Buscar

Avaliação2-interação humano-computador

Prévia do material em texto

Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Campos (2015), Jakob Nielsen é cientista da computação com PhD em Interação homem-máquina e também o mais conhecido analista de usabilidade do mundo, e o criador das Heurísticas de usabilidade. Vale lembrar que heurística significa alguns atalhos, regras ou premissas que facilitam o usuário a compreender melhor algo novo, que ainda não foi aprendido. Esse tipo de conceito facilita o designer a pensar numa melhor experiência de uso, deixando as interações do projeto de fácil entendimento e memorização, tornando seu uso intuitivo e claro. Sobre as heurísticas de Nielsen, avalie as asserções a seguir:
I- A interface deve priorizar o uso de termos comuns à linguagem do usuário. Os termos utilizados devem ser pensados no fácil entendimento do usuário, evitar usar termos técnicos que as pessoas comuns não entendam.
PORQUE
II- Ao procurar entender o modelo de navegação dos usuários e evitar que aconteça falhas na navegação. Com o objetivo de minimizar a sobrecarga de memória do usuário. Além de deixar sempre objetos, ações e opções visíveis para evitar que o usuário tenha que memorizar passos anteriores, objetivando a prevenção de erros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://helabs.com/artigos/2015/04/10/aprendendo-usabilidade-com-as-10-heuristicas-de-nielsen/>. Acesso em: 6 mar. 2018.
	
	a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 
	 
	2.
	Ao realizar a avaliação de uma interface, busca-se a qualidade da interface com relação a sua utilização por parte dos usuários. É através desta avaliação que são encontradas particularidades da interface que podem atrapalhar a interação, possivelmente por estar em desconformidade com padrões implícitos e explícitos de usabilidade. A técnica diagnóstica ou preditiva é uma técnica utilizada para a avaliação de usabilidade. A respeito da técnica apresentada, avalie as asserções a seguir:
I- Essa técnica baseia-se em verificações e inspeções realizadas pelos projetistas ou especialistas em usabilidade.
PORQUE
II- Uma característica marcante nessa analise é a participação efetiva do usuário, através do uso de questionários.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	3.
	Quando analisamos a usabilidade de uma interface, ela refere-se ao conceito que diz respeito à qualidade da interação dos usuários com a interface. Outra característica é que ela não é única, ela é dependente de vários fatores. Baseado nos fatores que garantem uma boa usabilidade, analise as sentenças a seguir:
(    ) Quando falamos de facilidade de aprendizado do sistema, ela refere-se à facilidade que a interface possui, como sistema de ajuda no caso de dúvidas, para que os usuários atinjam um certo nível de desempenho.
(    ) Na avaliação da facilidade de uso, verifica-se o esforço físico e cognitivo do usuário durante o processo de interação, através da velocidade e do número de erros cometidos durante a execução de uma determinada tarefa.
(    ) Com relação à flexibilidade, é avaliada a possibilidade do usuário acrescentar e modificar as funções e o ambiente iniciais do sistema. Assim, este fator mede também a capacidade de o usuário utilizar o sistema de maneira inteligente e criativa, realizando novas tarefas que não estavam previstas pelos desenvolvedores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F.
	
	b) F - F - V.
	
	c) F - V - V.
	
