Buscar

FARINGE E LARINGE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA – 27/05/2020 
Faringe
· A continuação da cavidade bucal, tubo fibromuscular que representa uma via comum para o ar e para os alimentos, relaciona-se posterior as cavidades nasal, oral e a laringe e a parede posterior relaciona-se com a fáscia pré vertebral (da base do crânio até C6).
· Composto por três porções: nasal (nasofaringe) – abrem-se as coanas, oral (orofaringe) – abre-se a cavidade oral, e laríngea (laringofaringe) – abre-se a laringe.
· É composto pelas seguintes camadas:
1) Mucosa;
2) Submucosa;
3) Fáscia faringobasilar – lâmina fibrosa;
4) Camada muscular – longitudinal interna e circular externa;
5) Fáscia bucofaringea – fáscia bucofaringea);
· Possui dois grupos de musculaturas, os músculos externos (constritores), que constringem a faringe durante a deglutição, fazendo a propulsão do alimento para o esôfago, e os músculos internos, que elvam a faringe e a laringe durante a deglutição e a fonação.
-Constritor superior, médio e inferior: encarregados da constrição da faringe, inervados pelo nervo faríngeo e laríngeo superior (nervo vago).
-Salpingofaringeo e palatofaringeo: eleva a faringe e laringe durante a deglutição e fonação, inervado pelo nervo faríngeo e laríngeo superior (nervo vago).
· Porcão nasal: responsável pela função respiratória, acima do palato mole, é uma extensão posterior da cavidade nasal, abre-se pelas coanas, septo nasal, ostio da tuba auditiva, toro tubário, prega salpingofaringea, recesso faríngeo, tonsila faríngea e tonsila tubaria. 
· Porcão oral: apresenta função digestiva, é uma continuação da cavidade oral, limitado superiormente pelo palato mole e inferiormente pela base da língua, apresenta os arcos palatoglosso e palatofaríngeo definindo a fossa tonsilar, formando a tonsila palatina (agregados de tecido linfoide, situados no anel tonsilar/ anel de Waldeyer, maiores em crianças, irrigado pela artéria tonsilar, ramo da artéria facial e pela veia palatina externa, inervada pelos nervos da tonsila – ramos do nervo vago NC X e nervo glossofaríngeo NC IX).
· Porcão laríngea: comunica-se com a laringe pelo adito da laringe, situa-se inferiormente a cartilagem epiglote, fixa a base da língua e contém as pregas ariepiglóticas.
· A deglutição acontece em diferentes etapas:
1) Voluntário – bolo alimentar empurrado pela língua da boca para a porção oral da faringe.
2) Involuntário – contração das paredes da faringe, cessam respiração e mastigação, fecha-se a porção nasal (músculos do véu palatino), fecha-se o adito da laringe (epiglote – fixo a base da língua) elevam-se a faringe e laringe. 
3) Compressão do bolo alimentar da porção laríngea para o esôfago pela ação do constritor inferior.
Laringe
· Parte das vias aéreas, órgão de fonação. “Válvula” contra corpos estranhos, mais curta em mulheres.
· É estruturada por um esqueleto cartilaginoso de 3 cartilagens únicas: tireoide, cricóide e epiglótica, e 3 cartilagens menores pares: aritenoides, corniculadas e cuneiformes.
-Cartilagem tireoide: representa a parte mais proeminente da laringe, é formada por duas lâminas que vão definir a proeminência laríngea, com uma incisura tireóidea, cornos superiores e inferiores e a membrana tireóidea.
-Cartilagem cricoide: lâmina posterior, arco anterior, fixada a cartilagem tireoide pelo ligamento cricotireoideo e a traqueia através do ligamento cricotraqueal.
· Apresenta prega vocal e em cima dessa pega vestibular, entre elas existe um espaço denominado ventrículo, responsáveis pela emissão da voz.
· Músculos extrínsecos - infrahióideos: movem a laringe como um todo.
· Músculos intrínsecos – relacionados com os movimentos das partes da laringe: 
-Músculos do adito (abrem e fecham o adito): tireoepiglotico, aritenoides transverso e aritenoides obliquo.
-Músculos das pregas vocais (abrem e fecham a rima glótica): cricoaritenoideos laterais (adutores), cricoaritenoides posteriores (abdutores), cricotireoideo (tensores) e tireoaritenóides (relaxamento).
· A vascularização ocorre pela artéria laríngea superior (ramo da tireóidea superior) e artéria laríngea inferior (ramo da tireóidea inferior).
· Inervada pelos nervos laríngeos superior (ramo interno e externo) e inferior (ramos do nervo vago NC X).
· Drenagem linfática para diversos linfonodos cervicais profundos (acima das pregas vocais) e linfonodos supraclaviculares (abaixo das pregas vocais).

Continue navegando