Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
VAGNER EVANGELISTA LOPES - 2061296
VICTOR EVANGELISTA LOPES - 2068600
CARLOR ELIZON LOPES LEMES - 2023524
PIM IV – Projeto de Sistema - CADASTRO DE PACIENTES POSITIVOS PARA COVID-19.
São Bernardo do campo - SP
2020
VAGNER EVANGELISTA LOPES - 2061296
VICTOR EVANGELISTA LOPES - 2068600
CARLOR ELIZON LOPES LEMES - 2023524
DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE CADASTRO DE PACIENTES POSITIVOS PARA COVID-19.
Projeto Integrado Multidisciplinar IV
Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de tecnólogo em (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD.
Orientador(a): Prof. Marcelo Santos
São Bernardo do campo - SP
2020
RESUMO
Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de cadastros de pacientes diagnosticados com a Covid-19, pois com a grande demanda nos serviços médicos gerado pela pandemia da Covid-19, desencadeou-se uma grande busca por inovação médica, pela necessidade de cada vez mais informatizar a área da saúde mundial, para obter resultados rápidos e mais precisos na identificação e geolocalização dos infectados, e para um melhor acompanhamento e monitoramento, obtendo uma perspectiva maior do crescimento dos infectados, e tomadas de decisões mais precisas e assertivas no combate e na erradicação do vírus. A infecção por coronavírus atinge um número exponencial de pessoas, a rastreabilidade atual para identificar os que foram infectados pelo coronavirus e limitar a transmissão não são suficientes. Por essa causa que em todo mundo, os governos têm buscado através da tecnologia suprir essa necessidade. Com a base dos dados evolutivos, será possível ter uma melhor rastreabilidades das pessoas infectadas com COVID-19 em uma certa área, assim criar alertas a todos expostos naquela área para tomar as medidas preventivas, e também, contribuir mais nas pesquisas científicas mundiais, pois cada ferramenta tecnológica como softwares, equipamentos de proteção EPI, são fundamentais nessa jornada.
Palavras-chave: coronavírus, infectados, diagnosticados, Covid-19, prevenção, acompanhamento, monitoramento.
ABSTRACT
This project aims to develop a system for registering patients diagnosed with Covid-19, because with the great demand for medical services generated by the Covid-19 pandemic, a great search for medical innovation has been triggered, due to the need for each time more computerization of the world health area, to obtain quick and more accurate results in the identification and geolocation of the infected, and for a better follow-up and monitoring, obtaining a greater perspective of the growth of the infected, and more precise and assertive decision making in the fight and in eradicating the virus. Coronavirus infection affects an exponential number of people, the current traceability to identify those who have been infected by the coronavirus and limit transmission is not enough. For this reason that governments around the world have sought through technology to supply this need. With the evolutionary data base, it will be possible to have a better traceability of the people infected with COVID-19 in a certain area, thus creating alerts for all those exposed in that area to take preventive measures, and also, to contribute more in the scientific research worldwide, because each technological tool such as software, EPI protection equipment, is essential in this journey.
Keywords: coronavirus, infected, diagnosed, Covid-19, prevention, follow-up, monitoring.
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	6
2.	PROJETO SISTEMA DE CADASTRO DE PACIENTES POSITIVOS PARA COVID-19	7
2.1 ENGENHARIA DE SOFTWARE I	7
2.1.1 SCRUM NO PROJETO	9
2.2	LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO	9
3. CONCLUSÃO	10
4. REFERÊNCIAS	10
1. INTRODUÇÃO 
A COVID-19 é causada pelo novo coronavírus denominado SARS-CoV-2. A atual pandemia teve início na China em Wuhan, na província de Hubei em dezembro de 2019 e já está disseminada em quase todos os países do mundo. Com a necessidade de acompanhamento, monitoramento dos infectados por covid-19 nos hospitais, este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema, com o intuito de cadastrar os pacientes que forem diagnosticados com Covid-19 e identificar os pacientes do grupo de risco. Com o auxílio das disciplinas Engenharia de software I e Linguagem e técnica de programação, será possível que a equipe do projeto, identifique e aplique uma ou mais metodologias de desenvolvimento de software que mais se adequam a essa demanda, e também apliquem as boas práticas de programação.
2. PROJETO SISTEMA DE CADASTRO DE PACIENTES POSITIVOS PARA COVID-19
Será descrito o escopo e todos os passos do desenvolvimento de um projeto, que consiste na criação de um software de cadastro de pacientes.
