Buscar

ESTUDO DE CASO

Prévia do material em texto

1 O multiculturalismo é um termo relativamente recente no cenário mundial, que se refere a existência de muitas culturas numa mesma região, cidade ou país. Um dos países mais multiculturais na contemporaneidade é o Canadá. O Canadá tem diversas políticas públicas que prezam e valorizam a convivência multicultural de forma pacifica e harmoniosa entre seus moradores, evitando a coexistência de episódios de preconceito, discriminação ou desrespeito. Nesse sentido, dois pontos positivos que podemos destacar na multiculturalidade do Canadá são: a convivência pacifica entre pessoas provenientes de culturas diferentes e uma maior diversidade cultural em um mesmo país. Já os pontos negativos são: aumento de discussões sobre o que é certo é errado, o que acaba acarretando no predomínio de uma cultura sobre a outra; e consequentes episódios de preconceito com as culturas consideradas minoritárias. 
Correlacionando esses pontos com a minha realidade é possível perceber que ainda há muito a se melhorar na questão da valorização multicultural, uma vez que episódios de preconceito e discriminação por conta da cultura ainda são muito frequentes. Mesmo com a grande diversidade cultural existente na localidade em que resido, faltam políticas de incentivo a convivência pacífica e valorização das diferentes culturas. Muitas culturas ainda se consideram superiores, o que por vezes, acaba acarretando em desrespeito e discriminação por conta da vivencia cultural.
Podemos por exemplo pegar os pontos positivos apresentados pelo Canadá e adaptarmos para nossa realidade contextual. Assim como no Canadá as mídias são utilizadas para favorecer e fortalecer o multiculturalismo, aqui deveria ser feito o mesmo, uma vez que grande maioria das pessoas tem acesso mídias em diferentes formatos. Por meio de programas midiáticos, poderia haver uma maior integração e valorização das diferentes culturas, com programas de entrevista, apresentações culturais, entre outros. 
2. a partir da leitura e análise dos projetos foi possível perceber que ambos tem um foco voltado para a valorização da identidade como princípio norteador da multiculturalidade, buscando imprimir nos educandos uma visão de valorização do “Eu”, partindo do que ele vivencia em seu cotidiano, objetivando mostrar que toda cultura é importante, que não existe cultura maior ou menor. Através de projetos como esses, que vivenciam a multiculturalidade a partir da realidade do aluno, é possível alcançar uma dinamicidade no modo de enxergar a própria cultura e valorizá-la, descontruindo concepções há muito arraigadas na sociedade. Através de projetos que tem como premissa a valorização multicultural, os alunos passam a conhecer, compreender e valorizar diferentes expressões culturais, a começar pela sua própria cultura, perdendo o medo e o preconceito que os impedem de manifestar sua cultura de forma verdadeiramente efetiva. 
Duas características pertinentes que podem ser extraídas dos projetos analisados é a preocupação com as culturas das comunidades em que as escolas estão inseridas, promovendo a valorização da cultura local e levando as expressões culturais da comunidade a ter uma maior aceitação e valorização. Observa-se que o foco é tanto nas identidades individuais dos alunos, como na coletividade, trazendo a comunidade para participar e dar suas contribuições sobre suas vivencias culturais e as expressões artísticas, religiosas e culturais e costumam vivenciar. Trazendo isso para a realidade do meu Estado, porém, existem projetos que buscam promover a valorização da cultura a partir da realidade dos educandos. AO problema é que a maioria das vezes, quando realizam projetos voltados para o multiculturalismo, o foco é a cultura de outros locais, deixando de lado a cultura existente na própria comunidade, o que acaba levando os alunos a desenvolver o pensamento de que sua cultura é irrelevante no cenário cultural, já que não é sequer citada na própria escola. Os poucos projetos existentes nas escolas do meu estado, que tem como temática o multiculturalismo, não promovem de fato uma expressão e valorização multicultural, 
3. através dos projetos analisados tanto aqui no Brasil quanto no Canadá, pode-se introduzir uma proposta semelhante aqui no meu estado, que contribua com a valorização do multiculturalismo, trazendo elementos importantes que auxilie na formação dos indivíduos, principalmente no cenário educativo, tais como: melhora da relação com cultura local; valorização da diversidade cultural tanto local quanto global; aumento da livre expressão cultural; convivência harmoniosa entre diferentes grupos étnicos-culturais. Nesse sentido um objetivo geral seria promover uma maior valorização das diferentes expressões culturais existentes na localidade, onde os alunos poderiam desenvolver atitudes de respeito a própria cultura e a cultura do outro, livre de discriminação e preconceito. Essa propostas poderia ser vivenciada através de um projeto cultural dentro da escola, com apoio de toda a comunidade, por meio de atividades constantes como feiras culturais, apresentações artísticas, e programas de rádios/televisão que mostrassem a cultura local de forma valorativa.

Continue navegando