Buscar

Períneo - Estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Períneo
Na posição anatômica é a faixa estreita entre as partes proximais das coxas; contudo, quando os membros inferiores são abduzidos, o períneo é uma área losângica que se estende do monte púbis, anteriormente em mulheres, das faces mediais (internas) das coxas lateralmente, e as pregas glúteas e a extremidade superior da fenda interglútea posteriormente. Situa-se abaixo da abertura inferior da pelve e é separado da cavidade pélvica pelo diafragma da pelve, que é formado pelos músculos levantador do ânus e coccígeo. Inclui o ânus e os órgãos genitais externos: o pênis e o escroto no homem e o pudendo feminino.
2. Descreva quais são as fáscias do períneo e qual sua composição tecidual
A fáscia do períneo tem camadas superficial e profunda. A tela subcutânea do períneo, como aquela da parede abdominal anteroinferior, consiste em um panículo adiposo superficial e uma camada membranácea profunda, o estrato membranáceo. Nas mulheres, o panículo adiposo da tela subcutânea do períneo forma os lábios maiores do pudendo e o monte do púbis e é contínuo anterior e superiormente com o panículo adiposo da tela subcutânea do abdome. 
A fáscia superficial do períneo reveste intimamente os músculos isquiocavernoso, bulboesponjoso e transverso superficial do períneo.Também está fixada lateralmente aos ramos isquiopúbicos. Anteriormente, funde-se ao ligamento suspensor do pênis e é contínua com a fáscia dos músculos que cobre o músculo oblíquo externo do abdome e a bainha do músculo reto do abdome. Nas mulheres, a fáscia superficial do períneo está fundida ao ligamento suspensor do clitóris e, como em homens, à fáscia profunda de revestimento do abdome.
3. Delimite o espaço perineal superficial e cite as estruturas encontradas no espaço perineal superficial de homens e de mulheres
O espaço superficial do períneo é um espaço virtual entre a fáscia do períneo e a membrana do períneo, limitado lateralmente pelos ramos isquiopúbicos . Nos homens, o espaço superficial do períneo contém: Raiz (bulbo e ramos) do pênis e músculos associados (isquiocavernoso e bulboesponjoso), porção proximal (bulbar) da parte esponjosa da uretra, músculos transversos superficiais do períneo, ramos perineais profundos dos vasos pudendos internos e nervos pudendos.
Já nas mulheres contém: clitóris e músculos associados (isquiocavernoso), bulbos do vestíbulo e músculo adjacente (bulboesponjoso), glândulas vestibulares maiores , úsculos transversos superficiais do períneo, vasos e nervos relacionados (ramos perineais profundos dos vasos pudendos internos e nervos pudendos).
4. Delimite o espaço perineal profundo e cite as estruturas encontradas nele em homens e mulheres 	
Inferiormente pela membrana do períneo, superiormente pela fáscia inferior do diafragma da pelve, e lateralmente pela porção inferior da fáscia obturatória (cobrindo o músculo obturador interno). Inclui os recessos anteriores cheios de gordura das fossas isquioanais. O limite superior na região do hiato urogenital é indistinto.
Em ambos os sexos contém: parte da uretra, centralmente; a parte inferior do músculo esfíncter externo da uretra, acima do centro da membrana do períneo, circundando a uretra; extensões anteriores dos corpos adiposos isquioanais.
Nos homens, contém: parte intermédia da uretra; músculos transversos profundos do períneo, imediatamente superiores à membrana do períneo (em sua face superior); Glândulas bulbouretrais; estruturas neurovasculares dorsais do pênis.
Nas mulheres, contém: parte proximal da uretra ; massa de músculo liso no lugar dos músculos transversos profundos do períneo na margem posterior da membrana do períneo, associada ao corpo do períneo; Rede neurovascular dorsal do clitóris.
5. Descreva os limites da fossa isquioanal
As fossas isquioanais de cada lado do canal anal são grandes espaços triangulares, revestidos por fáscia, entre a pele da região anal e o diafragma da pelve. Cada fossa isquioanal é limitada: Lateralmente pelo ísquio e parte inferior superposta do músculo obturador interno, coberto pela fáscia obturatória;
Medialmente pelo músculo esfíncter externo do ânus, com uma parede medial superior inclinada ou teto formado pelo músculo levantador do ânus quando desce para se fundir ao esfíncter;
Posteriormente pelo ligamento sacrotuberal e músculo glúteo máximo;
Anteriormente pelos corpos dos púbis, inferiormente à origem do músculo puborretal. 
6. Explique o que é o canal pudendo e qual o seu conteúdo
O canal do pudendo (canal de Alcock) é uma passagem praticamente horizontal na fáscia obturatória que cobre a face medial do músculo obturador interno e reveste a parede lateral da fossa isquioanal . A artéria e veia pudendas internas, o nervo pudendo e o nervo para o músculo obturador interno entram nesse canal na incisura isquiática menor, inferiormente à espinha isquiática. 
7. Um menino de 12 anos de idade é admitido no serviço de emergência com queixas de escroto aumentado, doloroso. Com base no texto acima, explique de onde pode ter vindo o sangramento observado na urina e a possível causa do edema no escroto.
As fraturas do cíngulo do membro inferior, sobretudo aquelas resultantes da separação da sínfise púbica e ligamentos puboprostáticos, podem causar ruptura da parte membranácea da uretra. A ruptura dessa parte da uretra resulta no extravasamento de urina e sangue para o espaço profundo do períneo; pode haver passagem superior do líquido através do hiato urogenital e distribuição extraperitoneal ao redor da próstata e da bexiga urinária. 
O local comum de ruptura da parte esponjosa da uretra e extravasamento de urina é o bulbo do pênis. Essa lesão geralmente resulta de um golpe forte no períneo, resultando em extravasamento de urina para o espaço superficial do períneo. As fixações do estrato membranáceo do períneo determinam a direção do fluxo da urina extravasada. A urina pode passar para o tecido conjuntivo frouxo no escroto, ao redor do pênis, e, superiormente, profundamente ao estrato membranáceo do tecido conjuntivo subcutâneo da parede abdominal anteroinferior. A ruptura de um vaso sanguíneo para o espaço superficial do períneo causada por traumatismo resultaria em contenção semelhante do sangue no espaço superficial do períneo.

Continue navegando