Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

4. O COTIDIANO PROFISSIONAL DO ASSSISTENTE SOCIAL
O assistente social fundamenta o seu trabalho e a sua performance no dia a dia em cima do projeto ético-político cujas dimensões são teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas. Segundo Iamamoto, (2000) é necessário atuar articulando as três dimensões da profissão: são teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas. A não articulação dessas dimensões pode levar os profissionais a extremismos. É necessário romper com uma visão endógena e focalista para alargar os horizontes, ....................
O assistente social sempre trabalha criando objetivos em cima de alguma ação social, de algum projeto de intervenção ou elaboração de políticas públicas, sendo esses objetivos variados em prol da efetivação dos direitos e garantias individuais e coletivos para a promoção do bem geral, e na medida em que os objetivos vão se concretizando, alcança-se a instrumentalidade. “Instrumentalidade é a capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais.” (GUERRA, 2000, p. 2)
Quando o assistente social vai adquirindo a instrumentalidade, ele vai obtendo uma prática melhor para modificar e transformar relações e situações do dia a dia para promover o bem estar geral. Tomando como exemplo a pandemia do coronavírus, o assistente social teve que adaptar o seu trabalho de acordo com as orientações da OMS ( Organização Mundial de Saúde) De acordo com GUERRA: 
É por meio desta capacidade adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano [...]. (p.2)
Nogueira e Mioto ressaltam ainda que, as novas situações e paradigmas no cotidiano levam o assistente social para uma prática interdisciplinar:
[...] O serviço social adquire um novo estatuto a partir da posição de novo paradigma. È justamente através dessa apropriação que as ações profissionais encontram um novo espaço para a discussão. [...] construir essa nova posição do Serviço Social impõe colocá-lo no âmbito da discussão interdisciplinar [...] (apud SCHNEIDER; HERNANDORENA, 2012, p. 8)
Uma das principais funções do assistente social em seu cotidiano é a colaboração na formulação de políticas públicas para uma determinada demanda a ser trabalhada em cima das expressões das questões sociais, na pandemia do coronavírus não é diferente, devido as novas situações que surgiram como o distanciamento social e o contágio, o assistente social adaptou a forma de trabalho assim como a formulação de novas políticas públicas de emergência, para Machado e Kyosen (2000), política e política social expressam as atuações do poder político, que devem operar visando o bem estar da população.
GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade do processo de trabalho e serviço social. In: Revista serviço social e sociedade. São Paulo: Cortez, 2010.
SHNEIDER, Glaucia; HERNANDORENA, Maria do Carmo (Orgs). Serviço social na educação: perspectivas e possibilidades. Porto Alegre: CMS, 2012. 80 p.
MACHADO, Ednéia Maria; KYOSEN, Renato Oikawa, Política e Política Social. Serviço Social em Revista, v. 3, n.1,p. 1-114, jul/dez 2000. Disponível em : https: // www.uel.br/revistas/ssrevista/n1v3.pdf. Acesso em: 17 de abril de 2021.

Mais conteúdos dessa disciplina