Buscar

av2 fundamentos de bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido
Disciplina: ARA0009 Fundamentos de Bioquímica
Prof.: Emerson Reis
Aluno(a): Tayane do Nascimento Rocha 
Matrícula: 202001608338
Conceitos gerais sobre metabolismo.
1. Explique como as vias catabólicas podem ser consideradas convergentes e as anabólicas divergentes?
São consideradas convergentes porque as vias catabólicas tem como função capturar energia química obtida na degradação de moléculas maiores, variadas e mais complexas em moléculas mais simples e comuns.
São consideradas divergentes porque a função das vias anabólicas é a síntese de moléculas pequenas para formar moléculas complexas, elas precisam da energia que é dada quando ocorre a quebra da molécula de ATP e PI.
2. Quais os papéis das moléculas de ATP, NAD e FAD no metabolismo energético?
ATP: seu papel é armazenar energia.
NAD e FAD: ambos tem o papel de receber hidrogênio e a principal diferença entre eles é que a produção de ATPs no NAD é maior.
Glicólise, ciclo de Krebs e cadeia transportadora.
3.Por que a glicose dever ser fosforilada ao entrar na via glicolítica?
A fosforilação adiciona um grupo de fosfato na glicose deixando-a com carga negativa, porque a glicose com carga negativa não consegue atravessar passivamente a membrana plasmática e com isso ela mantém a glicose dentro da célula garantindo a glicólise.
4. Explique como e para que ocorre a produção de ácido lático?
É obtido a partir da sacarose e lactose, o organismo produz ácido lático durante a realização de exercícios físicos. Serve para gerar energia.
5. Explique por que o ciclo de Krebs é considerado uma via anfibólica?
Porque atua como catabólica e anabólica. 
6. Por que o ciclo de Krebs é considerado a via final comum no catabolismo de carboidratos, lipídeos e aminoácidos?
É considerado uma via final comum pois uma das suas funções é a promover a degradação dos produtos finais de carboidratos, lipídios e aminoácidos  até acetil-coA, que é o substrato do ciclo de krebs.
7. Explique a função do ciclo de Krebs na síntese de ATP através da fosforilação oxidativa?
No ciclo de krebs ocorre a oxidação do acetilCoA para duas moléculas de CO2, sendo considerado uma reação catabólica, e conserva uma parte da energia livre dessa reação na forma de coenzimas reduzidas, essas energias são utilizadas na produção de ATP na fosforilação oxidativa.
8. Qual o papel do oxigênio molecular (O2) no metabolismo energético?
Atua como agente oxidante de moléculas orgânicas.
Síntese de carboidratos.
9. Explique de forma objetiva como é possível converter ácido lático, aminoácidos e glicerol em glicose? (não é necessário descrever todas as reações da gliconeogênese. Basta considerar que piruvato, oxaloacetato e intermediários da glicólise são precursores da glicose)?
Ocorre através da gliconeogenese, que serve como via de síntese de glicose a partir de precursores não- carboidratos, tais como: piruvato, lactato, glicerol, intermediários
do ciclo de Krebs e os esqueletos de carbono de aminoácidos.
10. Qual a importância da gliconeogênese para o metabolismo energético no cérebro? 
Tem importância pois ele utiliza a glicose sanguínea como fonte exclusiva de energia. 
11. Em que situação a gliconeogênese poderá ser estimulada e qual a sua importância? 
É estimulada pelo glucagon durante o jejum, durante exercício prolongado, por uma dieta protéica, e por estresse. É importante pois ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. 
12. Qual o papel biológico da glicogênese e da glicogenólise? Como estas vias são reguladas?
Glicogênese tem como papel a formação do glicogênio, ocorre pois esse processo é ativado pela insulina em resposta aos altos níveis de glicose sanguínea e na glicogenólise seu papel consiste na degradação do glicogênio realizada através da retirada sucessiva de moléculas de glicose, com finalidade de atender as necessidades metabólicas do organismo. 
