Buscar

Contextualizada de Psicomotricidade AOL 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA DE PSCICOMOTRICIDADE AOL 5
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. (S.B.P.1999) Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
No âmbito da matriz teórica da psicomotricidade, o psiquismo é entendido, concebido e compreendido como sendo composto pelo funcionamento mental total, isto é, pelas sensações, percepções, emoções, fantasmas, representações, projeções e condutas relacionais e sociais. Cabem nesta concepção dinâmica, corporalizada e actuante do psiquismo, todos os processos cognitivos que integram, processam, planificam, regulam e executam a motricidade, como uma resposta adaptativa intencional e inteligível exclusiva da espécie humana.
O principal objetivo é buscar nos processos de crescimento, de desenvolvimento e de aprendizagem motora do ser humano uma fundamentação para outro olhar sobre a educação. Olhar a educação não como transmissora de conhecimento e sim um estudo do ser humano global.
Com o desenvolvimento e as descobertas da neurofisiologia, começa a constatar se que há diferentes disfunções graves sem que o cérebro esteja lesionado ou sem que a lesão esteja claramente localizada. São descobertos distúrbios da atividade gestual, da atividade prática. Portanto, o "esquema anátomo-clínico" que determinava para cada sintoma sua correspondente lesão focal já não podia explicar alguns fenômenos patológicos
Fundada numa visão global do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial
De tal modo, atividades com crianças na educação infantil fundam-se na incitação e desenvolvimento desse desenho corporal astuto, onde a criança, aos poucos, organiza seu mundo a partir da inteligência do seu próprio eu físico. Em termos normativos, a atividade é amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 2017).
Segundo ROCHA, NETO (2012), ensinar a pessoa utilizar o próprio corpo como ferramenta a ser descoberta e a ser desenvolvida, é muito importante para a aquisição de novas habilidades escolares, mas sempre respeitando e enfatizando aos alunos de que todos, inclusive os próprios, possuem limites. Nos planos pedagógicos voltados ao ensino, o professor deve conhecer sobre a psicomotricidade e seus elementos básicos, e desenvolver tarefas que trabalhem com o corpo e seus sentidos.
Referências 
ALBUQUERQUE, Renan, Isaías dos Santos da Cunha, and Hugo Levy da Silva de Melo. "A PSICOMOTRICIDADE ENQUANTO INSTRUMENTALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL."
ALVES, Ricardo CS. "Psicomotricidade I." Rio de Janeiro (2007).
BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB [recurso eletrônico]: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 14. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. – (Série legislação; n. 263 PDF)
FONSECA, Vitor da. "Psicomotricidade: uma visão pessoal." Construção psicopedagógica 18.17 (2010): 42-52.
ROCHA, Juliana Carla; NETO Nelson Zagato. Psicomotricidade: Estimulação das Habilidades Motoras, Cognitivas e Sócio Afetivo- Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – 2012.
OLIVEIRA, Carolina Maurício de. "ASPECTOS RELEVANTES DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL." AUTÊNTICOS: 67.

Continue navegando