2.1 ENGENHARIA DE SOFTWARE I
	Com os conhecimentos adquiridos na disciplina ENGENHARIA DE SOFTWARE I, foi possível ter uma visão mais assertiva na escolha da metodologia a ser aplicada neste projeto. Os métodos ágeis buscam promover um processo de gerenciamento de projetos que incentiva a inspeção e adaptação frequente. É uma filosofia que acaba por incentiva o maior trabalho em equipe, a auto-organização, a comunicação frequente, o foco no cliente e a entrega de valor “Esperamos que nosso trabalho conjunto como a Agile Alliance ajude outras pessoas em nossa profissão a pensar sobre desenvolvimento de software, metodologias e organizações, de maneiras novas e mais ágeis. Nesse caso, alcançamos nossos objetivos.”. 
Ao analisar a estrutura e o tamanho do projeto, optamos por adaptá-lo na metodologia ágil SCRUM, pois nesse caso traz mais vantagens do que metodologias de desenvolvimento tradicionais. Em uma breve comparação, descreveremos as vantagens qual nos direcionou a escolha do SCRUM: Depois de rememorar os conceitos e verificar os pontos fortes e fracos dos modelos Cascata e Ágil, vamos agora colocá-los lado a lado para evidenciar suas diferenças. Confira:
· O processo de desenvolvimento de software é dividido em diferentes fases no modelo Cascata, enquanto a metodologia Ágil separa o ciclo de vida de desenvolvimento do projeto em sprints;
· Cascata é uma metodologia estruturada que muitas vezes pode ser bastante rígida, enquanto a metodologia Agile é conhecida por sua flexibilidade;
· No modelo Cascata, o desenvolvimento de software deve ser concluído como um único projeto, que é então dividido em diferentes fases. No entanto, a metodologia Ágil pode ser considerada como uma coleção de muitos projetos diferentes, que nada mais são do que as iterações das diferentes fases com foco na melhoria geral do software com feedbacks dos usuários ou da equipe de qualidade;
· No modelo Cascata, não há espaço para alterar os requisitos uma vez iniciado o desenvolvimento do projeto. A metodologia Ágil, por outro lado, é bastante flexível e permite que sejam feitas mudanças nos requisitos de desenvolvimento do projeto, mesmo após o planejamento inicial ter sido concluído;
· Todas as fases de desenvolvimento do projeto, como design, desenvolvimento, testes etc. são concluídas uma vez no modelo Cascata, enquanto que, como parte da metodologia Ágil, elas seguem uma abordagem de desenvolvimento iterativo. Como resultado, planejamento, desenvolvimento, prototipagem e outras fases podem aparecer mais de uma vez durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento;
· Uma das principais diferenças entre Ágil e Cascata é sua abordagem individual em relação à qualidade e aos testes. No modelo Cascata, a fase de teste vem depois da fase de construção, mas, na metodologia Ágil, o teste é tipicamente executado simultaneamente com a programação ou pelo menos na mesma iteração;
· O modelo Cascata é um processo interno e não exige a participação de clientes; a abordagem Ágil se concentra na satisfação do cliente e, portanto, envolve a participação dele durantepraticamente todo o projeto.
Conclusão
O modelo Cascata pode ser considerado como um processo sequencial rigoroso, enquanto o modelo Ágil é um processo altamente colaborativo, levando a uma melhor participação da equipe e à resolução mais rápida de problemas.
O modelo Cascata é mais adequado para projetos que têm requisitos claramente definidos e nos quais a mudança não é esperada, enquanto o desenvolvimento Ágil suporta um processo no qual os requisitos devem mudar e evoluir. Assim, se você estiver planejando desenvolver um software que exigiria revisões frequentes e tiver que acompanhar o panorama tecnológico e os requisitos do cliente, o Ágil é a melhor abordagem a seguir.
Por fim, acrescentamos que modelo Cascata exibe uma mentalidade de projeto e foca seu foco estritamente na conclusão do desenvolvimento, enquanto a metodologia Ágil introduz uma mentalidade de produto que se concentra em garantir que a aplicação desenvolvida satisfaça seus clientes finais e se modifica conforme os requisitos mudam.
2.1.1 SCRUM NO PROJETO
Papéis
• Product owner: Vagner Lopes
• Scrum master: Victor Lopes
• Scrum team: Desenvolvedor Calos Lopes, QA Ricardo Raimundo
Após encerrada a etapa de definição dos papeis Vagner PO, define o escopo do projeto com suas primeiras histórias.
