Buscar

AVALIAÇÃO DE PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segurança do Trabalho - CT
Aluno (a): JOÃO SALUSTIANO DE ANDRADE
Data: 07/ 08 /2021
Avaliação de Pesquisa
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1) Em Baseado (a) nos assuntos estudados nesta aula, responda ao que se pede:
a) O que é Segurança do Trabalho?
 
A segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando a minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade física e a capacidade de trabalho do trabalhador.
b) O que é Medicina do Trabalho? 
É o ramo da Medicina que visa à preservação da saúde do trabalhador, melhorando as condições de sua atividade, bem como corrigindo as consequências dela advindas que são prejudiciais ao homem. Ela atua no monitoramento da saúde do trabalhador, desde a entrada na empresa com os exames admissionais, até o término de seu contrato de trabalho com os exames demissionais e intervenções para melhorar a saúde do trabalhador durante sua vida laboral.
c) Qual o papel do trabalhador, empregador e poder público nas questões de segurança do trabalho?
A responsabilidade pela segurança do trabalho é tripartite: poder público, empregador e empregado. Assim, cabe ao poder público a criação e fiscalização das normas e leis que versam sobre segurança e saúde no trabalho, cabe ao empregador fazer cumprir essa legislação, podendo ser punido em caso de desrespeito às exigências e cabe ao trabalhador cumprir as exigências de saúde e segurança nos locais de trabalho, obedecendo às normas e leis específicas, contribuindo para a manutenção das condições de trabalho saudáveis, uma vez que é para ele que o ambiente é adaptado.
d) Como se deu a evolução da segurança do trabalho no Brasil?
O Brasil, a evolução da segurança do trabalho se deu de forma mais tardia do que na Europa, uma vez que a nossa revolução industrial começou por volta de 1930. Nessa época, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, iniciou o processo de direitos trabalhistas individuais e coletivos com a criação da CLT, em 1943. A partir daí, outras medidas foram realizadas em benefício dos trabalhadores, como a criação da Lei 8213, em 1991, que regulamentou os Planos de Benefícios da Previdência Social, incluindo os benefícios dos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho.
e) Qual a importância da segurança do trabalho para um país?
É importante em vários aspectos como: 
Aspectos Sociais – O ônus pelo acidente do trabalho reflete-se em toda a nação; é ela que paga, através da arrecadação de impostos, ao incapacitado ou à família da vítima de um acidente fatal o seguro social a que tem direito. É expressivo o número de brasileiros aposentados por invalidez, que ficam à espera apenas do seu irrisório salário, quando poderiam estar produzindo e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento do país.
Aspectos Humanos – Embora não se possa representar em números, o aspecto humano é o mais importante, pois não há dinheiro que pague o preço de uma vida, assim como não há indenização que corresponda ao valor de uma mão, de um braço ou de qualquer parte do corpo mutilada em um acidente. Não dá para mensurar o significado, para os familiares, de um indivíduo que saiu para trabalhar e não voltou, vítima de um acidente do trabalho que poderia ter sido evitado. Outro fator não quantificável são os traumas que um acidente acarreta para os companheiros do acidentado.
Aspectos Econômicos – A queda na produção de uma empresa e da nação como um todo, decorrente de acidentes de trabalho, é um aspecto que deve ser considerado, pois, além do custo final dos produtos, o acidente acarreta gastos com atendimento médico, transporte, remédios, indenizações, pensões, etc.
2) Diferencie doença ocupacional e doença do trabalho? Cite exemplo. 
Doença profissional, ou ocupacional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada profissão, ou função, ou seja, está diretamente ligada a profissão do trabalhador. Ex: O soldador que desenvolveu catarata. 
Já a doença do trabalho está mais ligada ao meio ambiente de trabalho, é aquela que tem ligação com o ambiente onde o trabalho é exercido. Ex: Um trabalhador que está exposto ao ruído excessivo, em um galpão de solda, e desenvolve surdez. Esse é um caso típico de doença do trabalho.
3) Segundo a lei 8.213, o que se equipara aos acidentes de trabalho?
 Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, prevê que se equipara ao acidente de trabalho o sofrido pelo segurado no percurso da residência para o local e trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção.
