Buscar

Avaliação final de peixes ósseos- respondida (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
Licenciatura em Ciências Biológicas
Estudante: Jennyfer Queiroz Barbosa 
Atividade Diagnóstica II - Vertebrados - 
Questão 1. A diversidade dos peixes ósseos, principalmente considerando Teleostei, é maior do que de qualquer outro grupo de vertebrados e essa diversidade taxonômica é também refletida na diversidade de ecologias alimentares, modos reprodutivos, dentre outros. Com base nessa afirmativa e utilizando-se de bibliografia especializada, responda: Por que Actinopterygii (peixes de nadadeiras raiadas) viventes são a linhagem mais diversa de vertebrados que existe no planeta atualmente? Formule sua resposta com base na evolução, ecologia e morfologia deste grupo de peixes. (0,3)
Resposta: Os Actinopterygii é a linhagem mais diversa de vertebrados que existe atualmente por que compõe 99% das mais de 30 mil espécies de peixes. O mais antigo peixe dessa linhagem pertenceu ao período siluriano, a cerca de 420 milhões de anos, que foi constatado em um fóssil do período. A linhagem Actinopterígia com nadadeiras raiadas seguiu em seu processo evolucionário dando origem a diversos grupos com nadadeira diferenciadas há 240 milhões de anos.
Os Actinopterígios são divididos em duas subclasses: Os Chondrosteis que mesmo sendo peixes ósseos, apresentam estruturas cartilaginosas, sendo essa condição derivada. Possuem espiráculos, cauda heterocercal (assimétrica) e a ausência de escamas.
Os Neopterygii que significa novas nadadeiras. Suas características são as mesmas herdadas do tempo precoce da evolução do clado. Há oito espécies divididas em duas ordens: Amiiformes (representada por uma única espécie viva, Amia calva) e os Lepisosteiformes (representados por 7 espécies vivas em dois gêneros). Os Teleosteos, pertencem ao clado dos Neopterygii. Teleosteo significa completamente ósseo. É a maior infra classes da classe dos Actinopterígios, representa 96% das espécies existentes. Surgiu no triássico, são achatados horizontal ou verticalmente, vivem em água doce. Possuem maxila móvel e pode ser projetado para fora da boca. Os lobos superior e inferior da cauda são de tamanhos iguais e a coluna vertebral termina no pedúnculo caudal, possuem ainda bexiga natatória para controlar a flutuação e escamas circulares sem ganoína. Os Teleosteos são divididos ainda em 4 super-ordens: Elopomorpha, Osteoglossomorpha, Otocephala e Euteleostei.
Questão 2. Pela classificação tradicional (antiga), a Classe Peixes reunia os peixes cartilaginosos e os ósseos em um único grupo por compartilharem características semelhantes. Atualmente, a classificação baseada na sistemática filogenética, que leva em consideração as características compartilhadas e derivadas de um ancestral imediato em comum, separa os peixes cartilaginosos na Classe Chondrichthyes e os peixes ósseos (Osteichthyes) em dois grupos distintos: Actinopterygii (peixes de nadadeiras raiadas) e Sarcopterygii (peixes de nadadeiras lobadas + Tetrapoda), conforme cladograma abaixo. (0,2)
	Com base no cladograma acima e na literatura indicada para o curso, responda:
a) Quais os caracteres derivados (sinapomorfias) que definem cada um dos clados: Chondrichthyes, Actinopterygii e Sarcopterygii? 
Resposta: Chondricthyes – Peixes cartilaginosos (tubarões, arraias e quimeras)
Actinopterygii- peixes com nadadeiras raiadas, Sarcopterygii- celacantos e peixes pulmonados.
b) Actinopterygii e Sarcopterygii são grupos-irmãos? Justifique sua resposta. 
Resposta: São grupo-irmão. Pois em sua árvore filogenética estão inclusos parentes mais próximos. 
c) Com base na Sistemática Filogenética, a antiga Classe Peixes (peixes ósseos e cartilaginosos) ainda pode ser considerada válida? Justifique sua resposta. 
Resposta: Não por que eles não pertencem ao mesmo grupo, apenas tem ancestrais em comum, mas são dois grupos diferentes. 
Questão 3. Embora possuam muitas características em comum, os peixes cartilaginosos e ósseos apresentam muitas características divergentes em diferentes sistemas. Para cada grupo, preencha o quadro abaixo de acordo com as características solicitadas: (0,1)
	
