Buscar

Estudo de caso Grupo Tramontina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PROFESSORA: MARIA ELENA LEON 
Estudo de caso – GRUPO TRAMONTINA
A Tramontina iniciou suas atividades em 1911 quando Valentin Tramontina, natural de Santa Bárbara - Rio Grande do Sul, chegou a cidade de Carlos Barbora - RS e teve a iniciativa de montar seu próprio negócio. Assim nasceu a ferraria Tramontina e em 1925, o senhor Valentim iniciou a produção artesanal de canivetes com cabo de osso. Este foi o ponto principal para iniciar as atividades no ramo de cutelaria. 
Valentin Tramontina faleceu em 1939, aos 46 anos, e sua viúva Elisa De Cecco Tramontina continuou com as atividades da empresa. Após quatro anos de trabalhos investidos em tecnologia, iniciou o processo de mecanização da empresa através da aquisição de uma máquina de prensagem excêntrica, processo até então feito manualmente. Em 1949, Elisa passa a administração da empresa para seu filho Ivo Tramontina que executa sua função juntamente com Ruy J. Scomazzon. Após uma década do final da Segunda Guerra Mundial, inicia-se o processo de laminação do aço e a compra das primeiras máquinas esmerilhadoras. Elisa De Cecco Tramontina falece em 1961, e em 1966 a organização amplia seus negócios para o mercado internacional realizando sua primeira exportação para o Chile.
Atualmente o Grupo Tramontina S.A. é considerado referência na fabricação e venda de produtos do ramo de cutelaria e ferragens. Possui dez unidades fabris, seis centros de distribuição e quatro escritórios regionais de vendas. A diversidade e a qualidade dos produtos Tramontina deram a oportunidade à empresa de posicionar-se globalmente. Desta forma, a Tramontina tornou-se uma das empresas brasileiras que mais exporta. Presente, hoje, em mais de 120 países, conta com unidades no exterior para oferecer um trabalho eficiente e atender prontamente as diferentes necessidades dos clientes no mundo todo. 
Em 2017, o grupo Tramontina investiu cerca de $ 25 milhões na duplicação de seu centro de distribuição (CD) em São Paulo “para melhorar o atendimento das redes varejistas e dos grandes compradores nacionais”, segundo o presidente da empresa. O CD paulista foi mais um reforço na distribuição dos produtos da Tramontina, que somam 14 mil itens diferentes e veem de 10 fábricas, com 5 mil trabalhadores, localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul (oito), Pará e Pernambuco.
A área construída das fábricas ultrapassa os 500 mil m2, onde se produzem 42 milhões de peças por mês. “Por todo esse volume de peças produzidas, a logística de distribuição é vital para o nosso sucesso”, destaca o diretor comercial da unidade de Farroupilha (RS). No mercado nacional, a Tramontina tem CDs nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Bahia, Pernambuco e Pará. Eles atendem suas respectivas regiões e, em alguns casos, compradores de países sul-americanos.
Os estoques garantem, em média, a demanda de dois meses e meio. “Mantemos esses estoques para que nossos clientes não tenham estoques”. Boa parte dos clientes tem a segurança de atendimento de suas necessidades de produtos em, no máximo, 48 horas, pois contamos com nosso Sistema Integrado de Gestão.
Os 14 mil itens produzidos dividem-se em linhas de utilidade doméstica, ferramentas, materiais elétricos, moveis de madeira ou plástico e pecas especiais sob encomenda para o segmento agrícola, elétrico e industrial.
Ao diversificar tanto a sua produção, o grupo Tramontina cresceu sem um foco específico de atuação. “Isso acabou acontecendo pela nossa política de administração descentralizada, que valoriza, em primeiro lugar, nossos talentos e suas ideias. Todos os produtos têm a nossa marca. Por isso, precisam ter ótima qualidade. Uma ideia, seja de quem for na empresa, é recebida pela direção de determinada unidade fabril e levada, depois de passar por uma triagem, para a reunião de conselho de administração, da qual participam os acionistas do grupo e os executivos de cada fábrica. Se a ideia receber aprovação, é executada prontamente.”
Os produtos da empresa são negociados no Brasil pelo nosso recurso humano composto por cerca de 600 vendedores especializados em linhas de produtos.
Os negócios do grupo vão muito além das fronteiras brasileiras. A Tramontina também mantêm CDs na Colômbia, Chile, México, Estados Unidos e Alemanha.
A exportação representa $ 30 milhões/ mês do faturamento do segmento de cutelaria da Tramontina. As vendas externas de panelas, baixelas e colheres em aço inox são responsáveis por $ 18 milhões/mês do faturamento da divisão.
INSTRUÇÕES:
Leia o texto: “ ESTUDO DE CASO – GRUPO TRAMONTINA”. Analise e discuta em grupo. Posteriormente, responda as seguintes questões: 
1. Qual é a importância da administração de materiais para uma empresa como a
Tramontina?
2. Identifiquem no texto dois recursos que são mencionados. Explique de forma ampla como eles geram valor para a empresa?
· As respostas devem ser digitadas e postadas no SIGAA. (Uma única resposta por grupo) 
· Não esqueça de colocar o nome completo DE TODOS os integrantes do Grupo. 
· Nomeie uma pessoa para ser a líder do grupo e se responsabilizar por postar a resposta do grupo. Pode ser em doc ou pdf. 
· Verifique no SIGAA a data em que esta atividade abre e fecha . 
 Qualquer dúvida entrar em contato: Professora Maria Elena Leon Olave, 
e-mail: mleonolave@academico.ufs.br.

Continue navegando