Buscar

UNIDADE I LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE I LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO
1 A logística é considerada um verdadeiro paradoxo, pois ao mesmo tempo é uma das atividades econômicas mais antigas e um dos conceitos gerenciais mais modernos, desempenhando três das mais importantes funções logísticas, que são:
a. Armazenagem, infraestrutura e desenvolvimento tecnológico.
b. Desenvolvimento Tecnológico, logística reversa e fornecedores confiáveis.
c. Transporte, fornecedores confiáveis e armazenagem.
d. Desenvolvimento Tecnológico, programação de produtos, manutenção de informações.
e. Transporte, armazenagem e estoque.
2 A logística não é apenas mais uma ferramenta gerencial moderna. Ela é também uma importante atividade econômica, contribuindo de forma significativa para a estrutura de custos da empresa, assim como da economia dos países. Compreende-se que essa estrutura de custos está relacionada a um tipo de atividade logística. Qual é ela?
a. Negociar com provedores de seguros.
b. Transporte.
c. Aquisição de produtos.
d. Recursos Patrimoniais.
e. Programação de produção.
3 A não compreensão ou não aplicação dos conceitos da logística, bem como a falta de profissionais que entendessem as atividades de forma integrada nas empresas provocaram a segmentação das atividades desempenhadas pela logística em dois fluxos. Quais?
a. O fluxo de transportadores feitas pelos modais rodoviários e os modais aéreos e marítimos.
b. O fluxo de segmentos industriais e o fluxo do varejo na cadeia produtiva.
c. O fluxo de mercadorias pelos estoques, o fluxo de armazenagens e o fluxo de transporte feito ao longo da cadeia produtiva.
d. O fluxo da movimentação de materiais e fluxo de informações ao longo da cadeia produtiva.
e. O fluxo da movimentação de materiais e o fluxo financeiro ao longo da cadeia produtiva.
4 Analisando o período de guerras, podemos observar que a grande mobilização de tropas e o uso de diversos suprimentos utilizados para atender às estratégias dos generais e marechais da segunda guerra mundial, propiciou a articulação de um conceito operacional voltado a:
a. Formalizar meios de controle da qualidade das armas utilizadas.
b. Desenvolver meios estratégicos de movimentação e transporte de tropas e suprimentos.
c. Incrementar o nível de produção de material bélico.
d. Manter investimentos em uma guerra motorizada, com amplo uso de cavalos assegurando grande flexibilidade no transporte de homens e armas.
e. Criar novos produtos mais adequados a cada tipo de operação militar.
5 Considere a seguinte afirmação: “logística se preocupa apenas com fluxos à frente, isto é, aqueles direcionados ao ponto de consumo”. A esse respeito pode-se dizer que:
a. A afirmativa é totalmente falsa.
b. A afirmativa carece dizer que a preocupação só existe por conta da necessidade da entrega de produtos.
c. A afirmativa é totalmente verdadeira.
d. A afirmativa carece esclarecer que só é direcionado ao consumo, bens de consumo duráveis como automóveis e caminhões.
e. A afirmativa carece de identificar no fluxo à frente a existência de fornecedores e de pontos de venda.
6 Há uma variedade muito grande de produtos e de fornecedores que demandam por serviços logísticos que, por sua vez, representam um desafio crescente à logística. A falta de um produto nas prateleiras, significa venda não realizada e até mesmo a perda de um cliente. Diante da narrativa de um exemplo que demonstra uma importância da logística, pergunta-se: qual das alternativas a seguir NÃO é uma razão para a crescente importância da logística?
a. Globalização do comércio.
b. Poder crescente dos fabricantes.
c. Maiores e melhores relações comerciais entre países.
d. Avanços da estrutura de transporte.
e. Avanços tecnológicos.
