Buscar

ESTUDO DE CASO MULTICULTURALISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO MULTICULTURALISMO
É possível dizer que algumas democracias procuram promover a aceitação e integração de diferentes culturas em seus territórios e prezam pela possibilidade de transformá-las em um estado multiétnico. No entanto, em outros países, a privação de direitos sociais e a perseguição de minorias culturais são práticas oficiais. Normalmente, mesmo com uma política multiculturalista oficial, a perseguição é feita por pessoas comuns, irritadas com o nacionalismo e a rejeição dos outros.
Como primeira constatação, pode-se citar dois pontos positivos sendo eles: criar um ambiente mais respeitoso e inclusivo e aumentar a criatividade e a inovação. A seguir estão dois pontos negativos: enormes barreiras linguísticas e conflitos culturais. Esse dois pontos devem ser trabalhados com a sociedade para melhor abrangência do multiculturalismo no cenário mundial. Também é importante ressaltar que,, o multiculturalismo decorre das reivindicações de minorias étnicas que sofreram opressão históricas em seus territórios, como negros e indígenas em todo o continente americano, incluindo o Brasil. O debate sobre este assunto é muito importante e nos distingue como sociedade na forma como lidamos com as diferenças raciais, culturais e religiosas que nos rodeiam.
Nos projetos acima mencionados, têm as seguintes características: sensibilizar para o valor positivo da diversidade cultural através da educação, e formular currículos escolares e formar professores para esse fim. E, quando apropriado, os métodos tradicionais de ensino são incorporados ao processo educacional para preservar e otimizar os métodos culturalmente apropriados de comunicação e disseminação do conhecimento. Pois assim que analisado os projetos, pode-se dizer que as duas características resumidamente desses projetos relacionados ao multiculturalismo são as seguintes: a combinação de elementos entre diferentes culturas e diferentes expressões culturais.
Por fim, existem muitas semelhanças em relação à situação do meu estado, mas nem tudo são flores, sabemos que tem seus prós e contras porque sempre cumpre o papel de não dar atenção aos profissionais da comunidade local. Desrespeitem-se, não valorizem a segurança estabelecida, e as pessoas da cidade algumas vezes não respeitam a si mesmas e aos outros. Por isso, é preciso aumentar a consciência sobre o respeito pela diversidade cultural, e uma sugestão de exemplo simples pode ser, constituir um projeto e plano educacional que deverá ser adotado nas escolas, sobre a importância da herança cultural no meio social, que colabora para construção de cidadãos de direitos e deveres . Já que é de extrema importância esses temas serem abordados, haja vista que em minha região se abordados trariam um amplo conhecimento cultural. Com adequações toda a sociedade local estaria no meio do que simplesmente se fala a respeito esses temas que poucos sabem do que se trata. Sendo assim, é importante ter conhecimento sobre a cultura, e suas eventuais diferenças e desacordos que possam existir.

Mais conteúdos dessa disciplina