Buscar

N2 Responsabilidade Social Corporativa - Parcial-convertido

Prévia do material em texto

SOCEC - SOCIEDADE CAPIBARIBE DE EDUCAÇÃO E CULTURA CENTRO UNIVERSITÁRIO FACULDADE GUARARAPES – UNIFG COORDENAÇÃO DO CURSO CST MARKETING
Simone Seabra Josias José Rodrigues
Simone Gomes dos Santos Wagner Wictor Ribeiro Araújo
Weliton Alexandre Raimundo da Silva Walisson Deyvson Barbosa Pernambuco
Responsabilidade Social Corporativa
JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE ABRIL – 2021
Simone Seabra Josias José Rodrigues
Simone Gomes dos Santos Wagner Wictor Ribeiro Araújo
Weliton Alexandre Raimundo da Silva Walisson Deyvson Barbosa Pernambuco
Diversidade Cultural
Trabalho de dissertação sobre Diversidade Cultural, apresentado à Faculdade Guararapes – UNIFG da disciplina Responsabilidade Social Corporativa para compor nota da N2.
Professor orientador:
IVO RÊGO
JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE
ABRIL – 2021
DIVERSIDADE CULTURAL
Introdução
A presente dissertação trata-se de um estudo voltado a diversidade cultural. Sabe-se que a diversidade cultural é a marca da composição dos grupos sociais na realidade da nossa contemporaneidade e, compreender esta diversidade é refletir sobre a representação da sociedade brasileira, sua formação, o constante fluxo migratório nos quais influenciam distintas formas de falar, expressar, sentir e os valores construídos a partir das relações sociais.
A diversidade cultural está ligada diretamente com pluralidade, variedade, multiplicidade e heterogeneidade. As comunidades mantêm seus costumes e pessoas se locomovem espalhando esses costumes em outras sociedades. Multiplicando crenças, costumes e etnias nas sociedades locais. Com o seu poder de adaptação o homem conquistou todos os lugares do nosso planeta com o controle do fogo e a capacidade de fazer casas e roupas. O desenvolvimento dessas coisas vem sendo transmitido através de gerações e isso é cultura.
Cada povo desenvolveu sua forma de viver, portanto sua cultura é diferente surgindo aí a diversidade cultural.
Desenvolvimento
A diversidade cultural faz parte do comportamento organizacional, influenciando os indivíduos em suas decisões de acordo com sua cultura.
A cultura é tudo aquilo que é passado de geração em geração por transmissão social ressaltando os elementos de sua identidade cultural, como: língua, raça, religião, vestuário, música, dança, gastronomia, etc. Trazendo consigo a diversidade cultural.
Contudo a cultura traz alguns tipos de definições como:
· O etnocentrismo, onde o indivíduo tem como visão que sua cultura é a mais importante que todas as outras;
· O relativismo cultural, busca entender os valores culturais de uma sociedade a partir dos padrões vigentes neste grupo social ou ainda onde o indivíduo escolhe qual cultura se adapta com seu modo de ser;
· O interculturalismo, que pode ser vista como um meio de experimentar a cultura de outro indivíduo e ter interesse em conhecer mais sobre ela e sobre a pessoa também, preza por valores como respeito, cidadania, igualdade, tolerância, democracia na educação, e direitos humanos.
· O multiculturalismo, onde existem várias culturas que existem no mesmo lugar. O multiculturalismo procura resistir à homogeneidade cultural que pode ser visualizada como uma afronta que submete outras culturas à dependência.
A diversidade cultural é considerada um conceito criado para que sejam compreendidos todos os processos de diferenciação entre os diversos tipos de culturas que existem ao redor do mundo. As diversidades de culturas formam aquilo que podemos chamar de identidade cultural dos indivíduos ou de uma sociedade. O que podemos considerar uma "marca" que personaliza e diferencia os membros de determinado lugar do restante da população mundial.
A diversidade significa variedade, pluralidade e diferenciação. Conceito esse que é considerado o oposto total da homogeneidade. Atualmente, devido a todo processo de colonização e miscigenação cultural entre a grande maioria de todas as nações existentes no planeta, onde quase todos os países possuem a sua diversidade cultural, ou seja, um pequeno “pedaço” das tradições e costumes de várias culturas diferentes.
 Em termos territoriais, o Brasil expressa uma grande porcentagem desta pluralidade já que os indígenas, europeus e africanos foram os primeiros a difundir suas convicções pelo até então na época, “novo mundo”.
 Com o passar dos anos, os imigrantes italianos, alemães, japoneses e outros, ao chegarem ao país carregados por suas tradições, puderam influenciar até mesmo em construções de pequenas cidades de acordo com a arquitetura de seus países natais, e não apenas isso, mas com suas danças, vestimentas e culinária.
 O fato é que, o Brasil como país laico e livre pode manifestar todo tipo de gênero cultural, e sendo assim, exibe uma riqueza de identidade de cada povo, tribo ou raça. 
Conclusão
A diversidade tem como entendimento o processo de que se entende que cada indivíduo tem seu estilo, sua crença e com isso cria-se variações culturais que acabam se encaixando na sociedade e se mistificando por ela. Podemos encontrar nesse meio não só tais variedade também como preconceitos, ter uma cultura ou seguir um tipo específico de culto, crença, etc., pode sim trazer para si um preconceito de terceiro que não seguem ou não concordam com suas vontades. Por fim, a diversidade cultural que existe entre os povos devem ser tratados de igual para igual prevalecendo sempre, o respeito, a tolerância e o amor ao próximo.
 A cultura nada mais é que comportamentos hereditários provenientes de crenças particulares de cada nação. O que comer, o que vestir, onde viver, em que acreditar, são perguntas que definem a escolha de, por exemplo, em que tipo de sociedade o indivíduo decidirá fazer parte.

Continue navegando