7 Mudanças nas demandas dos consumidores pode ser um fator que caracteriza as relações de mercado com o gerenciamento de logística. Então, como o gerenciamento de logística pode personalizar um serviço convencionalmente padrão? Sim, pode. Qual das alternativas abaixo pode ilustrar a resposta afirmativa à questão?
a. A logística irá proceder o levantamento de dados do faturamento até o balanço contábil, organizando assim o inventário do estoque da empresa.
b. A logística irá proceder o acompanhamento das operações de médios e grandes embarcadores, indústrias e operadores logísticos para melhorar o desempenho da logística inbound das empresas.
c. A logística irá assegurar o contínuo abastecimento de artigos e a prestação de serviços aos pontos de vendas buscando prazos mínimos de entrega.
d. A logística irá produzir bens necessários à produção e a prestação de serviços aos pontos de vendas que demandam por mercadorias.
e. A logística irá rastrear o fluxo e gerenciamento de informações gerais nas empresas relacionados aos custos logísticos delas.
8 O rápido crescimento do comércio local e o comércio internacional gerou enorme demanda por serviços de logística, da qual muitos ainda são os países que não estão preparados adequadamente para isso. E isso é interessante porque governos têm de entender o quanto essa área é importante para seus países. De maneira resumida, entendemos que logística é:
a. O conjunto de atividades de manuseio das consultas dos clientes e da qualidade da representação de vendas
b. O conjunto de atividades e processos necessários para garantir a entrega de mercadorias ao seu cliente final.
c. É um processo dirigido e que não é estratégico para transferência e armazenagem de materiais.
d. O conjunto de atividades de manuseio das consultas dos clientes e a qualidade da embalagem de transporte ao cliente final.
e. É um processo dirigido e que é estratégico para armazenamento de componentes e produtos acabados.
9 Toda atividade em que se avalia seu desempenho, pode apresentar um nível de eficiência ou de eficácia. A respeito do desempenho da atividade logística, tem-se que a otimização de recursos ou mesmo a confiabilidade dos serviços prestados deve garantir um nível de atendimento e de satisfação do cliente. Mediante essas ideias, as atividades logísticas podem ser definidas como:
a. Na logística, avaliar as informações obtidas das operações de transporte de determinada situação e propor ações mediante os recursos disponíveis determinam a eficácia, enquanto a realização das atividades sem desperdícios determina a eficiência logística.
b. Tanto a eficácia como a eficiência são considerados termos equivalentes ou conceitos iguais, sendo na logística observados na realização de atividades apresentadas.
c. A eficiência se demonstra através da elaboração de um cronograma das atividades desenvolvidas em uma empresa, para que posteriormente sejam levadas a um planejamento; enquanto a eficácia consiste na demonstração de um conjunto de forças internas, que são somente anotadas por um profissional ligado à atividade logística.
d. A eficiência consiste na ação do profissional em compreender os lados de um problema logístico, apresentando uma solução criativa para tal; enquanto a eficácia consiste na postura desse profissional em observar a ordem de realização de uma tarefa.
e. A eficiência consiste na ação do profissional em conferir a listagem de produtos existentes em uma carga separada, pronta para embarque; enquanto a eficácia é o processo de manter uma checagem contínua de todas as cargas.
10 Vários autores fazem menção à existência de três atividades logísticas primárias. Elas são consideradas fundamentais em um ambiente macro da logística, ou seja, elas são indispensáveis. A exemplo dessas existem aquelas chamadas de “atividades de apoio”, que são consideradas atividades de suporte para que a logística ocorra. Essas podem ser exemplificadas conforme uma das alternativas abaixo. Qual é ela?
a. Inclui somente a atividade de transporte dos produtos ao cliente.
b. Inclui atividades de manuseio de materiais e na entrega dos produtos aos clientes.
c. Inclui atividades de manuseio de materiais e de embalagem para proteção dos produtos.
d. Inclui atividades de a transformação matérias-primas e a transformação em produtos finais.
e. Inclui atividades de obtençãode materiais e a transformação em bens intermediários.

Continue navegando