Buscar

Resenha crítica de texto - A escola como espaço sócio-cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha crítica de texto – A escola como espaço sócio-cultural
Este texto apresenta a importância da escola como espaço sócio-cultural, superando assim, o modelo da escola “tradicional”. Nesse sentido, percebe-se a necessidade da instituição ir além da transmissão de conteúdo, em busca do desenvolvimento desses alunos em sujeitos sociais. Com isso, são apresentados quais os fatores existentes nas escolas que impedem que os estudantes tenham um maior crescimento social.
O modelo escolar tradicional é algo bastante antigo, a disposição dos alunos e professores, a relação entre eles, são coisas que existe há algum tempo e são realizadas poucas mudanças em relação a isso. A organização rígida e hierarquizada da escola, não permite a interação entre os sujeitos, além de cada um ter bem definido sua função, o professor passa o conteúdo e o estudante deve ficar sentado, quieto, recebendo toda aquela informação. 
Sendo assim, o modelo escolar tradicional não vê a subjetividade do aluno, todos são tratados da mesma forma do ponto de vista cognitivo, com isso transforma toda essa experiência escolar em busca por resultados e não por vivências e relações sociais. Além do mais, essa visão uniforme sobre os alunos, pode dar espaço a desigualdade e injustiças sociais, visto que não ‘permitem’ a constituição dos alunos como sujeitos que podem ter diferentes valores, projetos, etc. Desse modo, a instituição escolar sendo apenas um lugar de transmissão de informações, priva os alunos de experiências que o auxiliam na construção de um sujeito social.
Em relação ao modelo escolar sócio-cultural, é permitido que o aluno tenha vivências que o constitui indivíduos concretos e que não seja um local de disciplinação. Além de não privilegiar apenas a transmissão de conteúdo, mas buscar dar um sentido para o que é estudado, assim, o conhecimento deixa de ser apenas um produto e é visto como algo que tenha alguma coerência para o estudante. Dessa forma, é necessário ver o aluno em sua totalidade, é preciso conhecê-lo, compreende-lo e assim buscar formas que a aprendizagem pode se efetivar. 
Com isso, a necessidade dessa transformação nas escolas não se dá apenas por buscar melhores notas e resultados, vai além disso, permite que o aluno vivencie a sua juventude, as experiências que existem nessa época, que apoie e ajude nos seus projetos de vida. É afirmado que “são as relações sociais que verdadeiramente educam, isto é, formam, produzem os indivíduos em suas realidades singulares e mais profundas” (Dayrell, 1996), ou seja, através das relações sociais que os indivíduos são produzidos, dessa forma, percebe-se a importância de permitir o jovem ser jovem, de permitir a interação com os seus, e não reprimi-lo, como é realizado nas escolas. 
Logo, a importância de um psicólogo no ambiente escolar, está ligada a permitir que essa mudança ocorra, a olhar esses alunos na sua subjetividade e auxilia-los em suas demandas individuais. É importante que esses estudantes estejam amparados nessa transição para o mundo adulto e, a escola deve ser um dos principais locais que o auxilie nesse momento. Com a possibilidade de uma escola como espaço sócio-cultural, permite uma troca de experiências que pode fazer a diferença no desenvolvimento como um sujeito social.
Em suma, é preciso que a escola seja um local de formação ampla do aluno e não apenas didática, que ele tenha acesso não apenas ao conhecimento, mas também a relações sociais, experiências e em tudo que pode ajudar no desenvolvimento subjetivo do aluno, assim como, no desenvolvimento de habilidades que permita aprimorar sua vida social. Dessa formal, apenas a transmissão de conhecimentos que é realizada nas escolas tradicionais, não é o suficiente para o crescimento do aluno como ser social, é preciso ir além. 
Por fim, esse texto fez muito sentido para mim, visto que, a maior parte da minha vida escolar, foi em um local em que em muitos momentos incentivavam a relação com os outros alunos, e até mesmo com os professores e isso fez muita diferença para mim, por sempre ser uma pessoa tímida, essas vivências me ajudara a ‘me soltar’ um pouco, expressar meu ponto de vista e opinião. Assim como, pude visualizar de uma forma mais concreta a importância do psicólogo no âmbito escolar, ver que pode ajudar a transformar em um local de desenvolvimento social e principalmente, que pode mudar o olhar da escola em relação aos alunos, passando assim, a vê-los como sujeitos singulares e não de forma uniforme.
Referência:
Dayrell, J. (1996). A escola como espaço sócio-cultural. In Dayrell, J. (Org). Múltiplos olhares sobre Educação e Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMT, p. 136-161.

Continue navegando

Outros materiais