Buscar

Aap-2 Cartografia e Geoprocessamento Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aap2 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
1 ) Comparado aos mapas, o SIG possui a vantagem do armazenamento de dados em um banco georreferenciado. Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são importantes tecnologias dentre as diversas incluídas no Geoprocessamento. Os sistemas de informações são utilizados para manipular, sintetizar, pesquisar, editar e visualizar informações, geralmente armazenadas em bases de dados computacionais. Observe a figura a seguir que apresenta a estrutura de um SIG.
Figura: Estrutura de um SIG. Fonte: <http://personales.upv.es/jpalomav/cursos/gvsig/gvsig_1_11/lib/NewItem459.png> (Adaptado).
 
Avalie as afirmativas referentes aos SIGs.
I. Permitem compilação, manipulação, armazenamento e atualização de dados digitais, gestão e troca de dados, aquisição, verificação, analise e apresentação de informações digitais.
II. Com o SIG podemos produzir muitos produtos úteis a partir de uma única fonte de dados.
III. Um SIG inclui apenas o hardware e software para a produção de mapas georreferenciados.
IV. O SIG possui os dispositivos usados para inserir e criar produtos de mapas, juntamente com os sistemas de comunicação necessários para vincular vários elementos.Todas essas funções são aplicações de um SIG para se formar o seu banco de dados geográficos.
V. Todos esses dados em um SIG são georreferenciados, ou seja, vinculados a um local específico em uma superfície na Terra por meio de um sistema de coordenadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a opção correta: 
Alternativas:
c) Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.  Alternativa assinalada
2) Um SIG inclui não apenas o hardware e software, mas também os dispositivos usados para inserir e criar produtos de mapas, juntamente com os sistemas de comunicação necessários para vincular vários elementos. Todas essas funções são aplicações de um SIG para se formar o seu banco de dados geográficos. E todos esses dados em um SIG são georreferenciados, ou seja, vinculados a um local específico em uma superfície na Terra por meio de um sistema de coordenadas. Observe as afirmativas a seguir referentes a dados geográficos e espaciais e assinale V para verdadeiro e F para falso:
(   ) Dados espaciais são definidos como qualquer tipo de dado que representa fenômenos relacionados a uma localização espacial qualquer.
(   ) Dados geográficos são definidos como qualquer dado espacial que está associado a uma posição na superfície da Terra em algum momento ou período.
(   ) Um elemento que possui uma coordenada local, que não esteja ligada diretamente com coordenadas geográficas, sempre que forem mapeados sobre uma coordenada local, todas as informações deste objeto serão dados geográficos.
(   ) Se dados locais forem alterados em coordenadas geográficas ou qualquer outro sistema de projeção cartográfico, os dados serão considerados dados geográficos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
d) V – V – F – V. Alternativa assinalada
3) A cartografia busca representar os elementos do mundo real, nos Sistemas de Informação Geográficos (SIG) essa representação será realizada através da entrada de dados espaciais. Estes dados  do mundo real podem ser representados basicamente em dois tipos de dados: Raster (matricial) e Vetorial. Observe a figura a seguir que apresenta os modelos de dados vetoriais e matriciais.
Figura - Dados vetoriais e matriciais. Fonte: Disponível em <https://docs.ufpr.br/~firk/pessoal/Carto_Digital/BED3.pdf> (Adaptado).
 
Agora, analise cada uma das definições de dados vetoriais e raster, apresentadas a seguir:
I. Consiste na representação gráfica dos elementos do mundo real representada por pontos, linhas e polígonos. Esta representação possui coordenadas matematicamente exatas, e que são exibidos por uma ou mais pares de coordenadas: Pontos – um par de coordenadas; Linhas – dois pares e os Polígonos – três pares. 
II. Trata-se de uma matriz que pode ser definida como sendo uma função (X, Y), e que pode ser representada por uma malha quadriculada regular que é composta por linhas e colunas onde cada elemento dessa estrutura recebe o nome de coluna ou pixel.
III. Nesta estrutura os dados podem ser tratados como uma superfície cartesiana plana, onde cada célula está associada a uma porção do terreno.
IV. Essa representação não é exclusiva do SIG mas pode também ser utilizados por outros softwares, como por exemplo o CAD que também utiliza de computação gráfica para realizar estas representações.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as coluna. 
Alternativas:
a) I- vetorial, II- matricial, III-matricial e IV-vetorial. Alternativa assinalada
4) Os dados alfanuméricos ou dados não espaciais ou até mesmo descritivos, são atributos e informações temáticas que são representadas de acordo com a escala da medição realizada e que ajuda a representar os atributos dos objetos espaciais.  E estes estão associados aos elementos espaciais por meio de geocódigos (identificadores) e com isso pode-se fornecer dados qualitativos ou quantitativos a esses elementos. Os dados alfanuméricos são classificados em quatro tipos de escala: Ordinal, Nominal, de Razão e de Intervalo. Observe a figura abaixo que  mostra dois tipos de escalas de apresentação de dados alfanuméricos
Figura: Mapas de Vegetação (A) e Mapa de declividade (B). Fonte: <http://197.249.65.74:8080/biblioteca/bitstream/123456789/570/1/publicacao.pdf> p.2-6.
Assinale a alternativa que apresenta a classificação CORRETA das escalas em cada mapa.
Alternativas:
a) Mapa A - medida nominal e Mapa B - medida ordinal. Alternativa assinalada

Outros materiais