13. Qual a importância da enzima glicose 6 fosfatase presente nos hepatócitos e ausente nas células musculares?
Ela conduz a glicogenólise para geração de glicose livre onde é obtido energia e atua contra agentes oxidantes. 
Metabolismo de lipídeos.
14. Explique por que a oxidação de um ácido graxo apresenta um maior rendimento na síntese de ATP do que a oxidação de carboidratos?
Na oxidação do ácido graxo ocorre a liberação de energia que é conservada como ATP. Os ácidos graxos são os componentes mais abundantes dos lipídios, as reservas de lipídios em nosso organismo são superiores às de carboidratos, o que explica a preferência do nosso organismo pelos lipídios principalmente de jejum, aumentando a disponibilidade de glicose para outros tecidos, tais como: sistema nervoso, sanguíneo e imunológico, que são mantidos nesse substrato. 
15. Como ocorre a regulação hormonal no metabolismo de lipídeos, considerando a ação da adrenalina, do glucagon e da insulina?
A adrenalina fornece um mecanismo para obter energia para situações de emergência, o glucagon ajuda a bloquear a ação da insulina permitindo a disponibilidade da glicose. 
16. Considere a integração do metabolismo e explique como é possível converter carboidratos em lipídeos? 
Através da lipogênese, que consiste na conversão do excesso de energia que os carboidratos ingeridos produzem em gordura corporal, pois é uma fonte de energia que dura mais.
17. Qual a importância da via de síntese de colesterol num indivíduo que não consome gordura animal?
No consumo regulado de gordura animal é obtido bastante energia e essa gordura ajuda na absorção de nutrientes. Quando não há o consumo dessa gordura, a via de síntese de colesterol entra em ação, fornecendo ao indivíduo componentes de membrana, atua como precursor de sais biliares, precursor para a síntese de hormônios esteróis e precursor para a síntese de vitaminas D.
18. Explique a relação da cetogênese com o metabolismo de lipídeos e qual a importância da cetogênese para o metabolismo energético?
A relação da cetogênese com o metabolismo de lipídios consiste na transformação de lipídeos em glicose através dos corpos cetônicos. 
A importância da cetogênese com o metabolismo energético é que em quadros de jejum prolongado ou problemas metabólicos o cérebro utiliza os corpos cetônicos como forma de energia.
Metabolismo de proteínas e nucleotídeos.
19. Por que excretamos o nitrogênio na forma de uréia e não de amônia?
Porque o ciclo da ureia tem como função eliminar a amônia tóxica do corpo, com isso elimina o nitrogênio indesejado do organismo.
20. Por que indivíduos que apresentam defeitos genéticos em alguma enzima do ciclo da ureia apresentam retardo mental? Com relação à este defeito genético, como deverá ser a dieta deste individuo? Justifique
Ocorre a partir da acumulação exagerada de amónia no sangue, chamada hiperamoniémia, onde níveis elevados são tóxicos e causam problemas no nível do desenvolvimento, causam atraso mental, alterações neurológicas, coma ou a morte. O tratamento feito para esses defeitos pode ser com uma dieta pobre em proteínas, que possa fornecer uma quantidade suficiente de aminoácidos para o crescimento, desenvolvimento e metabolismo proteico.
21. Após a desaminação, qual o destino dos esqueletos de carbonos dos aminoácidos?
É transformado em acetil-coA, acetoacetil-coA, ácido pirúvico ou em intermediários do Ciclo de Krebs.
22. Por que alguns aminoácidos são considerados cetogênicos e outros são considerados glicogênicos?
Os aminoácidos são considerados glicogênicos porque servem de sustentação para a síntese de glicose e outros aminoácidos são considerados cetogênicos porque podem ser transformados em ácidos graxos ou corpos cetônicos.
23. Qual a relação entre a formação de cálculos renais e o metabolismo de nucleotídeos?
No metabolismo dos nucleotídeos ocorre a degradação das purinas até ácido úrico que é excretado na urina. Os rins tem como função filtrar o sangue, e quando ocorre altas taxas de ácido úrico no sangue, pode provocar a formação de cristais de urato de sódio que causam cálculos renais.

Outros materiais