Buscar

PORTIFÓLIO ESTAGIO I ADAPTADO COVID 19

Prévia do material em texto

9
UNIVERSIDADE NORTE PARANÁ
 
SERVIÇO SOCIAL
LEILIAN DOS SANTOS DA SILVA
Projeto de intervenção
Aldeias infantis SOS Brasil
Marabá- Pará
2020
LEILIAN DOS SANTOS DA SILVA
Projeto de intervenção
Aldeias infantis SOS Brasil
Trabalho apresentado à universidade norte paraná - unopar, para o curso de serviço social e para disciplina estagio curricular obrigatório II
Orientador: Viviane de Jesus Galvan Gouveia 
UNIVERSIDADE NORTE PARANÁ
 
SERVIÇO SOCIAL
LEILIAN DOS SANTOS DA SILVA
Projeto de intervenção
Aldeias infantis SOS Brasil
MARABÁ PARÁ
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO___________________________________________________4
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO___________________5
OBJETIVO INSTITUCIONAL _______________________________________6
ÂMBITO INSTITUCIONAL _________________________________________7
CONCLUSÃO ___________________________________________________8
REFERÊNCIAS__________________________________________________9
Introdução
O presente relatório tem como principal objetivo propiciar aos acadêmicos do curso Serviço Social, uma formação ampla do seu futuro campo de trabalho e atuação, tendo como intuito proporcionar conhecimentos que auxiliam na identificação dos serviços, programas e projetos de assistência social básica, preparando-os para atuar e desenvolver atribuições localizadas no âmbito de avaliação, elaboração e execução de políticas públicas, ou seja, trabalhar no estudo da realidade social, instrumento de trabalho do Assistente social
Com as pesquisas efetuadas no site e com a leitura dos estatutos e outros meios apresentados no site, pude perceber que as políticas públicas desenvolvidas na instituição Aldeias infantis SOS Brasil, são inteiramente voltadas para melhoria de vida de seus usuários, o que me proporcionou observar grade valia para enriquecimento em minha formação acadêmica.
Contextualização histórica da instituição
A Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização humanitária sem fins lucrativos, que trabalha pelo direito de crianças, adolescentes e jovens a viver em família. Criada em 1949 na Áustria, está presente hoje em 134 países e atua no Brasil desde 1967, onde desenvolve ações para prevenir a perda do cuidado familiar, oferece alternativas de cuidado para crianças em situação de vulnerabilidade social, e promove incidência política, buscando que o estado gere condições necessárias para que estas crianças exerçam plenamente seus direitos, fortalecendo assim suas famílias e garantindo a convivência familiar e comunitária.
A obra surgiu com o educador Hermann Gmeiner, em Imst, Áustria, com o objetivo inicial de acolher crianças órfãs, vítimas da II Guerra Mundial. Com o passar do tempo o campo de atuação foi ampliado, com programas para famílias, comunidades, defesa de direitos e ações voltadas à saúde e nutrição, centros educacionais e promoção de direitos das mulheres, além do auxílio em emergências. 
São 106 projetos em 31 localidades em 12 Estados e no Distrito Federal para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha. Os programas têm uma atuação prioritária de acolhimento e fortalecimento de convivência, seja na família como na comunidade Entre essas localidades podemos citar a cidade de Manaus, onde acontece através do programa “Centro dia” na unidade da atenção direta às crianças na primeira infância e suas famílias, com diversos projetos educacionais e sociais voltados ao fortalecimento de crianças, adolescentes e suas famílias. 
Tem como missão dá total apoio a crianças em situação de vulnerabilidade social, que perderam ou estão prestes a perder os cuidados de suas famílias, ajudando-as a construir seu próprio futuro, inserindo-as à rede de serviço socioassistencial, aos órgãos do sistema de garantia de direitos e as demais políticas públicas visando à garantia de direito 
Objetivo institucional
A Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que promove ações na defesa e garantia dos direitos de milhares de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário. 
O objetivo da instituição é dar o devido apoio as crianças adolescentes e jovens que se encontram em vulnerabilidade, impulsionando seu desenvolvimento e autonomia em um ambiente familiar e comunitário protetor, oferecendo diversas formas de apoio, para promover o fortalecimento dessas famílias, para que as crianças possam se desenvolver em seu próprio entorno familiar. Entre essas formas estão os projetos culturais, educativos de esporte, lazer e empregabilidade. 
