Buscar

Av2 - Ed - Ciência, Tecnologia e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Ed - Ciência, Tecnologia e Sociedade
1 )Com o avanço tecnológico , a internet se tornou o recurso essencial na vida em sociedade, além de fonte de conhecimento, ela se tornou um meio indispensável de comunicação, porém o que a natureza humana traz de melhor, ela buscar seu lado oposto, as redes sociais passam a não só ser meio de comunicação e informação, elas também começam a ser utilizadas como fontes de injuria, preconceitos e discriminação social.
Ao fazer uma análise a internet por si só não é fator temido quando se fala de cyberbullying, o que acontece muitas vezes é que uma conduta que já era praticada socialmente ou já se tinha a vontade de faze-lo se transporta para o mundo virtual, o sujeito por trás da tela do computador ou Smartphone achar que estar "protegido" para ofender ou praticar os crimes discriminatórios contra outrem sem que seja punido.
https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/cyb...
Além do cyberbullying, outro problema enfrentado nas redes sociais é o cyberstalking. O que é cyberstalking?
Alternativas:
e) perseguir alguém na internet Alternativa assinalada
2) "O boato pode vir de uma piada de um grupo de Whatsapp de amigos, com ironia, em uma montagem brincando com uma foto sua. Pode ser um meme que vai circular na família sem nenhuma repercussão mais negativa, mas pode acontecer também algo mais trágico, como uma pessoa sendo espancada no meio da rua porque parecia com uma suposta sequestradora de crianças", diz Fabio Goveia, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo.
https://g1.globo.com/e-ou-nao-e/noticia/as-consequ...
Neste ano de 2018 a Índia alcançou um recorde negativo e trágico em relação a fake News. De acordo com o jornal Times of India, quantas pessoas morreram em dois meses devido aos casos de fake News no país?
Alternativas:
a) 27 pessoas Alternativa assinalada
3) Mas o que faz pessoas comuns, que talvez não se comportem assim na vida offline, adotarem uma postura agressiva no mundo virtual, atacando os demais por motivos, muitas vezes, banais? Para Orkut Büyükkökten, criador da finada rede social que levava o seu nome, "a internet transformou a humanidade de muitas maneiras, deixou muitas coisas mais fáceis e eficientes, mas estamos mais sozinhos e desconectados do que nunca".
Ele acredita, ainda, que um dos motivos que explicam esse campo de batalha nas redes sociais é a cultura do narcisismo, pois estamos "cercados de espelhos, que refletem não verdadeiramente como nos sentimos, mas o que queremos que o mundo veja em nós". E tudo isso foi potencializado com a chegada do Facebook e Instagram, nos anos mais recentes.
https://canaltech.com.br/comportamento/uma-analise...
Para combater crimes de ódio e cibernéticos foi criada uma delegacia especial. Qual o nome dessa delegacia?
Alternativas:
a) Delegacia especializada de repressão aos crimes eletrônicos Alternativa assinalada
4) A comunicação indiscriminada e anônima através de programas ou aplicativos na Internet tende a fomentar comportamentos compulsivos, imediatistas, ansiosos e narcisistas, enfraquecendo consideravelmente os grupos sociais nos quais se está interagindo.
A Psicologia Social entende que a construção da identidade de uma pessoa se dá por meio da interação pela qual o indivíduo exerce um papel atuante e dinâmico, afetando o seu meio e, consequentemente, também sendo afetado por ele.
http://psiquecienciaevida.com.br/o-anonimato-nas-r...
Na eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2018 para a Bélgica, um jogador brasileiro foi alvo de racismo nas redes sociais por causa da eliminação. Marque a alternativa que mostra o jogador que sobre agressões pelas redes sociais depois da copa de 2018?
Alternativas:
c) Fernandinho Alternativa assinalada
5) As redes sociais nos permitem trazer à tona nossas diferentes personas e nelas mostramos facetas que muitas pessoas não conhecem. Normalmente somos exatamente aquilo que mostramos. Mas essa não é uma exclusividade do nosso povo. Claudio Pinhanez conta que 40% dos tweets em língua inglesa trazem mensagens violentas e racistas. A verdade é que na solidão da interação temos a tendência de, quando provocados, não pensar para contestar, abrindo assim a possibilidade para reações exageradas. Nosso corpo responde química e fisicamente às emoções, por isso sempre é melhor respirar antes de impulsivamente agir.
Em 2015 uma jornalista da TV Globo, a garota do tempo, sofreu comentários racistas na página do Jornal Nacional no Facebook. Uma campanha nas redes sociais teve início com a mensagem Somos Todos e o nome da jornalista. Posteriormente os agressores foram identificados pela Polícia Federal.
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/o-%C3%B3dio-nosso-d... acesso em 15 de outubro de 2018
http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/not... acesso em 15 de outubro de 2018
Qual é o nome da jornalista que foi atacada?
Alternativas:
b) Maju Coutinho Alternativa assinalada

Continue navegando