Buscar

Avaliação de Pesquisa Estratégia Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segurança do Trabalho - CT
Aluno (a): Coema Cristina da Silva Ferreira
Data: 26 / 04 / 21
Avaliação de Pesquisa
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1) Em Baseado (a) nos assuntos estudados nesta aula, responda ao que se pede:
a) O que é Segurança do Trabalho?
A segurança do trabalho (ou também denominada segurança ocupacional) é uma ciência que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
É uma das áreas da segurança e saúde ocupacionais (ou também denominada segurança e saúde no trabalho), cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente ocupacional seguro e saudável para as pessoas.
b) O que é Medicina do Trabalho?
Medicina do trabalho é um ramo da medicina que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto.
c) Qual o papel do trabalhador, empregador e poder público nas questões de segurança do trabalho?
Cabe ao poder público a criação e fiscalização das normas e leis que versam sobre segurança e saúde no trabalho, cabe ao empregador fazer cumprir essa legislação, podendo ser punido em caso de desrespeito às exigências e cabe ao trabalhador cumprir as exigências de saúde e segurança nos locais de trabalho, obedecendo às normas e leis específi cas, contribuindo para a manutenção das condições de trabalho saudáveis, uma vez que é para ele que o ambiente é adaptado.
d) Como se deu a evolução da segurança do trabalho no Brasil?
No Brasil, a evolução da segurança do trabalho se deu de forma mais tardia do que na Europa, uma vez que a nossa revolução industrial começou por volta de 1930. Nessa época, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, iniciou o processo de direitos trabalhistas individuais e coletivos com a criação da CLT, em 1943. A partir daí, outras medidas foram realizadas em benefício dos trabalhadores, como a criação da Lei 8213, em 1991, que regulamentou os Planos de Benefícios da Previdência Social, incluindo os benefícios dos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho.
e) Qual a importância da segurança do trabalho para um país?
O ônus pelo acidente do trabalho reflete-se em toda a nação; é ela que paga, através da arrecadação de impostos, ao incapacitado ou à família da vítima de um acidente fatal o seguro social a que tem direito. É expressivo o número de brasileiros aposentados por invalidez, que fi cam à espera apenas do seu irrisório salário, quando poderiam estar produzindo e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento do país.
2) Diferencie doença ocupacional e doença do trabalho? Cite exemplo.
A doença do trabalho está mais relacionada ao ambiente profissional, enquanto a doença ocupacional é desencadeada pelas características da atividade. Exemplos: Asma ocupacional, silicose, asbestose, dermatite de contato, câncer de pele ocupacional. Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos sem proteção compatível com o risco envolvido. Exemplo de doença do trabalho: Trabalhador perde a audição por ficar longo tempo sem proteção auditiva adequada, submetidoao excess de ruído, gerado pelo trabalho executado.
3) Segundo a lei 8.213, o que se equipara aos acidentes de trabalho?
Acidente Por Equiparação Legal – (art. ... 8.213, de 24 de julho de 1991, prevê que se equipara ao acidente de trabalho o sofrido pelo segurado no percurso da residência para o local e trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção.
4) De uma forma geral, que situações devem ser observadas nas inspeções de segurança? E qual a importância disso?
 As Inspeções de Segurança tem diversos propósitos, entre os quais podemos destacar os seguintes: Detectar possíveis condições perigosas de natureza ambiental e ocupacional que possam se manifestar na forma de eventos indesejados; Mitigar os riscos e reduzir significativamente o número de acidentes de trabalho, ambientais de e doenças ocupacionais; Reduzir os encargos trabalhistas e previdenciários; Aumentar o interesse dos trabalhadores por questões de segurança, meio ambiente e de saúde no trabalho a fim deixá-los atentos e elevar a produtividade; Observar e corrigir métodos inadequados de trabalho; Diminuir situações de danos ao patrimônio físico da empresa e ao meio ambiente; Verificar se as medidas preventivas de segurança implementadas estão sendo eficazes.
 As Inspeções de Segurança reduzem encargos, diminui danos ao patrimônio, complementamos este assunto no artigo “Investir em saúde e segurança do trabalho é garantia de retorno às empresas“.
5) Quem são os responsáveis pela investigação de acidentes dentro da empresa?
A investigação de acidente deve ser feita pela Comissão Interna de Prevenções de Acidentes (CIPA) envolvendo o acidentado, as testemunhas e a supervisão direta.
6) 1. O que é SESMT? Qual a importância do SESMT dentro da empresa? E quais os profi ssionais que compõem o SESMT?
SESMT é a sigla para Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho. O SESMT é formado por profissionais do trabalho que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro de uma empresa e reduzir custos com acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. É composto por Engenheiro de segurança do trabalho, medico do trabalho, enfermeiro do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho.
7) O que é Grau de Risco e o que é o CNAE? Qual a sua importância dessas informações para dimensionamento do SESMT
O grau de risco é o valor numérico, variável e crescente, que representa a intensidade do risco no estabelecimento de acordo com sua atividade econômica principal descrita pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O grau de risco varia de 1 a 4.
8) Qual a sua importância para o SESMT?
Cada atividade, existe um grau de risco existente que deve ser levado em consideração para estabelecer o número mínimo de especialistas. Para saber a quantidade e quais os funcionários necessários no SESMT, deve ficar atento ao número de empregados e o tipo de atividade no local de trabalho.
9) Com base na NR 04 - Dimensione o SESMT de uma fábrica de produtos cerâmicos com 1500 funcionários, onde 800 trabalhadores estão na fabricação de produtos cerâmicos refratários.
Serão 4 técnicos de segurança do trabalho;
1 Engenheiro de segurança do trabalho;
1 médico do trabalho; 
1 enfermeiro do trabalho;
1 auxiliar de enfermagem do trabalho.
10) Uma das competências do SESMT que você viu foi a de promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores em relação à saúde e segurança.Você considera importante essa competência? Justifique sua resposta.
Sim, pois são importantes tanto para o trabalhador, quanto para a empresa, pois contribuem muito para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, o que se reflete na imagem da empresa.
Avaliação de Pesquisa: Segurança do Trabalho - CT

Outros materiais