História 1. Eu como funcionário do hospital usuário do sistema, desejo cadastrar os pacientes diagnosticados com covid-19. identificando os do grupo de risco acima 65 anos e ou com comorbidades (diabetes, obesidade, hipertensão, tuberculose, outros).
História 2. Eu como funcionário do hospital usuário do sistema, desejo gerar um arquivo contendo informações da localidade e a idade dos pacientes do grupo de risco.
PRODUCT BACKLOG
	Após o levantamento das funcionalidades o PO Vagner, constrói o product backlog
PLANEJAMENTO DO SPRINT
Na Sprint 1, foram definidas as a parte técnica da aplicação com apoio das histórias criadas, devido a baixa complexidade da aplicação uma Sprint de uma semana é suficiente para o término do projeto. Todo o escopo foi entendido e alinhado com o Scrum team.
INÍCIO DO SPRINT
Com as metas das tarefas definidas, é hora de iniciar o desenvolvimento do Sprint, com objetivo de apresentar uma tela de cadastro mais simples possível que faça com que os usuários sejam capazes de efetuar o cadastro dos pacientes.
Tarefas da Sqad Dev Carlos o desenvolvedor e Ricado QA.
· Desenvolver produto: Implementação, testes e documentação;
· Finalizar o pacote do produto pronto para ser integrado
REUNIÕES DIÁRIAS SCRUM
O ScrumMaster Victor acompanhará o desenvolvimento do projeto por meio das reuniões de 15 minutos realizadas diariamente para certificar o comprometimento da equipe de desenvolvimento, completando as tarefas que foram estabelecidas.
BURNDOWN CHART
Com o gráfico de BurnDown Chart (Figura 2) é possível ver o progresso do projeto ao longo da Sprint, assim como é possível calcular a velocidade que o projeto vai progredindo, sendo possível estimar uma data para o término do projeto, fazendo também uma comparação do planejado ao andamento em tempo real.
REVISÃO FINAL DO SPRINT
Ao final do ciclo da Sprint, toda a equipe em na reunião, discutem os resultados, enquanto o PO Vagner identifica o progresso alcançado pela equipe, revisando os programas desenvolvidos. Alinhando a entrega entrando em concordância com o cliente.
	
2.2 LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO 
O sistema será desenvolvido na Linguagem C, que é uma linguagem atualmente utilizada em diferentes áreas e propósitos. Faz parte hoje de uma linguagem considerada avançada, desenvolvida nos laboratórios Bell nos anos 70. A definição formal da linguagem pode ser encontrada no livro “The C Programming Language” de Brian W.
Fluxograma
Instalação
	A instalação dever ser realizada seguindo os passos , salvar o arquivo “Pim4DiagnosticoCovid19.zip” no diretório C:\ e extrair a pasta no mesmo diretório.
Manual do Usuário.
Atenção para executar o sistema o usuário deve ir até a pasta “Pim4DiagnosticoCovid19\bin\Debug” e selecionar o executável “Pim4DiagnosticoCovid19”.
1. Passo inserir usuário” seu id” e senha “bsi123”.
2. O sistema deve abrir a tela de cadastro 
3. Após o preenchimento o sistema vai verificar se o usuário é de grupo de risco e perguntar se o usuário deseja cadastrar mais usuários
4. O usuário escolhe a opção N o sistema grava um Arquivo txt com os dados do usuário e outro arquivo caso o paciente seja do grupo de risco com IDADE e CEP
Caso o usuário deseje cadastrar mais de um usuário após o cadastro ele deve selecionar a “S” no final do cadastro.
No caso de usuário inseri uma senha invalida o sistema da uma mensagem de
senha invalida e possibilitar o usuário de inserir novamente a senha.
3. CONCLUSÃO 
Neste trabalho abordamos o projeto SISTEMA DE CADASTRO DE PACIENTES POSITIVOS PARA COVID-19, com o auxílio das disciplinas de Engenharia de software I e Linguagem e técnica de programação.
Com esse PIM IV, foi possível discutir e aprender sobre a importância da tecnologia na área da saúde, que cada vez mais se torna uma ferramenta indispensável, na identificação, na tomada de decisões, e nos resultados.
Também foi possível aprofundar no conhecimento das técnicas e metodologia de desenvolvimento de software, bem como técnicas de programação.
4. REFERÊNCIAS 
AGILEMANIFESTO. História: O Manifesto Ágil. Disponível em: http://agilemanifesto.org/history.html. . Acesso em: 23 nov. 2020.

Mais conteúdos dessa disciplina