Todas as ações estão embasadas no plano de ação da instituição e se desenvolvem com a participação e articulação da comunidade, em um movimento conjunto com associações de moradores, administração pública e outras organizações sociais. 
 Dentre essas ações estão:
· Atenção nutricional
· Educação inicial;
· Atenção psicopedagógico;
· Orientação para saúde da mulher
· Capacitação para geração de emprego e renda (para jovens e famílias)
· Fortalecimento das lideranças e potencialidades locais;
·  Apoio legal e orientação para cuidado e proteção de seus filhos;
· Fortalecimento e integração da família.
Essas ações são baseadas também nas diretrizes sobre cuidados alternativos para Crianças, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC), programa de assistência social (PROAS) e outros
 O trabalho conta com o apoio financeiro de pessoas que contribuem com um valor mensal, e por parcerias com empresas, além do apoio financeiro, a Organização conta com a divulgação de embaixadores internacionais e nacionais. 
Âmbito institucional:
 Os serviços da instituição, são utilizados por crianças, adolescentes e jovens que por motivo de risco (negligência, discriminação, abuso e exploração) tiveram seus vínculos familiares fragilizados ou rompidos. Sendo eles irmãos biológicos ou não, de diferentes idades e de ambos os sexos. A eles são oferecidos um núcleo de acolhimento familiar com uma “mãe social”, onde cada um tem a oportunidade de crescer e aprender juntos. As crianças são encaminhadas pelas autoridades da Infância, onde são beneficiadas de forma continuada, planejada e permanente sem sofrer qualquer distinção ou descriminação política de raça, cor, sexo, orientação sexual, credo religioso e condição social.
A instituição é dirigida por um conselho diretor, composto pelo presidente, vice-presidente, dois representantes nomeados pela Children’s Villages SOS internacional e mais 5 membros eleitos para um mandato de 3 anos. Ainda faz parte do conselho o tesoureiro e demais membros que serão escolhidos e nomeados dela equipe dirigente. Todas as deliberações são tomadas pela maioria de votos. 
São algumas competências do processo da instituição: zelar pela integridade legal e ética, por todos os cumprimentos internos, assegurar que recursos sejam aplicados com eficiência, aprovar orçamentos, captar recursos e etc. 
No atendimento de suas finalidades institucionais e em cumprimento as normas legais, a Aldeias infantis em sua ação beneficente de assistência social e filantrópica, concede gratuidades na prestação de seus serviços, objetivando a promoção de seus atendimentos, da coletividade e do bem. Prima pela qualidade em atendimento e não medem esforço para assegurar o bom nome dainstituição, no qual procuram viver a missão, visão e valores com a corresponsabilidade de bem promover os direitos das crianças e adolescentes em sua proteção e integridade.
Também desenvolve um trabalho direcionado aos pedidos de decisão e monitoramento de políticas públicas, buscando que o Estado gere condições necessárias para que as crianças e adolescentes exerçam plenamente seus direitos. São mais de 100 assentos em Conselhos Municipais e Estaduais nas localidades e regiões nas quais atua a Aldeias infantis. Em destaque, podemos apresentar a participação no Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e no Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA).
Considerações finais
Através da pesquisa em questão, foi observado que a Aldeias Infantis SOS Brasil, trabalha conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente para melhor proteger os mesmos e encaminhá-los a reintegração familiar, obedecendo assim a ideia norteadora da Declaração Universal dos Direitos Humanos que leva a compreensão de que são direitos que vem visando a proteção e a cidadania, dessa forma todo e qualquer ser humano tem direito a ter uma vida digna sem constrangimento, sem sofrer qualquer violência seja ela psíquica, moral ou física, os direitos humanos devem ser garantidos a todos os seres humanos, independentemente da situação de vulnerabilidade em que se encontre. Dessa forma a igualdade deve ser primordial entre todos. 
 
Referência
 Livro-45anos.pdf&usg - Edição Kanova Comunicação Ltda.
Relatório de atividades,50 anos Aldeias infantis: Editor e Jornalista Responsável -Roberto Conrado MTB 75894SP
São Paulo Cartório 11º tabelião de notas - Estatuto social 2020
 Site Aldeais infantis SOS Brasil – www.aldeiasinfantins.org.br

Continue navegando