	d) V - F - V.
	4.
	O computador é visto como uma máquina simbólica que realiza tratamentos de sinais produzidos pelos programadores para produzir os sinais que os usuários interpretam e manipulam em suas interfaces, ou seja, eles devem ter boa comunicabilidade, que é a propriedade que bons sistemas interativos devem ter para comunicar com clareza sua lógica de design, ou seja, para que servem, como funcionam, quem são seus usuários visados etc. Sobre as definições de comunicabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- A comunicabilidade nos sistemas se dá através da interação do usuário com a interface, compreendendo a mensagem passada pelo do designer implicitamente.
II- Podemos dizer que ocorre uma falha ou dificuldade na comunicação quando o designer não consegue colocar através da interface respostas de maneira clara para o usuário, de como utilizar a interface.
III- A comunicabilidade entre usuário e a interface ocorre durante o processo de construção do sistema.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	Há diversos métodos de avaliação que podem ser aplicados na identificação dos problemas de usabilidade em uma interface. Contudo, métodos que fazem uso da interação do usuário são mais completos e possibilitam uma visão mais ampla do cenário a ser avaliado. Acerca da interação do usuário nas avaliações de IHC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O método de avaliação realizado a partir de ensaios de interação ou testes de usabilidade visam examinar a adequação à tarefa com o atendimento às necessidades do usuário, à facilidade de uso e também à facilidade de aprendizado.
(    ) Os ensaios de interação devem obrigatoriamente ser realizados no ambiente normal de trabalho. Desta forma, será possível avaliar os diversos elementos prejudiciais à usabilidade da interface.
(    ) A utilização de softwares espiões facilita a obtenção de informações acerca da usabilidade da interface, já que o usuário estará atuando naturalmente em seu ambiente de trabalho, sem a sensação de estar sendo vigiado pelo avaliador.
(    ) Os testes focados na usabilidade têm por objetivo coletar as informações de desempenho, em que os avaliadores estabelecem um conjunto de questões associadas a dados mensuráveis, que ocorram com frequência e objetivamente registrados durante a interação, como, por exemplo: quantidade de tarefas concretizadas; tempo despendido para a execução de uma tarefa, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - V.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) V - V - V - V.
	6.
	Segundo a ABNT NBR13596, que equivale ISO/IEC 9126, ela descreve o modelo de qualidade do produto de software, que é composto de duas partes:  qualidade interna e qualidade externa e a segunda que é a qualidade em uso. As características definidas são aplicáveis a todo tipo de software, incluindo programas de computador e dados contidos em firmware. As características e subcaracterísticas fornecem terminologia consistente para tratar de qualidade do produto de software. Baseado na ABNT NBR13596, analise as sentenças:
I - O conjunto de atributos associados ao esforço necessário para a realização de alterações especificadas, incluindo desde correções, otimizações ou adaptações do produto até alterações de ambiente ou de requisitos e especificações funcionais, é chamado de Usabilidade.
II - A Portabilidade  é o conjunto de atributos associados à capacidade de migração do produto de um ambiente para outro, considerando-se os contextos organizacional e computacional (hardware e software básico)III -  A Manutenibilidade é composta pela conjunto de atributos relativos ao esforço associado ao uso do produto e à avaliação de tal uso por um universo pré-estabelecido ou subentendido de usuários.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e  II estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) As sentenças  II e III estão corretas.
	7.
	Percebemos que vários autores definem o termo usabilidade com palavras diferentes, mas com grande semelhança e todos os conceitos acabam convergindo para uma ideia central comum. A principal semelhança em todas as definições é terem em comum a importância do usuário, quando realizam tarefas utilizando um produto interativo. Com base nas metas de usabilidade defendidas por Preece, Rogers e Sharp (2005), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Apesar de ser uma meta bastante geral, o conceito de eficácia em uma interface, refere-se à definição de quanto um sistema é eficiente na realização do que se espera dele.
PORQUE
II- As garantias de que o sistema faz o que deve, refere-se ao conceito de Segurança, são as garantias de que o sistema faz o que deve com eficácia e eficiência e evita que os usuários cometam erros graves.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação humano-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
	
	a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	8.
	Cybis (2003) afirma que a usabilidade, segundo a definição da norma ISO 9241, é a capacidade do sistema interativo ser utilizado de maneira eficaz, eficiente e agradável, em um determinado contexto de operação, para a realização das tarefas de seus usuários. O autor afirma que podem ser aplicadas algumas técnicas de avaliação ergonômica. Sobre essas técnicas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CYBIS, Walter de A. Engenharia de usabilidade: uma abordagem ergonômica. Laboratório de Utilizabilidade de Informática. Florianópolis, maio, 2003. Disponível em: <http://www.labiutil.inf.ufsc.br/hiperdocumento/unidade3_3.html>. Acesso em: 5 mar. 2018.
	
	a) Prospectivas, relativas e conservativas.
	
	b) Prospectivas, preditiva e objetivas.
	
	c) Preditiva, reparativa e monitoramento.
	
	d) Questionários, objetivas e descritivas.
	9.
	Durante o processo de avaliação de uma interface, objetiva-se a alcançar a qualidade da interface com relação à usabilidade por parte dos usuários. Para realizar esse processo avaliativo, dentre as técnicas existentes temos por exemplo a técnica prospectiva. Sobre a técnica prospectiva, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Essa técnica utiliza questionário/entrevista, para buscar o grau de satisfação do usuário.
	
	b) A técnica prospectiva também pode ser chamada de ensaios de interação.
	
	c) Essa técnica tem um custo muito elevado, uma vez que é aplicada no final do projeto.
	
	d) Com essa técnica, somente 30% dos resultados obtidos podem ser aplicados.
	10.
	A avaliação heurística de usabilidade é uma forma de estratégia cognitiva utilizada para avaliar interfaces com usuários e diminuir a complexidade dos processos de tomada de decisão, tornando os julgamentos mais simples e imediatos, o qual pode se dar através de um conjunto básico de heurísticas predefinidas. Sobre a heurística a ser avaliada na imagem, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	a) Controle e liberdade do usuário.
	
	b) Compatibilidade do sistema com o mundo real.
	
	c) Visibilidade do status do sistema.
	
	d) Prevenção de erro.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina