Buscar

EXERCICIO O texto dramático linguagem e estrutura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCICIO PARTE 2 A O texto dramático: linguagem e estrutura
SUMARÉ
1.O gênero dramático pode ser entendido como uma forma literária bastante peculiar. Isso, porque, além dos recursos expressivos da linguagem, há aspectos extratextuais que complementam a significação e a compreensão da obra, envolvendo outras formas de apropriação que vão além da leitura propriamente. Assinale a opção que contém uma definição CORRETA de gênero dramático
A. É uma produção dialógica que visa à leitura individual e reflexiva.
B. É uma forma literária que se realiza plenamente na apresentação cênica.
C. Contém a mesma estrutura de outras formas narrativas: tempo, espaço e personagens, que se constroem pela mediação do narrador.
D. Assim como os grandes textos épicos, a estrutura narrativa se organiza em versos.
E. Tal como o estilo lírico, busca expressar a alma humana por meio de uma sinergia entre o sujeito e o mundo recordado.
2. Além das falas das personagens, há outros recursos próprios do texto dramático que complementam a história e ajudam a contextualizar as ações das personagens. Salvatore D´Onofrio (2001, p. 132) diz que: “A função reflexiva do coro é substituída nas obras dramáticas em língua moderna pelas diversas personagens que, volta e meia, tecem considerações sobre o que está acontecendo”.Um dos recursos para esse tipo de manifestação das personagens é:
A. a rubrica.
B. a cenografia.
C. a máscara.
D. o aparte.
E. o narrador.
3. Considere o trecho a seguir, retirado da tragédia Édipo Rei, de Sófocles (1999, p. 18). Nela, o reino de Édipo é ameaçado por pestes e doenças. O adivinho diz que há um responsável por esse castigo dos deuses. Édipo, então, busca descobrir quem é o responsável pelas desgraças que se abateram sobre Tebas. Mal sabia que era ele o causador desses males.
“ÉDIPO: Rogo aos céus que o criminoso, que tenha agido a sós, sem se trair, ou com cúmplices, tenha uma vida sem alegria [...] (Édipo desce em direção ao coro. Num tom mais familiar, mas que se anima e se amplia aos poucos). Sim, ainda que não tivésseis recebido esse aviso dos deuses, não seria decente para vós tolerar semelhante mácula.”
Acerca da marcação em itálico, é correto afirmar que:
A. É importante apenas quando a peça for encenada, para compor o cenário. No caso da leitura do texto, pouco tem a contribuir para a sua compreensão.
B. Evidencia as falas do corifeu, o líder do coro, descrevendo o que se passa na cena.
C. Demonstra a composição coletiva de um texto dramático, pois são marcas feitas pelo diretor de cena, para dar concretude ao texto escrito pelo dramaturgo.
D. É definida como aparte, em que a personagem, ao mesmo tempo em que fala aos seus interlocutores, dialoga com o público, descrevendo seus atos.
E. Corresponde à rubrica, uma orientação de cena destinada ao diretor, para que possa dispor os atores em cena e facilitar o processo de atuação, tornando o espetáculo o mais próximo possível daquilo que foi pensado pelo autor.
4. Considerando a relação do gênero dramático com os demais gêneros literários, percebe-se que há aspectos comuns a todos, como, por exemplo, a preocupação estética com a linguagem e o caráter ficcional. Por outro lado, há características próprias a cada um. O trecho a seguir estabelece uma relação entre os gêneros em prosa, em verso e o drama, segundo Anatol Rosenfeld (2008, p. 27).
“Na ____________, pois, concebida como idealmente pura, não há a oposição sujeito-objeto. O sujeito como que abarca o mundo, a alma cantante ocupa, por assim dizer, todo o campo. Na ____________, verifica-se a oposição sujeito-objeto. Ambos não se confundem. Na ____________, desaparece de novo a oposição sujeito-objeto. [...] Agora o mundo se apresenta como se estivesse autônomo, absoluto.”
A sequência que preenche corretamente a citação é:
A. dramática – lírica – épica
B. lírica – dramática – épica
C. lírica – épica – dramática
D. épica – dramática – lírica
E. épica – lírica – dramática
5. Comparando-se a linguagem do texto dramático com a de um texto narrativo, como um romance ou um conto, por exemplo, percebe-se que, no primeiro caso, há uma vivacidade na construção das falas, em geral curtas, na medida em que o texto dramático é escrito com vistas à encenação. Logo, a organização das palavras deve prever isso. Os sentidos do gênero dramático não se encerram na sequência de frases e palavras, pois:​​​​​​​
A. elementos como gesto, tom de voz, tempo de fala e outras intervenções do ator em cena contribuem para a plenitude dos sentidos.
B. falta um elemento organizador, que é a figura do narrador, indispensável em qualquer gênero narrativo.
C. cabe ao leitor imaginar como seriam as personagens e como se comportam, tornando-se, assim, o elemento final na cadeia do texto dramático.
D. são uma construção coletiva. O autor, com vistas à encenação, depende das orientações do diretor para completar o texto e compor as personagens.
E. os diálogos são continuamente adaptados pelo diretor. Nesse sentido, o texto dramático não contém a mesma fixação escrita de um romance ou conto, pois a linguagem, necessariamente, será alterada.

Outros materiais

Outros materiais