4) De uma forma geral, que situações devem ser observadas nas inspeções de segurança? E qual a importância disso?
A Inspeção de segurança é aquela destinada à identificação, análise e tratamento dos riscos existentes no processo de trabalho. O profissional que irá desempenhar essa investigação deverá realizar visitas aos setores da empresa, procurando os riscos que envolvem o patrimônio, o ser humano, a produção, e o meio ambiente. A inspeção é considerada uma das mais importantes atividades para a melhoria do nível de segurança das entidades, não só por identificar riscos, como também pelo fato do trabalhador perceber o interesse da empresa em controlar riscos e, consequentemente, evitar danos à sua saúde. Nesse caso, a credibilidade é efetivada quando forem tomadas as medidas necessárias para o controle dos riscos detectados, através da participação e envolvimento de todos. Nesse aspecto, a empresa ganha com a redução de acidentes e, consequentemente, com a redução de custos provenientes desses acidentes.
5) Quem são os responsáveis pela investigação de acidentes dentro da empresa?
De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 4, os acidentes de trabalho devem ser averiguados por profissionais que prestam Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – (CIPA) na investigação dos acidentes.
6) 1. O que é SESMT? Qual a importância do SESMT dentro da empresa? E quais os profissionais que compõem o SESMT?
A sigla SESMT significa Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Tem como objetivos proteger o funcionário em seu local de atuação, promovendo a saúde e integridade física e reduzindo acidentes ou doenças ocupacionais.
De acordo com a NR4, devem fazer parte do SESMT os seguintes profissionais:
· Médico do Trabalho: pós-graduado em Medicina do Trabalho, ou que porte o certificado de residência médica que tenha relação com saúde ocupacional;
· Engenheiro de Segurança do Trabalho: pós-graduado na área;
· Enfermeiro do Trabalho: pós-graduado em Enfermagem do Trabalho;
· Técnico em Segurança do Trabalho: com formação técnica e registro no Ministério do Trabalho;
· Auxiliar de Enfermagem do Trabalho: com certificado de qualificação reconhecido pelo Ministério da Educação, proveniente de instituições habilitadas.
7) O que é Grau de Risco e o que é o CNAE? Qual a sua importância dessas informações para dimensionamento do SESMT?
O grau de risco é o valor numérico, variável e crescente, que representa a intensidade do risco no estabelecimento de acordo com sua atividade econômica principal descrita pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). 
Conhecer o grau de risco de uma empresa é de fundamentalrelevância durante o processo de Dimensionamento do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, por isso a importância de sempre sabermos o código CNAE e o grau de risco da empresa.
8) Qual a sua importância para o SESMT?
SESMT é a sigla para Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho. O SESMT é formado por profissionais do trabalho que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro de uma empresa e reduzir custos com acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Sua principal função é garantir a integridade física e o bem estar do trabalhador.
9) Com base na NR 04 - Dimensione o SESMT de uma fábrica de produtos cerâmicos com 1500 funcionários, onde 800 trabalhadores estão na fabricação de produtos cerâmicos refratários.
Com base no que foi estudado, podemos dimendionar essa equipe da seguinte forma:
· 5 técnicos de seguranca do trabalho;
· 1 engenheiro de segurança do trabalho;
· 1 auxiliar de enfermagem do trabalho;
· 1 médico do trabalho.
10) Uma das competências do SESMT que você viu foi a de promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores em relação à saúde e segurança. Você considera importante essa competência? Justifique sua resposta.
Sim. Muito importante. O objetivo dessas ações é proteger os trabalhadores dos riscos relacionados a sua função ou ao ambiente de trabalho. O SESMT é o maior responsável por diminuir riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Seu objetivo é tornar os locais de trabalho mais seguros, com avaliações periódicas em cada setor e projetos de melhorias no ambiente profissional. Considero super importante a realização dessas atividades de conscientização e também de orientação aos trabalhadores, pois assim evitamos muitos acidentes de trabalho.
Avaliação de Pesquisa: Segurança do Trabalho - CT

Outros materiais