e se diferenciam a partir da interação com o meio. Logo, as experiências pessoais de convívio com outros indivíduos e instituições sociais darão a tônica de desenvolvimento e comportamento humano. Para a Teoria Cognitiva a personalidade será constituída pelos traços básicos e “secundários” (os opcionais), que serão a base para a codificação, categorização e avaliação das experiências ao longo da vida. 
	Percebe-se que é uma manifestação de um dado local, dentro de um território específico, em um dado tempo que pode ser econômico, social, histórico etc. A religião desenvolve uma ideia de espaço onde a manifestação de Deus acontece, mostrando como deve ser o seu espaço sagrado dando qualidades culturais.
	“A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem, seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos. Ela se coloca como luz que ilumina as atitudes humanas em busca do Eterno, e não há religião em que esse eterno seja a destruição. Esclarece-se que esse caminho é ético, se bem fundamentado, permite entender o caminho que aquela sociedade está seguindo para se realizar como sociedade em busca da garantir a realização dos indivíduos que fazem parte dela.”
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MORENO, BRUNO STRAMANDINOLI. APOSTILA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA. Teoria Cognitiva. Aula 07, págs. 41 à 44. Faculdade Católica Paulista Abr.2021. Disponível em: https://ucaead.instructure.com/courses/7445/files/170337?module_item_id=77177. Acesso em. 30 abr. 2021.
BRASIL, ANGELA MARIA. Religião e psicologia: a influência do mundo científico sobre as crenças religiosas em estudantes de psicologia. Site RBHR Setembro 2009. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/article/view/30155. Acesso em. 27 abr. 2021.
BERNARDI, CLACIR JOSÉ; CASTILHO, MARIA AUGUSTA. A religiosidade como elemento do desenvolvimento humano. Site SCIELO Out./Dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-70122016000400745#:~:text=A%20religi%C3%A3o%20permite%20conhecer%20o,sociedade%2C%20principalmente%20seus%20valores%20%C3%A9ticos. Acesso em. 30 abr. 2021.

Continue navegando