Buscar

AV-2 Cartografia e Geoprocessamento Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
1 ) Sabendo que a radiação eletromagnética de cada comprimento de onda interage de formas distintas e com intensidades diferentes com os objetos terrestres, um dos parâmetros mais importantes para definir as características de um sensor são os comprimentos de onda das imagens que o sensor irá adquirir. As imagens não são definidas num específico comprimento de onda, mas abrangendo pequenos intervalos, chamados de bandas espectrais. Analise o quadro exposto e as afirmativas que apresentam as características dos intervalos do espectro eletromagnético.
Figura: Intervalos espectrais utilizados pelos sensores remotos.
 
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I. A faixa de microondas é utilizadas em sensores do tipo radar que são conhecidos como sensores passivos.
II. Infravermelho: Faixa de emissão de calor, muito utilizada no sensoriamento remoto
III. O infravermelho denominado termal é caracterizado pelas máximas emissões de calor de um corpo.
IV. A Faixa do visível: Pequena região do espectro eletromagnético é visível a olho nu na forma de cores, foi por meio dos princípios dos experimentos realizados por Isaac Newton que se descobriu que as cores possuem comprimento de ondas que permitem que nossos olhos atuem como sensores, captando-as, processando e transmitindo ao cérebro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a opção correta.
Alternativas:
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. Alternativa assinalada
2) O espalhamento (difusão ou dispersão) corresponde à mudança aleatória da direção de propagação da radiação solar incidente devido a sua interação elástica com os componentes atmosféricos. A suposição comum é que a radiação espalhada não é atenuada, mas sim redirecionada. O espalhamento contribui para diminuir a eficiência do sensoriamento remoto. Os gases e particulados (aerossóis) da atmosfera podem espalhar a radiação incidente do Sol ou mesmo parte da radiação refletida pelas superfícies dos materiais. Nesse caso, o sensor receberá a energia refletida não somente do alvo (Lp), mas adicionada da radiação que a atmosfera espalhou (Latm), antes que ela atingisse a superfície do solo. Isso é conhecido como o efeito aditivo da atmosfera na identificação dos objetos terrestres.
Assinale a alternativa correta que indica o espalhamento que ocorre quando o diâmetro das partículas é menor do que o comprimento da onda e que relaciona-se com as moléculas de gases presentes na atmosfera, além de ser responsável pela cor azul do céu.
Alternativas:
· b) Espalhamento molecular ou de Rayleigh. Alternativa assinalada
3) O Sensoriamento Remoto é constituído por uma razoável constelação de satélites que oferecem imagens para atender as necessidades de uma ampla demanda de usuários. Para aqueles usuários que necessitam de uma observação detalhada do tamanho e das formas dos objetos, visão estereoscópica 3D, levantamentos cadastrais multifinalitários, urbanos e cartografia digital estas imagens são imprescindíveis. Sobre as resoluções das imagens obtidas no sensoriamento remoto, analise as sentenças abaixo:
I. Para o sensoriamento remoto, a obtenção simultânea de imagens em múltiplas bandas espectrais é, sem dúvida, uma propriedade importante dos sensores imageadores. O termo resolução espectral envolve pelo menos três parâmetros de medida:  o número de bandas que o sensor possui; a largura em comprimento de onda das bandas;  e as posições que as bandas estão situadas no espectro eletromagnético.
II. A medida pelos detectores da intensidade de radiância da área de cada pixel unitário é denominada de resolução espectral. Maior será a resolução, quanto maior for a capacidade do detector para medir as diferenças de intensidades dos níveis de radiância.
III. A resolução temporal é fundamental para acompanhar ou detectar a evolução ou mudanças que ocorrem na Terra, principalmente para alvos mais dinâmicos, como o ciclo fenológico de culturas agrícolas, desmatamentos e desastres ambientais por exemplo.
IV. O tamanho individual do elemento de área imageada no terreno representa em qualquer tipo de sensor uma propriedade importante da imagem: a resolução espacial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a opção correta: 
Alternativas:
d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.  Alternativa assinalada
4) As imagens dos sensores remotos possuem  um amplo uso para o estudo e monitoramento de diversos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. Um uso muito comum esta relacionado ao monitoramento e gestão de bacias hidrográficas que podem ser entendidas como a área geográfica de captação de água (de chuva), composta por pequenos canais de confluência e delimitada por divisores naturais, considerando-se a menor unidade territorial. Uma bacia hidrográfica – a área de drenagem de um rio com seus afluentes – é composta, portanto, por inúmeras microbacias. Observe a figura apresentada.
Figura: Bacia hidrográfica. Fonte: Modificado de Lima, M.T.B., 2016. 
Nesse contexto, assinale a alternativa que indica o sensor imageador mais adequado para se elaborar um mapa de cobertura de terras de uma microbacia na escala de 1:10.000.
Alternativas:
d) IKONOS (1x1 metro pixel). Alternativa assinalada
5) As imagens de satélites obtidas através do sensoriamento remoto possibilitam a obtenção de informações acerca dos recursos naturais renováveis, não renováveis, uso e ocupação do solo do nosso planeta. A radiação eletromagnética interage com os alvos da superfície terrestre podendo ser absorvida, refletida, transmitida e emitida por eles seletivamente. A interação da radiação eletromagnética com os alvos na superfície da Terra e com o próprio solo depende das características de cada um dos alvos e do meio ambiente que os cercam. Na figura a seguir temos curvas de reflectâncias de diferentes alvos.
Figura: Curvas de reflectâncias para diferentes tipos de alvos. Fonte: Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/290910042_Caracterizacao_Morfologica_Utilizando_Imagens_de_Satelites>.
 
Nesse contexto e a figura, analise as seguintes afirmativas:
I. Os espectrorradiômetros são instrumentos que plotam na forma de gráficos, a intensidade da energia refletida por unidade de comprimento de onda. Os espectrorradiômetros têm uma função equivalente aos sensores imageadores.
II. De acordo com as curvas de assinatura espectral apresentadas na figura, para que se obtenha a melhor discriminação dos alvos mostrados, convém selecionar a banda correspondente a que comprimento de onda entre 0,5-0,6 μm.
III. Os alvos como lagos e rios absorvem quase que totalmente a radiação eletromagnética a partir faixa  entre 0,7- 0,8 μm do infravermelho próximo.
IV. Na faixa do visível entre  0,6- 0,7 μm os alvos grama e solo arenoso possuem comportamentos espectrais muito similares o que dificultaria a sua separação em bandas que captassem esse comprimento de onda.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a opção correta: 
Alternativas:
 
c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.  Alternativa assinalada

Continue navegando