Buscar

VASCULARIZACAO DA CABECA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA – 08/04/2020
Artérias da cabeça 
· O sistema arterial da cabeça se inicia através do fluxo sanguíneo arterial que vem da artéria carótida comum dos dois lados.
· Após um trajeto ascendente ao longo do pescoço, ao aproximar-se da cartilagem tireoide, ainda abaixo do ângulo da mandíbula, a artéria carótida comum irá se bifurcar em artéria carótida interna (trajeto ascendente para o interior do crânio) e a carótida externa (irriga o restante da cabeça).
· Artéria carótida interna: não se ramifica ao longo do pescoço. Tem como primeiro ramo a artéria oftálmica: trajeto junto ao nervo ótico.
· Artéria carótida externa: importante irrigação da face e da base do crânio. Tem como ramificação a artéria tiroidea superior (trajeto inferior visando irrigar o polo superior da glândula tireoide), a artéria lingual (com sentido ascendente, tem a função principal de vascularizar os músculos da base da língua), a artéria facial (trajeto ascendente em direção a base do nariz, ao ângulo medial da cavidade orbitaria, irrigando a face com ramos superior e inferior), a artéria occipital (com trajeto ascendente irriga a porção posterior da cabeça), a artéria auricular posterior (com trajeto ascendente irriga a porção posterior da cabeça), a artéria maxilar (ramo terminal – principal fonte de irrigação arterial do interior do esqueleto facial), a artéria temporal superficial (ramo terminal – principal ramo de irrigação arterial da região parietal).
Veias da cabeça 
· A veia jugular interna (grosso calibre) – principal drenagem venosa da cavidade craniana (sangue circulando dentro dos seios). Tem origem no forame jugular (continuação seio sigmoide/ seio = por onde passa o sangue venoso no interior do crânio). Esta em trajetória descendente termina em união com a veia subclávia formando o tronco braquiocefálico venoso.
· A veia jugular externa – drenagem da face e couro cabeludo, corre praticamente sobre a pele (superficial). Tem origem superficial ao musculo esternocleidomastoideo, formada pela veia auricular posterior e pela divisão posterior da veia retromandibular, gerando um trajeto inferior ate desembocar na veia subclávia.

Outros materiais