Buscar

O PNE possui 20 metas

Prévia do material em texto

Nome: Silmara de Oliveira Sabino RGM: 3634010
Instituição: Cruzeiro do Sul
Curso: Pedagogia
Disciplina: Prática de ensino em gestão educacional.
 O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.
 
Meta 1 : universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.
 Essa meta é de extrema importância, tanto para as crianças, quanto para sua família, para a família quer dizer que seu tutor pode se despor de tempo para trabalhar fora sem a preocupação em relação á criança, pois saberia que a mesma esta sob os devidos cuidados. Porem para a criança é bem mais importante, pois esse é o momento da mesma começar a entender o seu lugar no mundo e a se socializar com outras pessoas.
 Mas, por outro lado de nada adiantaria termos vagas em creches e não termos profissionais qualificados para estarem com essas crianças, pois não seria um mero cuidado, e sim uma etapa para novos aprendizados além dos que a criança teria no ambiente familiar.
 Creio que esta meta esta muito longe de ser alcançada, pois vemos que existem problemas políticos, sociais e regionais; Sociais em relação ao planejamento familiar, isso porque a parte mais pobre tende a ter uma demanda maior de filhos, o que dificulta que se encontre vagas para todas as crianças; Regionais, levando em conta o panorama da pobreza nos estados; Politica onde nossos governantes só visam o próprio bem estar onde todos querem a maior fatia do “ bolo” não dando a importância devida a construção de mais creches e escolas, é realmente triste a politica de nosso Brasil. Mas não pode-se deixar que essas questões dificulte o cumprimento em relação ao direito da criança, que é o de ter acesso á educação.
 Segundo o plano, até 2024, o investimento em educação crescerá paulatinamente, atingindo o equivalente a 10% do PIB ao ano – quase o dobro do praticado atualmente (5,3%) 
 Meta 17: Valorizar os profissionais do magistério das redes públicas da Educação Básica, a fim de equiparar o rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente, ate o final do 6° ano da vigência deste PNE. 
 A valorização dos professores está relacionada com as questões de financiamento público para a educação e principalmente para o pagamento do piso salarial nacional. 
 Hoje no Brasil vemos a profissão de professor pouco atrativa quando o assunto é o piso salarial, pois há uma enorme defasagem, e em contrapartida a isso temos profissionais desmotivados, cansados por terem que fazer duplas jornadas para conseguir um salario um pouco melhor, deixando assim a qualidade de ensino baixa, pois não há motivação e o cansaço muitas das vezes é evidente.
 Os governantes dos Estados e municípios tem que dispor de mais recursos para equiparar os salários dos professores da educação básica com o salário de outros profissionais com a mesma formação.
 Os professores precisam ser vistos pelos governantes como o pilar para o desenvolvimento da nação e do crescimento profissional e econômico dos cidadãos. Somente dessa maneira pode-se acabar com décadas de anos de desvalorização.
 Vendo como o Brasil encontra-se hoje em dia, cabe me acreditar que não, não será possível atingir essas metas até 2024, ainda mais com todo esse panorama inesperado em que estamos vivendo. Se antes já se fazia praticamente impossível, hoje o quadro só se agravou, infelizmente.
 
 
pne_conhecendo_20_metas.pdf (mec.gov.br)
Rede Nacional Primeira Infância – Articulação nacional de organizações que atuam na promoção e garantia dos direitos das crianças de até 6 anos de idade. (primeirainfancia.org.br)
OPNE − 20 metas do PNE (observatoriodopne.org.br)

Continue navegando