	Características
	Peixes cartilaginosos
	Peixes ósseos
	a)
	Tipo(s) de escamas
	Possuem escamas placoides de origem dérmica e epidérmica.
	Escamas de origem exclusivamente dérmica.
	b)
	Constituição do esqueleto
	Totalmente cartilaginoso
	Basicamente constituído por osso
	c)
	Estrutura responsável pela flutuação
	Óleos presente no fígado que redusem a densidade total do corpo
	Bexiga natatória 
	d)
	Número de pares de brânquias
	De 5 a 7 sacos branquiais
	4 pares
	e)
	Tipo de excreta produzido
	Uréia 
	 Amônia 
obs: diferencie peixes de águas continentais e marinhos
Os peixes de água doce são menores e se reproduzem em lagos e rios. Eles possuem características, fisiológicas diferentes dos peixes que vivem em água salgada, isso porque os líquidos corporais nos peixes que habitam rios e lagos são mais concentradas e isso faz com que eles absorvam mais água do meio e a eliminem em grande quantidade na urina.
Os peixes de água salgada são bem mais ativos, grandes e coloridos. Eles também possuem características fisiológicas particulares, pois no mar há um alto teor de sais e isso influência diretamente a vida desses animais, já que os líquidos dos peixes marinhos são menos concentrados do que a água do mar e isso provoca a necessidade de perda de líquidos para que fiquem em equilíbrio com o meio.
Questão 4. Os peixes ósseos marinhos e os de águas continentais regulam, de formas diferentes, o equilíbrio hídrico e iônico de seus corpos. Explique como os peixes ósseos marinhos e os de águas continentais fazem essa osmorregulação. (0,1)
Resposta: A osmorregulação em peixes ósseos marinhos eles ingerem a água do mar e eliminam o excesso de sal. Essa eliminação ocorre por meio da ação de células especiais nas brânquias que, por intermédio de transporte ativo, secretam o excesso de sal. A urina desses peixes é bem concentrada e os rins tem papel fundamental nesse processo. Osmorregulação em peixes ósseos dulcícolas: No caso desses animais, as brânquias são altamente permeáveis, permitindo a entrada de íons água, assim como a passagem de gases, o que garante trocas gasosas. O excesso de água que entra nesses animais é eliminado por meio de uma urina extremamente diluída e abundante, formada em rins eficientes. Já os sais necessários são conseguidos por meio de transporte ativo pelas brânquias e pela alimentação. Já os peixes cartilaginosos possuem uma concentração elevada de ureia no sangue isso faz com que esses animais tenham o meio interno com concentração de solutos semelhantes à água do mar (isotônica). Isso faz com que eles não percam água para o meio.
Questão 5. Considerando a definição de dimorfismo sexual, analise as imagens das diferentes espécies de vertebrados abaixo: 
	
	
	
	Peixe-palhaço
	Jacaré
	Beija-flores
	
	
	
	
	
	
	Leões
	Cobras
	Pererecas
	Com base nas imagens acima, responda quais delas são dimórficas sexualmente. Justifique sua resposta. (0,1)
Resposta: São dimórficas: Os leões, as pererecas, cobras, beija-flores e os peixes palhaços. Por que eles apresentam características que distinguem seu sexo, mostrando que são distintos, as fêmeas são diferentes dos machos. Por exemplo o leão possui juba e a leoa não, o macho do peixe-palhaço e menor que a fêmea.

Continue navegando